A inserção do Brasil no mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indústria - II Prof.: Nobre.
Advertisements

O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
(UFMS ) - A economia chinesa tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas. O surto econômico da China tem-se baseado na produção de artigos.
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Bibliografia: texto [11]
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
Comério Exterior Sistema Financeiro Turismo
A circulação e os transportes
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
REVISÃO 6ª série P1 3º trimestre
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Comércio Mundial.
AS POTENCIALIDADES DA INDÚSTRIA CAPIXABA
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
Balança Comercial Brasileira
A SUPERPRODUÇÃO DE CAFÉ
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
O mundo do trabalho na cidade
A globalização econômica nos anos 1990
Professora Carol/Geografia
A Circulação da Mercadoria
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria - -
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Globalização O capitalismo é cada vez mais informacional e global.
Capítulo 22 – Os países emergentes
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Economia dos Estados Unidos da América
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
Indústria de Máquinas e Equipamentos Dezembro de 2006.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
Produção Econômica da América Latina – parte II
Brasil – Estados Unidos Dados bilaterais de comércio
Cap. 7 – Indústria e sociedade
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
a) substituição de importações por similares nacionais.
Origem da proposta da ALCA
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
Origens e bases do mundo global.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Comércio Exterior - conceitos
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Industrialização brasileira
Geografia Rede SESI de Educação.
Comércio Internacional Commodities: Significa mercadoria em inglês. Commodity refere-se a qualquer tipo de mercadoria primária não manufaturada, ou parcialmente.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Transcrição da apresentação:

A inserção do Brasil no mundo Profa. Renata

O modelo econômico brasileiro Após a Segunda Guerra (19391945), a economia mundial capitalista apresentou grande transformação, em razão do desenvolvimento tecnológico e da integração internacional.

desconcentração das indústrias. Os conglomerados industriais saíram dos seus países de origem e abriram filiais em países da periferia do mundo capitalista.

A inserção do Brasil na nova DIT Geografia,2° Ano do Ensino Médio O Brasil e sua inserção na economia mundial A inserção do Brasil na nova DIT NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Produtos Primários Produtos industrializados Capitais: juros, royalties e lucros GLOBALIZAÇÃO Produtos industrializados (em geral de tecnologia superior) Imagem>: NightThree / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Capitais: empréstimos, investimentos Imagem: Janto Dreijer / public domain Produtivos e especulativos, tecnologia Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25684 Apesar do crescimento econômico, o Brasil ainda se insere de forma desigual na Divisão Internacional do Trabalho.

À medida que o crescimento industrial e urbano avançava, crescia o grande mercado consumidor interno, o qual tornou-se o polo da expansão e da evolução da economia do país. O desenvolvimento industrial brasileiro pautou-se no modelo de "substituição das importações", isto é, os produtos manufaturados que eram importados passaram a ser fabricados no Brasil. Atualmente, o parque industrial brasileiro é constituído de uma multiplicidade de ramos industriais, que podem ser agrupados em tradicionais e modernos.

De onde vem nosso PIB? Segundo dados do IBGE*, a economia brasileira está cada vez mais concentrada no setor terciário, ou seja, comércio e serviços. A participação da agricultura no PIB foi de 5,5%, a da indústria de 28,7% e comércio e serviços de 65,8%. *Fonte: http://www.ibge.gov.br/home.

Balança Comercial O termo balança comercial é empregado em economia para se referir às exportações e importações realizadas por um país em um determinado período. Em geral, a balança comercial de um país é medida mensalmente e apresenta o resultado final no período de um ano: quando os valores exportados superam os valores importados, a balança comercial apresenta superávit; quando ocorre o oposto, apresenta déficit.

Exportações brasileiras Entre as exportações brasileiras de manufaturados, destacam-se algumas indústrias de base tecnológica relativamente moderna, como a metalúrgica, a mecânica, a elétrica, a de transportes, entre outras. Nas exportações primárias, destacam-se os minérios metalúrgicos (ferro e manganês), os produtos minerais (bauxita e cassiterita) e os produtos agrícolas (café, soja, cacau, açúcar, derivados do tabaco, entre outros).

P. 129 apostila Grupo 11

Os principais parceiros comerciais do Brasil são os países da União Europeia, os Estados Unidos, o Japão, a Argentina e a China. China atualmente, é o maior parceiro comercial do Brasil. A China vende para o Brasil principalmente bens de consumo (tecidos, brinquedos, eletrodomésticos), em muitos casos mais baratos que os das fábricas brasileiras. A China importa do Brasil principalmente commodities (matérias-primas), destacando-se a soja e o minério de ferro.

Os corredores de exportação do Brasil A exportação de produtos de um país depende de seus meios de transporte. O comércio do Brasil com alguns países da América Latina é realizado por trens, barcos e caminhões e com o resto do mundo só pode ser feito por vias marítimas e aéreas (pelos portos e aeroportos). Os principais portos de exportação e de importação do Brasil estão localizados no litoral do Sudeste. Santos é o principal porto do Brasil.

Profa. renata