São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
Advertisements

CONFIRMAÇÃO DA 1ª FASE E NOVA 2ª FASE
XIX CONCURSO DE JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DO ESTADO DE RONDÔNIA
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma:
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Núcleo Regional de Educação de Maringá SDE SETOR DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
4º ano Reunião de pais.
Principais Aspectos da Avaliação
Estudos de Caso.
Manual do Aplicador.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CÔJA ESCOLA E.B. 2,3 PROF. MENDES FERRÃO
PROVAS FINAIS e EXAMES de EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 6º e 9º Anos
Língua Portuguesa - 05/05/2010 Matemática – 07/05/2010 Agrupamento Vertical das Escolas de Pernes 28/04/2010.
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar a sua ‘Programação de Férias’, com total segurança e privacidade das informações, através do RH Auto -
Rede Romano de Educação
Apresentação O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino.
Provas Terceirão Você está recebendo um caderno com um total de 10 questões por disciplina, sendo 9 múltipla escolha e 1 somatória ou aberta Verifique,
Um espaço de promoção da aprendizagem
Escola Adventista de Campo Grande
Provas finais de ciclo e Exames finais nacionais
SAEB 2011 Aneb e Prova Brasil
Principais Aspectos da Avaliação
Lembretes importantes
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
Logística das Aplicações do SARESP
D.E NORTE 1 VIDA ESCOLAR
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
IBGE Cuidados para aplicação. DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL Distribuir Material com atenção Transportar provas somente dentro do saco lacrado Não contar as.
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais.
DIÁLOGO E DEMOCRACIA.
Iniciando o Censo Escolar 2011
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Reunião dos exames NORMA 02/JNE/2014 1º e 2º Ciclos
COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
TREINAMENTO PROVA RIO ALFABETIZA RIO
Avaliação da Aprendizagem em Processo
AGENDA ESCOLAR.
Reunião sobre Monitoramento e Avaliação do Programa Ação Família-viver em comunidade Nov/2007.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO
Inscrição on-line Estamos preparando a Feira de Profissões Unoeste com todo o carinho pra você e sua escola. Vamos fazer a inscrição? Siga esse passo a.
Nova data para aplicação
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
SARESP/ 2012 ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ESCOLA. Caberá ao Diretor da Escola, entre outras atribuições: Organizar, com antecedência, o processo de aplicação.
O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Transcrição da apresentação:

São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011 Treinamento dos Coordenadores de Polo para Aplicação do Saeb 2011 Rede Estadual de São Paulo MANUAL DO APLICADOR São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011

ANTES DA APLICAÇÃO SELEÇÃO CADASTRAMENTO Quantidade: em média 10 aplicações por Aplicador. Exigência – Nível Médio Completo com comprovante de escolaridade e, preferencialmente, experiência em avaliações, ou concursos públicos ou vestibulares. (Nas turmas de 5º ano, prioritariamente, aplicadores com experiência em magistério). CADASTRAMENTO Todos os aplicadores devem se cadastrar no Sistema online e preencher a Ficha Cadastral com código.

ANTES DA APLICAÇÃO CAPACITAÇÃO DOS APLICADORES Deve ocorrer no período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2011, no Polo de Apoio e Treinamento com duração de 8h00.

VERIFICAR AGENDAMENTOS COM O COORDENDOR DE POLO ANTES DA APLICAÇÃO VERIFICAR AGENDAMENTOS COM O COORDENDOR DE POLO

ANTES DA APLICAÇÃO VERIFICAR O ENDEREÇO E MEIO DE TRANSPORTE NECESSÁRIO PARA CHEGAR EM CADA ESCOLA

ANTES DA APLICAÇÃO BUSCAR MATERIAL DE APLICAÇÃO NO POLO DE APOIO E TREINAMENTO Sacola Envelope Plástico da Turma Provas Formulário de Controle da Aplicação Etiqueta Autoadesiva Envelope Pardo com os questionários (se for o caso)

NO DIA DA APLICAÇÃO relógio, LEVAR ALÉM DO MATERIAL DE APLICAÇÃO: relógio, caneta, documento de identificação e carta de apresentação do Aplicador relógio,

NO DIA DA APLICAÇÃO CHEGAR COM UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA DA APLICAÇÃO. DIRIGIR-SE A DIREÇÃO OU SECRETARIA DA ESCOLA COM CARTA DE APRESENTAÇÃO E DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO. AVISAR AO DIRETOR OU RESPONSÁVEL PELA ESCOLA, DA NECESSIDADE DE ATESTAR A EXECUÇÃO AO FIM DA APLICAÇÃO.

