Orçamento Participativo. ORÇAMENTO PÚBLICO ORÇAMENTO 2009 R$ 3.247,8 MILHÕES. R$ 3.247,8 MILHÕES. Investimentos Investimentos R$ 385.554,00 = 12% R$

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Transcrição da apresentação:

Orçamento Participativo

ORÇAMENTO PÚBLICO

ORÇAMENTO 2009 R$ 3.247,8 MILHÕES. R$ 3.247,8 MILHÕES. Investimentos Investimentos R$ ,00 = 12% R$ ,00 = 12%

COMPOSIÇÃO DA RECEITA 2/4 RECURSOS PRÓPRIOS 2/4 RECURSOS PRÓPRIOS (Imposto Predial e territorial Urbano, Imposto Sobre Serviços, Imposto sobre transmissão de bens Imóveis,...) (Imposto Predial e territorial Urbano, Imposto Sobre Serviços, Imposto sobre transmissão de bens Imóveis,...) ¼ RECURSOS DA UNIÃO ¼ RECURSOS DA UNIÃO (Fundo de Participação dos Municípios, Repasse Saúde – SUS, Fundo de Educação, Convênios,...) (Fundo de Participação dos Municípios, Repasse Saúde – SUS, Fundo de Educação, Convênios,...) ¼RECURSOS DO ESTADO ¼RECURSOS DO ESTADO (Impostos sobre propriedade de carros, Impostos sobre Circulação de Mercadorias,...) (Impostos sobre propriedade de carros, Impostos sobre Circulação de Mercadorias,...)

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PORTO ALEGRE

O Orçamento Participativo: A população conhece e decide sobre o orçamento anual do município de forma direta, em encontros por região e por tema. Marco Normativo: Lei Orgânica Municipal, art. 116, § 1º: “Fica garantida a participação da comunidade, a partir das regiões do Município nas etapas de elaboração, definição e acompanhamento da execução do Plano Pluri-anual, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento anual.”

1989 – ORÇAMENTO PARTICIPATIVO  A cidade foi dividida en 17 regiões, de acordo com as formas previas de organização comunitária;  As reuniões regionais do Orçamento Participativo decidem as prioridades de investimento em cada região;

As três bases do Orçamento Participativo: 1 - Base regional 2 - Base temática 3 - Base institucional

Orçamento Participativo: Base Geográfica Divisão regional da Cidade (17)

As seis Plenárias Temáticas As seis Plenárias Temáticas Ê Transporte e Circulação Ë Saúde e Assistência Social Ì Educação, Esporte e Lazer Í Cultura Î Desenvolvimento Econômico, Tributação e Turismo  Organização da Cidade e Desenvolvimento Urbano Base Temática

Base Institucional O conjunto de Secretarias e órgãos da Prefeitura propõe seus orçamentos para custeio, gastos de pessoal, projetos institucionais, etc...

CICLODOORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARTICIPATIVO

Cronologia do orçamento participativo:  Prestação de contas do ano anterior u Apresentação do Plano de Investimentos do ano uApresentação PPA 20010/2014 uApresentação dos critérios e métodos (Regimento do OP em vigor) uDiscussão de Prioridades Temáticas; u Sugestão de prioridades e demandas pela Internet Reuniões Preparatórias (março/abril) Reuniões de articulação e preparação nas regiões, e temáticas

Cronologia do orçamento participativo: Rodada Única (segunda Quinzena Abril – Maio) uEleição das Prioridades Temáticas; uEleição dos Conselheiros; uDefinição do Número de Delegados; uPrestação de Contas. Rodada de Assembléias nas regiões e temáticas

ELEIÇÃO DAS PRIORIDADES DAS PRIORIDADES

Cada individuo presente na Assembléia elege, em ordem de importância, as quatro prioridades temáticas de sua região ou as especificidades de sua temática. Uma Equipe da Prefeitura faz a apuração dos votos de cada tema, que é fiscalizada pela comunidade, e ao final da Assembléia são anunciadas as prioridades da Região ou Temática. ELEiÇÃO DAS PRIORIDADES

Lista das prioridades 1 - Saneamento Básico – Drenagem e Dragagem(Arroios) 1 - Saneamento Básico – Drenagem e Dragagem(Arroios) 2 – Saneamento Básico – Água e Esgoto Cloacal 2 – Saneamento Básico – Água e Esgoto Cloacal 3 – Habitação 3 – Habitação 4 – Pavimentação de Vias 4 – Pavimentação de Vias 5 - Educação 5 - Educação 6 – Assistência Social 6 – Assistência Social 7 – Saúde 7 – Saúde 8 – Circulação e Transporte 8 – Circulação e Transporte 9 - Áreas de Lazer (Meio Ambiente) 9 - Áreas de Lazer (Meio Ambiente) 10 – Esporte Lazer 10 – Esporte Lazer 11 – Iluminação Pública 11 – Iluminação Pública 12 – Desenvolvimento Econômico e Tributação 12 – Desenvolvimento Econômico e Tributação 13 - Cultura 13 - Cultura 14 – Saneamento Ambiental 14 – Saneamento Ambiental 15 - Juventude 15 - Juventude 16 – Acessibilidade e Mobilidade Urbana 16 – Acessibilidade e Mobilidade Urbana 17 - Turismo 17 - Turismo

