IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Novos Rumos da Auditoria
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
SRC - DIS–UNIFESP/EPM Home-page e Sistema Administrativo Setor de Redes de Computadores Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São.
PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE DE GOVERNO ELETRÔNICO (E-PING)
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM Dezembro, 1996
Oficina para apresentação do SISRCA
Processos Informatizados para Gestão de CME
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
na avaliação funcional do joelho através do formulário do
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA INTEGRADA Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper.
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Prontuário Eletrônico do Paciente
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
Departamento de Tecnologia da Informação
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
Conhecer para mudar Dr. Antônio Cesar Azevedo Neves
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
CÂMARA DE SAÚDE.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Inicie uma nova era no seu Laboratório:
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Indicadores hospitalares - usos e abusos
QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
O Prontuário Eletrônico do Paciente PEP
A Aquarius, empresa de capital totalmente
APTUS Managemet O seu parceiro na Clínica Médica Excelência em Gestão
Call Center, ANS e Legislação. Gestão com foco em resultado.
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Projeto Conectar uma iniciativa da AURESIDE de janeiro de 2002 a dezembro de 2005.
Conselho Universitário
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara – HGWA SISTEMA DE INFORMAÇÃO 2006.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Auditoria em Serviços de Saúde
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012.
Tecnologias de Computadores Tecnologias e Sistemas de Informação 2010/2011 Trabalho elaborado por: Diogo Tavares, nº24643 Hélio Fidalgo, nº25881 Jorge.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
ALUNOS IGOR CAMILO ANDSON SILVA LEVI PEDRO LUCAS VIEIRA.
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Título da apresentação Implantação AGHU no HUPES.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
Transcrição da apresentação:

IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde Ribeirão Preto – São Paulo 08/11/2004 Informática Médica lucianorsl@sarah.br

O Sistema de Informação da Os Caminhos da Informatização Rede SARAH Os Caminhos da Informatização

Sumário Rede Sarah Marco Inicial para o Futuro. Arquitetura do Sistema de Informação Módulos do Sistema de Informação Desafios do Presente e Futuro

Rede Sarah Rede de hospitais que presta serviço público de saúde em reabilitação do aparelho locomotor através de contrato de gestão com o governo brasileiro. Unidades hospitalares: Brasília (duas unidades), Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e São Luis. Serviços e recursos auditados permanentemente pelo Ministério da Saúde e Tribunal de Contas da União.

Marco Inicial para o Futuro A REALIDADE ANTERIOR (ATÉ 1994) Cada unidade hospitalar possuía e desenvolvia seus sistemas de informação. Dificuldade no intercâmbio de informação entre as unidades. Esforço grande na obtenção da informação. Atendimento ao paciente baseado no prontuário em papel.

Marco Inicial para o Futuro (FIM DE 1994) A direção da Rede Sarah toma a decisão estratégica de transformar o sistema de informação hospitalar num instrumento prioritário de melhoria contínua dos serviços de saúde prestados pela rede, independente da unidade prestadora do atendimento ao paciente.

Marco Inicial para o Futuro PRINCIPAIS DECISÕES Reformulação da área de informática e criação de um plano de informatização unificado para a Rede Sarah. Criação de um Sistema de Informação Hospitalar Sarah (SIH) abrangente em 2 anos, com desenvolvimento próprio. Criação em paralelo do prontuário eletrônico a partir dos módulos do SIH.

Marco Inicial para o Futuro PRINCIPAIS DECISÕES Ambiente de sistema: Cliente-Servidor. Interface gráfica de fácil uso pelos usuários finais. Sistema de segurança rigoroso envolvendo: Controle de Acesso, Perfil de Ação e de Objetos e Logs. Administração de dados, banco de dados e sistemas nas unidades, mas unificado na Rede.

Arquitetura do Sistema de Informação Prontuário Eletrônico Sistemas de Informação Apoio à Decisão e Controle de Qualidade

Módulos do Sistema de Informação A 1ª versão do PEP INÍCIO DE FUNCIONAMENTO: JANEIRO/1996 Programação orientada a eventos (funções e procedimentos) Visual equivalente às pastas do prontuário de papel Visualização de um paciente por vez Visualização de um tipo de dados do paciente por vez Boa aceitação do PEP pelos profissionais de saúde

Módulos do Sistema de Informação A 1ª versão do PEP

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do PEP INÍCIO DE FUNCIONAMENTO: JULHO/1998 Programação orientada a objetos e procedimentos sql. Visual baseado em ícones de setores. Visualização de dados de vários pacientes por vez. Melhoramento controles/segurança. Melhorias de utilização baseadas em pesquisas com os usuários.

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do PEP

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do PEP

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do PEP

Módulos do Sistema de Informação A 1ª versão do SIH FUNCIONAMENTO: JULHO/1995 à Dezembro/2003. Ambiente igual ao da 1ª versão do PE. 95 % dos serviços prestados ao paciente informatizados e integrados e acessíveis de qualquer unidade da Rede Sarah. 5 % - Informatizados: software terceiros ou sem a necessidade de integração imediata. Exemplo: Ambiente Dicom. Há comunicações c/ PE desenvolvidas.

Módulos do Sistema de Informação A 1ª versão do SIH

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do SIH Início de FUNCIONAMENTO: Janeiro/2003. Ambiente igual ao da 2ª versão do PE. 96 % dos serviços prestados ao paciente informatizados e integrados e acessíveis de qualquer unidade da Rede Sarah. 4 % - Informatizados: software terceiros ou sem a necessidade de integração imediata. Exemplo: Ambiente Dicom. Há comunicações c/ PE desenvolvidas.

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do SIH

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do SIH

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do SIH

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do SIH - Prescrição

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do SIH – Internação e Cirurgia

Módulos do Sistema de Informação A 2ª versão do SIH – Controle de Infecção

Módulos do Sistema de Informação Humanização do Serviço de Saúde. Foto retirada do Livro “Tratando Doentes e não Doenças” do Dr. Aloysio Campos da Paz.

Módulos do Sistema de Informação Humanização do Serviço de Saúde. Foto retirada do Livro “Tratando Doentes e não Doenças” do Dr. Aloysio Campos da Paz.

Desafios do Presente e Futuro Melhoramento constante do ambiente informatizado – uso, segurança, auditoria e melhoria da qualidade. Estudo e implantação de um ambiente informatizado de acordo com as normas legais e certificadoras em discussão. Investimentos na melhoria e evolução dos sistemas de apoio à decisão e de controle de qualidade. Estudo de novos ambientes operacionais para as novas versões.

Desafios do Presente e Futuro