Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Advertisements

CONCEITOS ELEMENTARES
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
Prof.: Antonio Edson Martins de Oliveira
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Metodologia Científica
Estatística 1 - Introdução.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Métodos Quantitativos
Estatística Marco Antônio.
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Introdução.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
CONCEITOS BÁSICOS.
Para início de estudo Estatística.
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
Trabalho de conclusão de curso
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
TODA CIÊNCIA TEM SUAS RAIZES NA HISTÓRIA DO HOMEM.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Fundamentos de SIG (aula 2).
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
A Natureza da Estatística
ESTATÍSTICA - Princípios
Introdução à Estatística
REPRESENTAÇÃO GRAFICA DE DADOS DISCRETOS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
SOFTWARE DE ESTATÍSTICAS PARA BASQUETE EM CADEIRA RODAS ESTUDO DE CASO ADFP - FÊNIX Acadêmicos: Elisangela Fernandes Duarte Sandro Colaço de Lima Orientador:
Probabilidade Estatística
Conceitos Básicos – Variável, Dados e População
Introdução à Estatística
Aula 5. Projeto de pesquisa
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Estatística.
Estatística Básica usando o
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
ESTATÍSTICA. Questões básicas de Estatística; Desenvolver os aspectos conceituais e operacionais de estatística aplicados ao conhecimento; Aplicação dos.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Finalidades da pesquisa científica
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
Transcrição da apresentação:

Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico Fases do método estatístico Prof. Diovani Milhorim

Origem e Evolução da Estatística Estatística – mesma raiz latina da palavra Estado (organização política): status. Originalmente, as estatísticas eram colhidas para as finalidades relacionadas com o Estado (com objetivos militares, tributários, recenseamentos, entre outros).

Origem e Evolução da Estatística ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Bíblia: Referências do censo dos Hebreus. Devido às inundações do Nilo, se efetuavam anualmente trabalhos cadastrais para a repartição de terras férteis no Egito.

Estatística Estatística: o que é ? Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso cotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes rápidas. Em linhas gerais, a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão.

As áreas da Estatística Amostragem e planejamento de experimentos: mecanismo de coleta de dados; Estatística descritiva: organização, apresentação e sintetização de dados; Estatística inferencial: métodos de análise de dados visando a tomada de decisões. Utiliza alguns resultados da teoria das probabilidades (a qual tem por objetivo quantificar a incerteza existente em determinada situação).

Fases do Método Estatístico DEFINIÇÃO DO PROBLEMA PLANEJAMENTO COLETA DE DADOS APURAÇÃO DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS DADOS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Fases do Método Estatístico DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.

Fases do Método Estatístico PLANEJAMENTO: Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Censitário? Por amostragem? E o cronograma de atividades? Os custos envolvidos? Etc.

Fases do Método Estatístico COLETA DE DADOS : Fase operacional. É o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado.

Fases do Método Estatístico APURAÇÃO DOS DADOS : Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento. É a condensação e tabulação de dados.

Fases do Método Estatístico APRESENTAÇÃO DOS DADOS : Há duas formas de apresentação, que não se excluem mutuamente: A apresentação tabular: apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado segundo regras práticas fixadas pelo Conselho Nacional de Estatística. A apresentação gráfica: os dados numéricos constituem uma apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenômeno.

Fases do Método Estatístico ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS: A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno (estatística descritiva). Na estatística indutiva a interpretação dos dados se fundamenta na teoria da probabilidade.