NO DIA DA APLICAÇÃO No caso de aplicação dos questionários: Entregue o questionário do diretor Entregue os questionários dos professores de língua portuguesa e matemática das séries e turmas designadas Pedir ao diretor ou responsável que o acompanhe e apresente à turma. Solicitar a permanência em sala de aula, se possível, de um dos professores da turma, durante toda a aplicação.

NO DIA DA APLICAÇÃO Cumprimentar o professor e os alunos Solicitar que os alunos organizem as carteiras em fila

NO DIA DA APLICAÇÃO Explicar a importância da participação dos alunos na avaliação

NO DIA DA APLICAÇÃO Abrir o envelope plástico pelo picote. Retirar do envelope os cadernos de prova, o Formulário de Controle da Aplicação e a etiqueta autoadesiva.

NO DIA DA APLICAÇÃO Marcar, no Formulário de Controle da Aplicação, o horário de abertura do envelope plástico.

NO DIA DA APLICAÇÃO Conferir o número de alunos frequentes no diário de classe e anotar no item 12 do Formulário de Controle da Aplicação. Verificar o número de alunos presentes e anotar no item 13 do Formulário de Controle da Aplicação.

NO DIA DA APLICAÇÃO E se a quantidade de provas for insuficiente para o número de alunos presentes?

NO DIA DA APLICAÇÃO Se algum aluno presente ficou sem receber o caderno de prova, utilize os dois cadernos de reserva da turma. Caso não sejam suficientes, use caderno de alunos ausentes e preencha o campo 1(Aluno ausente) da folha de respostas e, a seguir, complete as informações solicitadas. Folha de resposta

NO DIA DA APLICAÇÃO Distribuir os cadernos de prova chamando o aluno pelo nome, pedindo que ele levante a mão e dirigir-se à carteira do aluno.

NO DIA DA APLICAÇÃO Pedir ao aluno que ele marque na folha de resposta o número do seu caderno e escreva o seu nome. Folha de resposta   Os alunos do 5º EF devem usar lápis preto e os demais alunos caneta de tinta azul ou preta NÃO será permitida a entrada de alunos na sala após iniciada a sessão de aplicação.

NO DIA DA APLICAÇÃO Caso haja alunos com necessidades especiais assinale o campo ANE (3) e preencha os recursos existentes para atender aos alunos, ambos na folha de resposta. Caso a escola tenha um ledor para os alunos com deficiência visual poderá fazer a prova em outro local, acompanhado de outro Aplicador, permanecendo até o término da aplicação e trazendo a prova e as folhas de respostas para serem lacradas no envelope plástico da turma.

NO DIA DA APLICAÇÃO Se o quantitativo de alunos for maior do que o nº de cadernos reserva e dos alunos ausentes, solicitar que os alunos excedentes sejam encaminhados ao local da escola indicado pela direção. Nesse caso o Aplicador deve selecionar, utilizando a ordem alfabética, quais destes alunos farão as provas.

NO DIA DA APLICAÇÃO ATENÇÃO! Em hipótese alguma os cadernos de provas poderão ser retirados da sala de aula, ou copiados por qualquer pessoa .

DURANTE A APLICAÇÃO Informar que cada prova é formada por duas partes, uma de Língua Portuguesa e outra de Matemática. Esclarecer que as provas são diferentes; algumas começam com questões de Língua Portuguesa e outras com questões de Matemática. Avisar que cada parte da prova possui dois blocos de questões. Comunicar que os alunos terão um tempo para responder às questões de cada bloco e que este tempo será indicado no decorrer da aplicação da prova. Pedir aos alunos que destaquem a folha de resposta do caderno de prova cuidadosamente, dobrando e passando a mão na linha pontilhada primeiro, antes de destacá-la pelo picote. O Aplicador deverá demonstrar várias vezes o procedimento e auxiliar os alunos que tenham dificuldade em realizá-lo.