Cédula de Votação – Prioridades Temáticas Primeira Prioridade Número Segunda Prioridade Número Terceira Prioridade Número Quarta Prioridade Número Modelo de Cédula de Votação de Prioridades REGIONALES

1º HABITAÇÃO 43PONTOS 1º EDUCAÇÃO 43PONTOS 3º ASS. SOCIAL 21PONTOS 4º PAVIMENTAÇÃO 18PONTOS 5º SAÚDE 17PONTOS 6º SANEAMENTO BÁSICO - DEP 13PONTOS 7º SANEAMENTO BÁSICO - DMAE 7PONTOS 8º DES. ECONÔMICO 6PONTOS 9º CULTURA 2PONTOS 10º ÁREAS DE LAZER 0PONTOS 11º ESPORTE LAZER 0PONTOS 12º ILUM.PUB. DIP 0PONTOS 13º TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO 0PONTOS 14º SANEAMENTO AMBIENTAL 0PONTOS 15º JUVENTUDE 0PONTOS 16º ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA 0PONTOS PRIORIDADES REGIONAIS ELEITAS PARA 2009

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Serão eleitos quatro Conselheiros, dois titulares e dois suplentes por temática e por Região, no caso de haver mais de uma chapa para eleição dos Conselheiros, será aplicada a tabela de proporcionalidade prevista no Regimento Interno. Eleição dos Conselheiros Eleição de Delegados As regiões e temáticas definirão o número de delegados na Rodada Única na seguinte proporção: 1 (um) delegado para cada dez participantes dentre aqueles devidamente identificados nas listas de presenças no dia da plenária.

Votos Titulares Suplentes 75,1% de los votos 22 62,6% a 75,0% 21 55,1% a 62,5% 20 45,0% a 55,0% 11 37,6% a 44,9% 02 25,0% a 37,5% 01 24,9% o menos 00 Em caso de haver mais de uma lista para a eleição dos Conselheiros, se aplicará o seguinte quadro de proporcionalidade: ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS

Composição do Conselho do Orçamento Participativo 2 Conselheiros por Região da Cidade = 34 titulares 2 Conselheiros por Plenária Temática = 12 titulares 1 Representante da União das Associação de Moradores da Cidade Moradores da Cidade 1 Representante do Sindicato dos Funcionários da Prefeitura Prefeitura Total = 48 membros com direito a voto e mais 2 membros do governo sem direito a voto

São encontros, sem a participação do governo na coordenação, nas 17 regiões, micro-regiões e nas 6 temáticas. Os conselheiros e delegados do Orçamento Participativo, junto com suas comunidades, decidem, em ordem de prioridade, as obras e serviços que devem ser executados. Regiões e Temáticas (Maio - Junho – Julho) Cronologia do orçamento participativo:

 Posse dos Novos Conselheiros;  Entrega da Hierarquização das Obras e Serviço;  REGIÕES entregam ao GPO de um formulário para cada demanda elencada por tema.  TEMÁTICAS entregam ao GPO um formulário contendo Políticas/Diretrizes, Obras/Investimentos, Ações / Eventos e Estudos/Projetos.  Discussão de tema de caráter geral Assembléia Municipal (1ª Quinzena de Julho) Cronologia do orçamento participativo

2. ANÁLISE DAS DEMANDAS Agosto – setembro- outubro -No GPO é realizado o cadastramento das demandas no GOR (Gerência Orçamentária); - Após o cadastramento o GPO libera para órgãos e secretarias emitirem parecer técnico, legal e financeiro; - As demandas devem ser atendidas de acordo com as prioridades das regiões, das plenárias temáticas e das necessidades do governo para manter os níveis de serviços prestados à população. -As três primeiras prioridades que somarem mais pontos serão as prioridades de governo para as 17 regiões da cidade junto com a análise dos formulários entregues nas plenárias temáticas.

3. ELABORAÇÃO DA MATRIZ ORÇAMENTÁRIA Setembro – O GPO compatibiliza as prioridades das regiões e temáticas com as propostas orçamentárias dos órgãos e elabora a matriz orçamentária. -No COP os conselheiros do OP realizam um processo de discussão e deliberação sobre a matriz orçamentária. -Outubro -Aprovação da Matriz Orçamentária no Comitê Gestor -Apresentação do Governo nos Fóruns Regionais e Temáticos -15 de Outubro - Prazo Legal para entrega da proposta orçamentária na Câmara de Vereadores.

