Ensino Dinâmico para Jovens e Adultos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
22/01/2002Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
Advertisements

Métodos de Ensino (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Como Preparar Seminários
PROJETO Oficina de Expressão
SEMINÁRIO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
APRESENTANDO A LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Pr. Jaziel Rodrigues.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ENSINO DINÂMICO PARA OS ADOLESCENTES Maria Felícia Morais
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Ensinando com excelência
APORTES METODOLÓGICOS PARA PROJETOS DE FORMAÇÃO
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Trabalho em grupo.
Metodologia de Ensino da Educação Física
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
A formação integral do cristão
A formação integral do cristão
A formação integral do cristão
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
A tarefa suprema da Igreja
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
ENSINANDO COM EXCELÊNCIA A PALAVRA DE DEUS “
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CRIANÇAS
PROJETO.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Introdução à Didática Aula 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA E PROBLEMA.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Dinâmicas de Grupo.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Como elaborar um plano de aula
Práticas Educativas em Saúde
Marta Fioravanti Carpes
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Qualificação de Professores da Escola Dominical “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Provérbios.
CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Planejamento de Ensino
Elaboração Plano de aula
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Recursos de Ensino. 1 – O que são recursos de ensino? São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno.
Introdução à Didática 1.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Transcrição da apresentação:

Ensino Dinâmico para Jovens e Adultos “Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas transformar vidas”. “...ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. (Mt 28.19,20)

1) O PLANEJAMENTO DE ENSINO Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino. 1.1 Características de um bom planejamento Unidade Continuidade Flexibilidade Objetividade e realismo Precisão e clareza

1) O PLANEJAMENTO DE ENSINO 1.2 Etapas do planejamento Conhecimento da realidade Elaboração do plano Execução do plano Avaliação e aperfeiçoamento 1.3 Como elaborar um plano de aula O plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.

Facilita o avanço da aula em direção aos objetivos. O plano de aula traz muitas vantagens para o professor e os alunos: Facilita o avanço da aula em direção aos objetivos. Proporciona economia e maior controle do tempo. Lembra ao professor de elementos essenciais à aula Incentiva o preparo prévio da aula. Preserva o procedimento da aula num arquivo para uso futuro. Facilita a avaliação e a reformulação da aula. Ao planejar uma aula, o professor deve ter em mente cinco perguntas básicas: O que ensinar? A quem ensinar? Por que ensinar? Como ensinar? Quais os resultados do ensino?

EXEMPLO DE UM PLANO DE AULA Título da Lição: A TRÍPLICE MORDOMIA CRISTÂ: CORPO, ALMA E ESPÍRITO Data: 26/10/03 Objetivos: ao final dessa aula, o aluno deverá ser capaz de... Identificar os três elementos distintos que compõem o ser humano. Destacar os aspectos revelados no segundo relato da criação. Estabelecer diferenças entre alma e espírito. Material necessário: Transparência, quadro-branco e caneta. Divisão da lição Métodos didáticos Duração Introdução (ponto de contato) Apresentação de transparência sobre a tríplice composição do homem. 3 minutos Explanação Aula expositiva 30 minutos Verificação Questionário da lição 5 minutos Aplicação Dramatização 7 minutos Encerramento Oração pelos pedidos Avaliação/observação sobre a aula: (1)Os objetivos foram alcançados. (2) A metodologia foi correta. (3) Ampliar o tempo de aplicação.

2) O PREPARO DA LIÇÃO No preparo de uma aula da Escola Dominical, o professor precisa levar em conta os seguintes princípios: a) Princípio do contexto b) Princípio gramatical c) Princípio histórico d) Princípio teológico e) Princípio prático

2) O PREPARO DA LIÇÃO 2.1 Preparando a lição 2.1.1 Leia previamente a série de lições 2.1.2 Domine a lição específica 2.1.3 Vise um alvo com a lição 2.1.4 Reúna e organize materiais para a lição

3) MÉTODOS DE ENSINO São modos de conduzir ou ministrar a aula e o ensino que se tem em mira. O método é um caminho para atingir um alvo. A escolha e a combinação de métodos dependem de vários fatores, como por exemplo: O grupo de idade que se está trabalhando o material que vai ser utilizado o preparo do professor o tempo de duração da aula as instalações de ensino da escola o conhecimento do professor

3.1 Preleção, palestra ou exposição 3) MÉTODOS DE ENSINO 3.1 Preleção, palestra ou exposição É feita por uma pessoa diante de um auditório 3.2 Discussão em grupo É uma troca de idéias previamente planejada, entre três ou mais pessoas sobre um assunto selecionado e sob a orientação de um líder. 3.3 Pequenos grupos de ensino-fracionamento São divisões de um grupo grande. Os grupos discutem problemas específicos e, em geral, apresentam as conclusões ao grupo todo. 3.4 Dramatização/Teatro É a apresentação de um problema humano, encenado por duas ou mais pessoas com o propósito de uma análise do grupo. Dá-se o nome de mímica à dramatização realizada sem o uso de palavras.

3) MÉTODOS DE ENSINO 3.5 Explosão de idéias É o método de estudar um problema no qual os membros sugerem, em tempo limitado, todas as possíveis soluções que lhes vêm à mente, limitando-se apenas a sugerir, deixando para depois a avaliação. 3.6 Debate É o método no qual os oradores falam, a favor ou contra uma proposição, apresentando seus pontos de vista. Depois da apresentação da matéria, pode-se ou não refutá-la. Em lugar de réplicas, os membros do grupo podem fazer perguntas aos oradores.

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS Planeje alguma ajuda visual O homem toma conhecimento do mundo exterior através dos cinco sentidos.

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS Nós retemos: 10% - Do que lemos 20% - Do que escutamos 30% - Do que vemos 50% - Do que vemos e escutamos 70% - Do que vemos e logo discutimos 90% - Do que ouvimos e logo realizamos

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS 4.1 Quadro-de-giz 4.2 Álbum seriado 4.3 Flanelógrafo 4.4 Transparência para retroprojetor

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS 4.5 Cartazes

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS 4.6 Infográficos

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS 4.7 Modelos ou Réplicas

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS 4.7 Modelos ou Réplicas = Evangelismo

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS 4.7 Modelos ou Réplicas = Caráter cristão

4) RECURSOS AUDIOVISUAIS 4.7 Modelos ou Réplicas Paciência Visão Firmeza de propósito =

5) DINÂMICAS DE GRUPO Dinâmica: CÍRCULO FECHADO Objetivo: Levar os alunos à reflexão de como agimos com pessoas novas na nossa classe. Material necessário: Nenhum Desenvolvimento: O professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica, combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os alunos que estão fora da sala entrar no círculo. Depois de formado o círculo, solicita aos alunos que estão fora que tentem entrar no círculo. Depois de algum tempo, discutir com todos como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.