Um Processo de Desenvolvimento de Software para Uso no Ambiente Acadêmico
Equipe Aliandro Higino Guedes Lima Danilo de Sousa Ferreira Fábio Luiz Leite Júnior Giselle Regina Chaves da Rocha Gustavo Wagner Diniz Mendes Renata França de Pontes Verlaynne Kelley da Hora Rocha Vinicius Farias Dantas Yuska Paola Costa Aguiar Francilene Procópio Garcia
Roteiro Introdução; Problemática; Proposta; Desenvolvimento; Estudo; Concepção; O Processo; Implantação; Ganhos; Conclusão; Trabalhos Futuros.
Introdução Os alunos de Computação devem aprender : Importância do uso de um Processo de Desenvolvimento Necessidade de usar um processo adequado ao escopo do projeto a ser desenvolvido
Problemática Perfil dos projetos feitos na disciplina (LES): Escopo pequeno; Prazo curto; Desenvolvedores com pouco prática.
Proposta Um Processo que: se adeque a projetos de pequeno e médio porte; Com prazo de entrega de quatro meses; De fácil aprendizagem; Que seja robusto para o perfil dos alunos.
Desenvolvimento Estudo; Concepção; Implantação.
Desenvolvimento RUP[1]; UP1[2]; XP[3]; XP1[4]; Relato de experiências de alunos. Estudo
Desenvolvimento Fluxo de Trabalho; Documentos de definição de cada fase; Exemplos. Concepção
O Processo Fluxo
O Processo Definição de Papéis Cliente; Usuário; Testador; Desenvolvedor; Gerente.
O Processo Conversa com o Cliente Gerar o documento de visão
O Processo Fase Inicialização Definição e priorização das User Stories; Projeto Arquitetural; Modelo Lógico.
O Processo Fase Planejamento De Release: Aloca as User Stories. De Iteração: Quebrar User Stories em tarefas; Teste de aceitação para cada User Story.
O Processo TAT – Tabela de Alocação de Tarefas Iteração 1: 05/05/2004 a 16/05/2004 TarefaDescriçãoResponsávelEstimativa de Tempo Tempo Real Status
O Processo Fase de Implementação Padrões de Codificação; Padrões de Projeto; Refatoramento; Propriedade Coletiva de Código; Testes.
O Processo Reunião de Acompanhamento Reuniões semanais; Big Chart; TAT; Tabela de Riscos.
Desenvolvimento Implantação Disciplina de Laboratório de Engenharia de Software da Universidade Federal de Campina Grande – PB Períodos , e Relatórios de experiência de e
Ganhos Artefatos RUPUP1YP Número de Artefatos Número de artefatos X Processo utilizado
Ganhos Sucesso dos Projetos RUPUP1YP Grau de Sucesso dos Projetos 10%50%90% 8 Períodos; 120 alunos; 70 projetos.
Conclusão Curva de aprendizado : Processos anteriores - seis semanas; YP - três semanas.
Trabalhos Futuros A continuação do easYProcess será focado: Melhoria do processo através do feedback obtido; Extensões com a introdução de novos artefatos de usabilidade; Criação de uma plataforma integrada de software; Testar sua aplicação em empresas locais com projetos de pequeno e médio porte.
Informações
Referências [1][Rational Software] - [2][UP1] - [3][XP] – [4][XP1] -
Obrigada pela Atenção!