Grupo 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
“Tecnologia Global Reichhold em Composites para a Construção Civil”
Palestras, oficinas e outras atividades
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Operadores e Funções do LINGO
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
SOLUÇÕES.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Contagem Padrão em Placas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
Curso de ADMINISTRAÇÃO
VIDRARIAS e EQUIPAMENTOS
Crescimento Microbiano
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
A Tabuada.
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
E quando os antibióticos não funcionam
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
QUÍMICA João Neto.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Criação de objetos da AD 1Luis Rodrigues e Claudia Luz.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Instituto Hidrográfico
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model)
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Soluções.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Sobre uma abordagem do número de estabilidade de um grafo baseada em técnicas de optimização quadrática Carlos J. Luz Instituto Politécnico de Setúbal.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Teste de Endotoxinas bacterianas
Medidas de tendência central e de dispersão
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
Doutoranda: Cláudia Turra. INTRODUÇÃO NP magnéticas → agentes de contraste em RM Óxidos de Fe FeCo, FePt, FePd → fortes propriedades magnéticas dissolução.
Transcrição da apresentação:

Grupo 2

NO ARTIGO: Foi utilizado nanotubos de carbono devido suas caracteristicas e propriedades sendo esses nanotubos de parede simples. Os nanotubos de parede simples foram funcionalizados não-covalentemente por uma gama de moléculas, tanto naturais como sintéticas. Com os nanotubos funcionalizados foi possível utilizá-los em sistemas aquosos.

OBJETIVO DO ARTIGO: Avaliar a estabilidade e o estado dos nanotubos funcionalizados a longo prazo. Avaliar a citotoxicidade dos nanotubos funcionalizados frente a bactérias. Avaliar toxicidade epigenética dos nanotubos funcionalizados como substâncias dispersantes.

Nanotubos de Carbono Nanotubos de carbono (NTCs) são uma nova classe de materiais descobertos em 1991 por Sumio Iijima e apresentam extraordinárias propriedades mecânicas, elétricas e térmicas. Possuem a maior resistência a ruptura sob tração conhecida.

Devido suas características e propriedades Podem ser aplicados Carregador de fármaco Eletrônica Nanotubos de carbono Óptica Material de detecção

Mas devido a sua baixo solubilidade ocorre Dificuldade na sua utilização em sistemas aquosos. O que é um desafio para os pesquisadores. Mas partindo de novos estudos de técnicas e métodos de dispersão dos nanotubos de carbono. Funcionalização

Matéria orgânica natural NO ARTIGO: Os nanotubos de carbono de parede simples foram funcionalizados com substâncias como. Polímeros sintéticos Matéria orgânica natural Biomoléculas Proteínas e aminoácidos. DNA Hidratos de carbono Ciclodextrinas, amilose e amido

No estudo foi analisado: Estabilidade dos nanotubos nas suspensões em água. A toxicidade dos nanotubos

MATERIAIS E MÉTODOS: 1. NANOTUBOS: 1.1 Funcionalização não-covalente: Produzidos por deposição química de vapor. 1.1 Funcionalização não-covalente:  Dispersantes  Goma arábica, Amilose, Suwannee River Polivinilpirrolidona (PVP) ,Triton X-100

MATERIAIS E MÉTODOS: 1. 2 Processo de dispersão Soluções de PVP e Triton X-100: Preparados dissolvendo PVP (40 mg) e Triton X-100 (0,4 mL) em 40 mL de água e ajustar o pH de ambas as soluções com HCl. Soluções de Goma Arábica (GA): 1 g de GA em 50 mL de água e ajustar o pH da mistura, repouso por 24 horas e, em seguida, 40 mL do sobrenadante foi coletado.

MATERIAIS E MÉTODOS: Soluções de Suwannee River (NOM): 2 frascos de 40 mL de água, cada um contendo 8 mg de NOM, repouso por 24 h. Cada solução foi, então, filtrada sob vácuo. O pH de uma solução foi mantido (cerca de 3,5), enquanto o pH da outra solução foi ajustado. NTCs foram adicionados as soluções 1mg/mL (NTCs)  foram sonicados em banho-maria durante 20 min.

