1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
A Gestão Social pode ser vista como...
Apresentação: Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde 28 de março de 2012 Rozângela Fernandes Camapum Secretária Executiva CNS.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Política de Incentivo de 2013,
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
CONASEMS -
II Conferência Estadual de Saúde Mental
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo:
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Fortalecimento do Controle Social
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Minuta de resolução para CIB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Diretoria de Currículos e Educação Integral
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
NOSSA CULTURA ESTADO DO PARÁ Tacacá. Teatro da Paz. Açaí.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico

Participação social nas políticas públicas A 8ª CNS realizada em 1986 marca a participação da sociedade na formulação da política de saúde, é referencia para o capítulo da saúde na Constituição de – foram criados 5 Conselhos Nacionais – foram criados 26 Conselhos Nacionais Atualmente é significativo o número de pessoas que participam da discussão das políticas públicas

CONFERÊNCIAS NACIONAIS NO BRASIL

CNS deliberativo em 1990 Competências: Formular estratégias e atuar no controle da política de saúde Acompanhar o desenvolvimento científico na área da saúde, atento à questão ética; atuar junto ao MS na criação de novos cursos de ensino superior Aprovar o PNS e PPA Aprovar o RAG Decreto 7508 que institui o COAP Lei 141

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA X DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Democracia Representativa Trouxe avanços na América Latina Desorganização do Estado (neoliberalismo/Estado Mínimo) Distância entre representantes e representados Instituições funcionam mas não respondem integralmente às demandas da população

Democracia Participativa Legitimidade de representação na base Ecologia do saber – diálogo entre conhecimento científico e popular Definir agenda ( agenda do governo é ponto de partida ) Mais poder para as comunidades

Desafio: A Democracia Participativa não pode reproduzir a Democracia Representativa. A maioria da população não está organizada em entidades ou movimentos. Como ter capilaridade para essa população ter voz e vez. Como fortalecer a democracia representativa fortalecendo a democracia participativa.

Outros espaços de participação social Comitês das Políticas de Promoção da Equidade Comitê da População Negra Comitê da População LGBT Grupo da Terra Comitê da População em Situação de Rua Comitê de Educação Popular

AGENDA DE FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE

Campanha de 25 anos do SUS Saúde + 10 Programa Mais Médicos, Mais Saúde Conferência de Saúde do Trabalhador II EXPOGEP 15ª Conferencia Nacional Saúde

PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL PID SIACS

Apoiar Apoiar os processos descentralizados de Educação Permanente; Realizada Oficina Nacional para discussão de Implementação do Plano Nacional de Educação Permanente em parceria CNS; Acompanhar e monitorar Curso Comunicação e Informação para conselheiros de saúde; PNEPCCS Apoiar a Implantação e Implementação da Política de Educação Permanente para o controle social do SUS

Implementar o Programa de Inclusão Digital - PID componentes: Equipamentos, Formação de conselheiros e lideranças sociais, Conectividade

“ O SUS se constrói no cotidiano de todos aqueles interessados na mudança da Saúde no Brasil. Entendê-lo é uma boa forma de fortalecer a luta por sua construção.” Cunha,JPP

JULIA ROLAND Diretora DAGEP Departamento de Apoio à Gestão Participativa Telefone: (61) /8886