INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS E VALORES NA FORMATAÇAO DA PERSONALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Colégio Elisa Andreoli
HENRI WALLON E A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Problematizando os relatos pessoais:
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Namoro Santo: uma Caminhada em
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Estrutura familiar e dinâmica social
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
QUEM SOU EU?.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Natasha Uhlmann Carlevaro
Maria a Bem-Aventurada
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Emile Durkheim e o fato social
Formação Profissional e Emprego
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
PAI LÍDER.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
SITUAÇÕES.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Unidade IV : Temas em Psicologia Social Identidade
IDENTIDADE.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Gerenciando a si mesmo.
Igreja:Igreja: Prof.:Prof.: TEXTO ÁUREO “E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente;
Atividade complementar 05
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Status e papel.
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Psicologia da Educação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS E VALORES NA FORMATAÇAO DA PERSONALIDADE QUEM SOU EU ? QUEM È VOCÊ ?

IDENTIDADE processo de produção do sujeito que lhe permite apresenta-se ao mundo reconhecer-se como único. Carlos C. Brandão antropólogo e educador diz que a identidade Explica o sentimento pessoal e a consciência ,da posse de um eu, de uma realidade individual que torna cada nós um ser único diante dos outros EUS, nós nos constituímos e nos reconhecemos,como sujeitos únicos. Eu passo a ser alguém quando descubro o outro me comparando. Portanto a identidade depende de sua diferenciação em relação ao outro. O primeiro outro importante é a mãe de quem o bebê vai se diferenciando, aprendendo que não é uma extensão dela. É o olhar da mãe sobre o bebê que vai dando a ele o seu VALOR como pessoa. Por isso, as primeiras relações são importantes.

O primeiro outro importante é a mãe de quem o bebê vai se diferenciando, aprendendo que não é uma extensão dela. É o olhar da mãe sobre o bebê que vai dando a ele o seu VALOR como pessoa. Por isso, as primeiras relações são importantes. Nesse processo a criança começa a escolher outras pessoas como objeto de identitificação, pessoas significativas que funcionam como modelo em relação ao qual o sujeito vai se apropriando de algumas caracteristicas através do processo de identificação : o que sou e quero ser. O conjunto de experiências do longo da vida permite a cada um “ montar “ o seu proprio modelo do que pretende ser como homem ou mulher, como profissional, como cidadão. Usamos portanto varias referencias que são importantes para mim.Caracteristicas da mãe, da professora, da heroina de um romance da mãe de uma amiga. Com as experiencias que vou tendo com outras pessoas vou alterando este modelo. Continuamos mudando ao longo da vida, porém não deixamos de ser nós mesmos. Passamos de criança para adolescentes, para adultos, temos varias oportunidades sociais, acesso a bens culturais, possibilidade de estudar, viajar de ter outras experiencias.

João Cabral de Melo. Morte e Vida Severino tenta esclarecer este aspecto. O meu nome é Severino. Não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos que é Santo de Romaria, deram então de me chamar. Severino de Maria. com mães chamadas Maria fiquei sendo o de Marido finado Zacarias ... definição do retirante, quem ele é. Fala de sua identidade, falando de sua realidade social ( condições de vida do Nordeste.

Família fragilmente estruturada. A falta de sobrenome (nome de batismo) Religiosidade do Nordeste (santo de romaria) que se pede e homenageia dando nome dos filhos . Severino no contexto se percebe mais semelhante a outros, que não tem como se apresentar. A sua substantivação não é suficiente para definir a sua identidade. Ele só consegue expressar a sua particularidade quando no final do texto nos diz. Mas, para que me conheçam Melhor vossas senhoras e melhor possam seguir A historia de minha vida passo a ser o Severino Que em vossa presença emigra

A ação, a predicação de Severino é que constitui a sua definição A ação, a predicação de Severino é que constitui a sua definição. È a atividade que construí a identidade. A Identidade é um processo de permanente movimento,eu me transformo.Portanto a identidade é um processo de construção permanente desde antes de nascer até a morte. O novo amarga ao velho - quem fui ontem quando era adolescente e criança. O antigo esta alguém novo no novo. Crise de identidade, quando este processo ocorre de forma intensa, confusa dolorosa - é neste momento que temos que redefinir ou ratificar nossa identidade para nos e para os outros . Ex. Na adolescência grandes mudanças ocorrem em todos os níveis (bioquímico, intelectual - a capacidade de abstrair, de pensar no pensamento, os interesses as mudanças as ampliações do mundo (família, escola grupos de pertencimento e outras expectativas. Embora bastante turbulenta a adolescência também é um momento de transformação criadora. Tudo isso produz alguém novo que estará fazendo parte de sua biografia ...

Para estudar a identidade é necessário conhecer o ESTIGMA. O que é o ESTIGMA são as marcas ,os atributos sociais que um individuo grupo ou povo carregam cujo VALOR poder ser positivo ou negativo, ou pejorativo.Ex: Um judeu na Alemanha Nazista.Um portador do vírus HIV.Um negro na África do Sul durante o Apartheid. O ESTIGMA revela que a sociedade tem dificuldade de lidar com diferente, esta dificuldade é perpetuada ao longo das gerações : *Pela educação familiar *Pela escola *Pelos meios de comunicação de massa *Por cada um de nós em nosso cotidiano, o que leva a construção de uma carreira moral para o individuo estigmatizado,ou seja, sua identidade vai incorporar este atributo ao qual corresponde um valor social negativo. Um aspecto negativo pode ser internalizado pelo individuo e constituir aspecto importante de sua auto imagem e auto-estima.

Exercício A História do Severino e da Severina ( São Paulo Brasiliense 1987 ) Utiliza o poema de João Cabral de Melo Neto. “ Morte e Vida Severina”, como ponto de partida, é a historia verídica de uma migrante nordestina. È uma analise de construção de identidade. Fale da importância do “outro” na formação da identidade. 1. Quem são os outros ? 2. Qual a diferença entre identidade e personalidade ? 3. Como se caracteriza a diferença entre mudança e crise no processo de identidade ? 4. O que é estigma ? Quais efeitos na trajetória de vida do individuo ou grupo estigmatizado. Dê 3 exemplos. 5. Discutam e caracterize a situação de crise de identidade (adolescência) 6.Caracterizem o estagna em relação o menino de rua e possíveis conseqüência em sua trajetória de vida.

Identidade-Conjunto de características próprias e exclusivas de uma pessoa. ( nome , idade, estado, profissão, defeitos e sexo ) Personalidade-Qualidade do que é pessoal caráter essencial e exclusivo de uma pessoa. Aquilo que o distingue de outra individualidade consciente DINÂMICA. Pré-Conceito