Critérios Gerais para a distribuição dos recursos

Critérios Gerais para a distribuição dos recursos: 1 - População 2 - Carência 3 - Prioridade

Critérios Gerais para a distribuição dos recursos: População Total da Região Peso 2 Até habitantes nota l De até nota 2 De até nota 3 Mais de habitantes nota 4 Fonte: IBGE

Critérios Gerais para a distribuição dos recursos: Carência do Serviço ou Infra-estrutura Peso 4 De 0,01% até 14,99% nota 1 De 15% até 50,99% nota 2 De 51% até 75,99% nota 3 De 76% em diante nota 4

Critérios Gerais para a distribuição dos recursos: Prioridade Temática da Região Peso 5 Quarta prioridade nota 1 Terceira prioridade nota 2 Segunda prioridade nota 3 Primeira prioridade nota 4

EXEMPLO DE CÁLCULO DA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS OP 2007

DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS 2007 PAVIMENTAÇÃO - SMOV

EXEMPLO DE CÁLCULO DA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS PI REGIÃO EXTREMO-SUL PAVIMENTAÇÃO PAVIMENTAÇÃO 1ª prioridade temática da região Nota 4 X Peso 5 = 20 Pontos Carência infra-estruturaCarência infra-estrutura Nota 3 x Peso 4 = 12 pontos População: habitantesPopulação: habitantes Nota 1 x Peso 2 = 2 pontos TOTAL 34 PONTOS REPRESENTA 9,44 % DO TOTAL DA PONTUAÇÃO (360 PONTOS) REGIÃO RECEBEU 9,44 % DOS M = 1.899M

EXEMPLO A Prefeitura verificou seu Orçamento e nele era possível construir metros de asfalto. Após isto aplicou- se a regra de distribuição de recursos, o que culminou em metros para a região Extremo-Sul A Prefeitura verificou seu Orçamento e nele era possível construir metros de asfalto. Após isto aplicou- se a regra de distribuição de recursos, o que culminou em metros para a região Extremo-Sul

15 DE OUTUBRO15 DE OUTUBRO Prazo legal estabelecido pela Lei Orgânica do Município de Porto Alegre para entrega do Orçamento ao legislativo.Prazo legal estabelecido pela Lei Orgânica do Município de Porto Alegre para entrega do Orçamento ao legislativo. 15 OUTUBRO À 15 DEZEMBRO15 OUTUBRO À 15 DEZEMBRO - Vereadores discutem e votam a proposta do Executivo.

NOVEMBRO - DEZEMBRO  Discussão nos Fóruns regionais e temáticos das alterações no Regimento Interno, no Ciclo e nos Critérios;  Apresentação do PI. DEZEMBRO - JANEIRO Conselho do OP discute e vota as alterações do RI. FEVEREIRO  Recesso

O OP privilegia pobres dos bairros e vilas? OP/POBRES Nº CIT. FREQ FREQ Não -resposta 536,26% discordo totalmente 485,67% discorde em parte 374,37% concordo em parte 25530,11% concordo totalmente 45453,60% total847100,00%

O OP melhora a qualidade de vida na cidade? OP/Qualidade IIFreq.(%) Não-resposta6,26 Discordo totalmente4,84 Discordo em parte3,42 Concordo em parte28,57 Concordo totalmente56,91 Total100

Tabela resumo Pesquisa banco Mundial: AfirmaçãoConcordoDiscordoNão-respostaTotal '' O OP amplia a democracia na cidade''.83,94%7,44%8,62%100% '' O OP deu prestígio para Porto Alegre no mundo''.75,21%9,09%15,70%100% '' O OP melhora a qualidade de vida na cidade''.85,48%8,26%6,26%100% '' O OP privilegia os pobres dos bairros e das vilas''.83,71%10,04%6,26%100% '' O OP aumenta a eficiência do governo''.80,87%11,33%7,79%100% '' O OP é um instrumento partidário''.42,62%44,63%12,75%100% '' O OP é demagogia''.16,17%66,94%16,88%100% '' O OP não funciona, não dá resultados''.14,64%78,75%6,61%100%

EXPANSÃO DO OP NO BRASIL entre 1989 e 1992, apenas 12 municípios praticaram o OP em todo o Brasil; entre 1989 e 1992, apenas 12 municípios praticaram o OP em todo o Brasil; Entre 1993 e 1997, 36 municípios realizam o OP; Entre 1993 e 1997, 36 municípios realizam o OP; entre 1997 e 2000, 103 municípios praticaram o OP; entre 1997 e 2000, 103 municípios praticaram o OP; Atualmente existem mais de 200 modelos de OP. Atualmente existem mais de 200 modelos de OP.

CONTATOS – – 1302