DURANTE A APLICAÇÃO Treinar com os alunos do 5º ano como marcar as respostas às questões no caderno de prova, usando os exemplos do verso da capa.

APLICAÇÃO DO 1º BLOCO DE QUESTÕES DURANTE A APLICAÇÃO APLICAÇÃO DO 1º BLOCO DE QUESTÕES Avisar aos alunos que terão 25 minutos para responder ao 1º bloco de questões. Anotar o horário de início da aplicação do bloco. Marcar o tempo. Após 20 minutos, avisar aos alunos que terão mais 5 minutos para concluir o 1º bloco. Interromper após esse prazo. Pedir aos alunos que aguardem autorização para começar o bloco seguinte, parando no aviso: Anotar o horário de término da aplicação deste bloco no Formulário de Controle da Aplicação.

DURANTE A APLICAÇÃO APLICAÇÃO DO 2º BLOCO DE QUESTÕES (25 minutos) Repetir os procedimentos do 1º bloco. Enquanto os alunos estão fazendo a prova, o aplicador deverá continuar o preenchimento do Formulário de Controle da Aplicação. Após a conclusão de 2 blocos de uma disciplina, treine o preenchimento correto da folha de respostas conforme os exemplos dados no caderno de prova . Dê 10 minutos para que os alunos transfiram suas respostas do caderno de prova para a folha de respostas.

Tempo de duração: 2horas e 30 minutos DURANTE A APLICAÇÃO Tempo de duração: 2horas e 30 minutos 1º bloco de questões 25 minutos Transcrever as respostas do 1º e 2º blocos 10 minutos 2º bloco de questões 3º bloco de questões Transcrever as respostas do 3º e 4º blocos 10 minutos 4º bloco de questões Questionário do aluno Responde na própria folha de resposta 30 minutos

DURANTE A APLICAÇÃO Após a conclusão de 2 blocos de uma disciplina, treine o preenchimento correto da folha de respostas.

PREENCHIMEN TO DOS HORÁRIOS NO FORMULÁRIO DE CONTROLE DA APLICAÇÃO DURANTE A APLICAÇÃO ATENÇÃO PREENCHIMEN TO DOS HORÁRIOS NO FORMULÁRIO DE CONTROLE DA APLICAÇÃO

APÓS A APLICAÇÃO Completar o preenchimento do Formulário de Controle da Aplicação e assinar no espaço correspondente ao Aplicador. Recolher todos os cadernos de provas (UTILIZADOS e NÃO UTILIZADOS), todas as folhas de respostas e os Questionários do Aluno e colocar dentro do envelope plástico. Fechar o envelope plástico. Colar a etiqueta auto-adesiva de segurança em cima da borda de fechamento e lacrar o envelope. ATENÇÃO! O Formulário de Controle da Aplicação não deve ser colocado dentro do envelope plástico.

APÓS A APLICAÇÃO Ver com o Diretor da Escola se nessa turma teve troca de professores e preencher na Formulário de Controle da Aplicação o campo 8 Solicitar ao Diretor que ateste a aplicação realizada no Formulário de Controle da Aplicação com carimbo e assinatura. Pegar a Carta de Apresentação do Aplicador com o Diretor e verificar se os campos foram preenchidos e se consta a assinatura do Diretor e o carimbo da escola.

APÓS A APLICAÇÃO Colocar o Formulário de Controle da Aplicação e a Carta de Apresentação na sacola do Aplicador /envelope pardo. Recolher os Questionários do Diretor e dos Professores de Língua Portuguesa e Matemática, bem como as respectivas folhas de respostas e colocar no envelope pardo. Preencher o Questionário da Escola visitando a escola na companhia da pessoa designada pelo Diretor. Também coloque este questionário no envelope pardo.