Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENEF 2008: Da competência Técnica ao Compromisso Político
Advertisements

Educação e Educação Escolar
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Escola e Democracia II Para além da Teoria da Curvatura da Vara
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Pedagogia da pesquisa-ação
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Pedagogia da Pesquisa-Ação
Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
Afinal, o que é Planejamento?
A análise do capitalismo por Karl Marx
Filosofia e a Formação do Educador
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Teorias do conhecimento
Em busca de uma compreensão
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Competências e Habilidades
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
A INVERSÃO DA REALIDADE
IDEOLOGIA.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O Papel Social do Professor
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Vera Maria Candau (Org.) 2011
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Concepções de linguagem e ensino de português
SITUAÇÕES.
(Luna Galano Mochcovitch)
Modos de Produção Em Karl Marx.
Conscientização -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Max Weber.
Hartmann III Possível, necessário, contingente. Hartmann começa examinando os vários significados de: –Contingente –Necessário –Possível.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um primeiro aspecto a ser caracterizado nesta apreensão de método é que a dialética é um atributo da realidade e não do pensamento. “A lógica dialética não é outra coisa senão o processo de construção do pensamento, ao passo que a lógica formal é o processo de construção da forma de pensamento”. Para chegar à sua compreensão é necessário fazer não só um certo esforço, mas também um detour.

Assim, aquilo que é chamado de lógica formal ganha um significado novo e deixa de ser a lógica para converter-se num momento de lógica dialética”. (SAVIANI, 2007,p 04). 1 - Entendendo que o raciocínio da mãe só traz um atributo do pensamento e não converte-se num momento da lógica dialética - pois para isso tal pensamento deveria ter passado pelo processo de detour, buscando todas as determinações do fato do(a) filho(a) ter baixo rendimento na escola)-, como a escola pode enfrentar a situação dada, optando por um método que permite uma apreensão radical da realidade, ou seja, que vá à raiz do problema?

Situação 2: A educação é o caminho para um mundo melhor Situação 2: A educação é o caminho para um mundo melhor. Sem educação não há possibilidade. É preciso que todos invistam na educação, só por ela teremos um mundo mais justo, igualitário e possível. “A forma de inserção da educação na luta hegemônica configura dois momentos simultâneos e organicamente articulados entre si: um momento negativo que consiste na crítica da concepção dominante (a ideologia burguesa); e um momento positivo que significa: trabalhar o senso comum de modo que extraia o seu núcleo válido (o bom senso) e lhe dê expressão elaborada com vistas ä formulação de uma concepção de mundo adequada aos interesses populares.

Trata-se de elaborar uma concepção que seja suscetível de se tornar hegemônica, isto é, que seja capaz de superar a concepção atualmente dominante, é necessário dispor de instrumentos lógico-metodológicos cuja força seja superior àqueles que garantem a força e coerência da concepção dominante”. (SAVIANI, 2007, p 04) 1 - Em que medida a situação exposta desconsidera os vários determinantes que incidem sobre a educação e que impedem a práxis transformadora da realidade. Justifiquem.

Situação 3: Professores alegam que hoje em dia os pais não contam mais histórias para os filhos, não conversam com eles na hora das refeições, enfim, não participam da vida dos filhos e que assim fica difícil aprender. “O senso comum é, pois, contraditório, dado que se constitui num amálgama integrado por elementos implícitos na prática transformadora do homem de massa e por elementos superficialmente explícitos caracterizados por conceitos herdados da tradição ou veiculados pela concepção hegemônica e acolhidos sem crítica (Gramsci, 1977ª, p.13).” (SAVIANI, 2007, p 07)

1 - Para compreender os determinantes que hoje interferem na postura das famílias com relação à escola é fundamental uma leitura histórica, econômica e social da realidade em que estão inseridas estas famílias. Assim, descreva quais são os possíveis determinantes – em todas as suas dimensões – que interferem na organização das famílias atualmente. A partir desta compreensão, como a escola pode pensar a sua organização, tendo como princípio o método dialético, sem perder de vista a sua função social?

Situação 4: A escola, historicamente serviu para reproduzir a hegemonia ou a ideologia dominante. Ela é o aparelho ideológico do Estado. Por ela, a burguesia se legitima e se consolida. “O reconhecimento da importância da educação traduz uma posição incompatível com a postura elitista. A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade (diferença) no ponto de partida e a homogeneidade (igualdade) no ponto de chegada. Diante disso, a forma pela qual a classe dominante, por meio de suas elites, impede a elevação do nível de consciência das massas é manifestando uma despreocupação, um descaso e até mesmo um desprezo pela educação.”(SAVIANI, 2007, p 07)

1 - Descrevam situações de reconhecimento desta postura de conformismo encontrada na escola. 2 - Considerando a dimensão contraditória da escola, que ao mesmo tempo emancipa e aliena, como é possível que a escola avance na sua prática pedagógica?

Situação 5: Professores em conselho de classe que assumem a postura de: “Ela não tem jeito! É irreverente, indisciplinada, não estuda porque não gosta e nem serve para o estudo. Tomara que encontre um marido rico que a sustente... não tem dom!” “ ... a passagem do senso comum à consciência filosófica é condição necessária para situar a educação numa perspectiva revolucionária. Com efeito, é essa a única maneira de convertê-la em instrumento que possibilite aos membros das camadas populares a passagem da condição de “classe em si” para a condição de “classe para si”.

Ora, sem a formação da consciência de classe não existe organização e sem organização não é possível a transformação revolucionária da sociedade.” 1 - Após discutir e analisar a situação e tendo em vista a concepção do método dialético, aponte os limites conceituais e práticos evidenciados nos comentários dos professores e que encaminhamentos são necessários, por parte do colegiado, mediados pelo pedagogo, no sentido de superar a maneira de pensar precedente e do pensamento concreto existente como crítica do senso comum.