PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rafael Demétrio Benvenutti
Advertisements

A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
O Estado e o BNDES no apoio à
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município data. Nome do Município data.
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
BARRACÃO INDUSTRIAL.
2009.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Balanço das ações da Câmara de Transparência
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DENGUE ABRIL 2008.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Grupo de Trabalho Ações Conjuntas Avaliação da Execução de Programas de Governo Relatório de Progresso e perspectivas Ronald da Silva Balbe Diretor de.
PROGRAMA CAIXA ODM Negócios Sociais: novo conceito de mercado do Século 21.
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Isamarth Rodrigues de Almeida 11 abril 2011
Política Nacional de Habitação
Gestão Municipal da Habitação
PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL – PMS MUNICÍPIO DE PIÇARRA – PA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
O Papel da Comunicação na Área de Infra-Estrutura Social e Urbana: Saneamento, Habitação e Metrôs.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO Autora: Patrícia Lúcia da Silva Coautor: Kedson Palhares Gonçalves

O que é Projeto de Trabalho Social (PTS) ? É um projeto social voltado para a população beneficiada por empreendimentos financiados pelo Governo Federal, como por exemplo: Moradias do programa Minha Casa Minha Vida, obras de infraestrutura do programa Saneamento para Todos, entre outros.

Importância do PTS: Esclarecer a população sobre os benefícios que o empreendimento irá proporcionar para melhorar a qualidade de vida, facilitar o dia a dia e promover o desenvolvimento socioeconômico.   A população conscientizada torna - se parceira na conservação das obras e dos equipamentos instalados. Além disso, a população compreende com mais tranquilidade que o transtorno gerado pela construção do empreendimento é temporário e que os benefícios são para o bem estar de toda a comunidade, gerando maior qualidade de vida.

Metodologia do Projeto: 1ª Etapa: Período antecessor ao início da obra: Caracterização da população beneficiária da região de intervenção da obra; elaboração do PTS. 2ª Etapa: Período de execução da obra: Execução das ações previstas no PTS. 3ª Etapa: Período pós obra: Avaliação do grau de satisfação dos beneficiários em relação à obra implantada; elaboração do relatório final do PTS.

Ações Previstas: Mobilização e Comunicação Social: Plano de comunicação define como a população será informada e mobilizada - a mídia envolve TV, Rádio, Jornais Impressos, Folders, Placas de obra, cartazes, cartilhas, pesquisa de satisfação dos beneficiários e outras ações de mobilização como concurso de redação. Ações de Educação Ambiental e Sanitária: Visita monitorada ao Aterro Sanitário; Visita às Unidades do Codau; Visita dos mascotes do Codau (Clarinha e Codalino); Ações de Educação para o Trânsito: Visita à Trânsitolândia; Dia do Trânsito na Escola.

Ação Visita à Trânsitolândia Fonte: Acervo Codau.

Ação Visita à Trânsitolândia Fonte: Acervo Codau.

Dia do Trânsito na Escola Fonte: Acervo Codau.

Visita às Unidades do Codau / Premiação Concurso de Redação Fonte: Acervo Codau.

Programa de Educação Ambiental do Codau Fonte: Acervo Codau. Rede Social: facebook.com/turmadaclarinha

Conclusão A elaboração mais adequada do diagnóstico social (etapa 1) é condição essencial para alcançar êxito nas ações do PTS. O PTS é uma importante ferramenta de Controle Social, pois possibilita a participação do cidadão no acompanhamento e fiscalização dos empreendimentos de Saneamento financiados pelo Governo Federal.

Referências: BRASIL. Lei no 11.445, de 05 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes para o saneamento básico. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 jan. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm>. Acesso em: 14 nov. 2013. CADERNO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO SOCIAL – Caixa Econômica Federal – Brasília, Maio 2013. DIRETRIZES PARA O TRABALHO SOCIOAMBIENTAL - Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - Sistemática 2010/2011; UBERABA, MG. UGP – Unidade de Gestão de Projetos. Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS: Obras de Microdrenagem. Uberaba – MG, 2011. 49 p. UBERABA, MG. CODAU – Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba. Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS: Obra de Implantação da Adutora Rio Claro. Uberaba – MG, 2013. 35p.

CODAU Presidente: Luiz Guaritá Neto www.codau.com.br Patrícia Lúcia da Silva Seção de Elaboração de Projetos patricia.silva@codau.com.br (34) 3318-6000