Portfólio de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

A elaboração de tutoriais em formato de vídeo
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Portal do Professor SEED/MEC
A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
I Seminário ABED de Educação a Distância
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Contexto de Educação a Distância
Plano de Ação Pedagógica
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
O uso dos softwares nas escolas
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Deise Kramer Lima Fernandes
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Softwares Educacionais – Cód
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Objetos de aprendizagem
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Pré-Projeto Multimídia
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Gestão Colaborativa de Produção de Conteúdo para Cursos na Modalidade Educação a Distância Paulo Marcos Figueiredo de Andrade Mestre em Computação Coordenador.
Transcrição da apresentação:

Portfólio de Matemática Aline Silva De Bona PPGIE – Disciplina: Teleducação – 2011-1 Prof. Liane Tarouco

Necessidades da Área: Educação Matemática Temas: Avaliação e Tecnologias Digitais Novo instrumento de avaliação do aprendizado de Matemática Apontamentos do contexto escolhido pelos estudantes: as tecnologias digitais Objetivo: Mobilizar o aprender a aprender matemática som vídeo  Matemática Internet Computador Colaboração

Tecnologias Digitais e Subsídios Teóricos: Texto Web: Ead em rede Html Multimídia e Cognição (imagens) Interatividade e “Revisão” (Hotpotatoes) Usabilidade (Design) Mapas Conceituais e aprendizagem significativa Vídeos Educacionais e áudio Exe e Wink (tutorial) Autoria na Internet Vídeo Conferência e Vídeo em Página Web- Interatividade – autoria colaborativa Usabilidade: versão pdf para o texto e para os mapas conceituais; os links são claramente identificados; tamanho do vídeo. Interatividade: hotpotatoes como revisão retomada; Mapas conceituais para interação com links. A ideia é que o recurso pudesse oferecer esse mecanismo, para que um usuário sem conhecimentos técnicos de informática pudesse facilmente escolher algumas opções da interface.

http://www. edutec. net/Textos/Self/EDTECH/softEAD http://www.edutec.net/Textos/Self/EDTECH/softEAD.htm Critério de avaliação da interface de software para EAD com Usabilidade “usados”: Usuários Facilidade de uso e manuseio, incluindo opções para interatividade, orientação, uso do mouse, menus, janelas, ajuda online, etc. Capacidade de lidar com monitores de diferentes tipos de resolução e número de cores. Documentação correta e de excelente qualidade, tanto em termos técnicos como de apresentação visual e comunicação, escrita em termos e com exemplos relacionados ao campo de aplicação. Princípio de Mayer: Palavras e Imagens, Repetir e informação Essencial, Estudos de Caso/Histórias para aprender, Feedback é momento de aprender, Animar o conteúdo, Falar e demonstrar ao mesmo tempo. Licença de Uso não comercial das imagens, áudios, ícones, trailer, do Tipo Creative Commons 3.0.

Estratégias Pedagógicas Mobilizar o leitor (professor e estudante), ou seja, chamar sua atenção (Gagné): com lupa, imagens de fotos e vídeos explicativos – curtos e longos. Linguagem acessível tanto de matemática, quando pedagógico e técnica da informática, mas com embasamento teórico correto dos temas explorados: avaliação e tecnologias digitais como recurso para aprender a aprender matemática.

Os estudantes devem saber qual o propósito do material (Gagné), e sua finalidade podendo explorar de acordo com sua curiosidade (Piaget). A diversidades de iDerives permite que o estudante investigue e pesquise o conteúdo do tutorial sem a necessidade de seguir um roteiro linear de pensamento (Piaget e Lévy). A aprendizagem ocorre (é significativa) quando o estudante explora o material, faz as atividades de acordo com seus pré-requisitos, faz uso das “ajudas” e recebe feedback, produz seu texto próprio ao desejar fazer uso do Portfólio de Matemática em sua aula, e consegue expor suas ideias e reflexões de forma colaborativa com os estudantes (em construção no curso de extensão),além de se conceber um profissional em permanente “caminhada”. + Estudante Aprender a aprender + Material

Considerações Finais: O tutorial exe tem a finalidade de explicar o que é e como se trabalha com os Portfólios de Matemática ao professores de matemática e demais interessados por meio de diferentes iDerives, como: texto, questões, hotpotates, video, som, wink, links de objetos e materiais. Além de exemplificar o trabalho com este instrumento de avaliação, e os diferentes recursos digitais atrativos aos estudantes da escola básica como contexto da matemática. Material utilizado num curso de extensão EAD – Formação Continuada de Professores de Matemática da Escola Básica Municipal em Osório, com 30 professores presentes durante 5 encontros, com encontros de Chat e construção de artigo colaborativo.

“Sora ando assim...mas no computador” (conversa por msn)

Link do Tutorial Final: http://matematicalegre. pbworks Link do Tutorial Final: http://matematicalegre.pbworks.com/w/page/41999934/Tutorial-Online-Exe-_-aline Muito Obrigada!