MATERIAIS E MÉTODOS: Soluções de Amilose: 40 mg de CNTs foram sonicados em 25 mL de água (PH 7) durante 5. 100 mg de amilose foram tratadas em 6,28 ml de dimetilsulfóxido (DMSO) e adicionados à suspensão CNTs. O resultado mistura foi sonicado por 5 minutos, a fim de remover o excesso de amilose e DMSO.  A suspensão foi sonicada, centrifugada e preenchidos com água quatro vezes. As suspensões divididas em alíquotas com 12 mL e transferidas tubo de centrífuga em 15 mL.  Após 24 h de repouso, foram retirados 4 mL de cada suspensão.

MATERIAIS E MÉTODOS: 1.3 Caracterização físico-química das suspensões de NTCs  Espectrofotometria UV-vis Quantificação da concentração NTCs em suspensão  foram medidas durante um período de quatro semanas  Tamanho e taxa de dispersão  O tamanho e a carga realizado através de espalhamento de luz dinâmico. Determinadas após 1, 4, 7, 14, 21 e 28 dias

MATERIAIS E MÉTODOS: 1.4 Avaliação da Toxicidade Preparação do Meio de crescimento: Preparado pela dissolução de 9 g de NaCl em 1 litro de água (PH 7), autoclavagem por 15 min - 121 º C.  Preparação da cultura de E. coli: As suspensões de E. coli foram preparadas por uma raspagem da colônia a partir da superfície de uma placa de Petri.

MATERIAIS E MÉTODOS: Quantificação da viabilidade celular A suspensão NTCs, meio de crescimento  e 100 ml da suspensão de E. coli foram transferidas para tubo de centrífuga de 15 mL e incubados sob agitação suave no 37 º C. As amostragens foram realizadas após 3, 24 e 48 horas e uma série de diluições.  Cinco amostras de 10 ml e 20 ml de cada diluição foram colocados em placa ágar e incubadas a 37 º C até colônias distintas desenvolvidos. 

MATERIAIS E MÉTODOS: Toxicidade de avaliação: bioensaio de absorção do corante vermelho neutro  (NDU) Retiradas e lavadas com PBS Células WB-F344 + 500 mL NTCs 2 mL solução corante vermelho Lavadas 3x PBS 1% de ácido acético e 50% etanol 1,5 mL de lisado foi transportado para tubos de microcentrífuga

MATERIAIS E MÉTODOS: Toxicidade de avaliação: bioensaio da junção de comunicação intercelular (GJIC) As suspensões de NTCs foram adicionados em cultura de células de WB-F344 e incubados a 37ºC; Foram lavadas com Solução PBS e adicionado 1 ml de solução 0,05% de Lúcifer (corante amarelo fluorescente); Três arranhões diferentes foram feitos na parte inferior da cultura de células usando uma lâmina de bisturi cirúrgico em aço; A transferência de corante através de gap durou 3 min, seguido por uma lavagem solução de PBS para remover o corante extracelular; Células foram fixadas e observadas em microscópio de fluorescência.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Concentração dos NTCPS  disperso em suspensões (a) (b)

RESULTADOS E DISCUSSÃO: The calibration curve of absorption at 500 nm versus concentration to determine the extinction coefficient in Table 1 for each type of dispersed NTCPS.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: The time-dependent characterization of (a) estimated concentration of the exfoliated NTCPS in the dispersion.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: The time-dependent characterization of (b) effective diameter.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: The time-dependent characterization of (c) z-potential of dispersed NTCPS.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Tamanho hidrodinâmico de NTCPS dispersos (a) (b) (c) (d) (e) (f)

RESULTADOS E DISCUSSÃO: (b) The time-dependent evolution of (a) width (measured by TEM) and (b) length of nanotube bundles (calculated based on the effective size measurement by dynamic light scattering).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Effective hydrodynamic diameter, nm Type of dispersant Effective hydrodynamic diameter, nm ζ-potential, mV Polydispersity Concentration, mg/L Batch 1 Batch 2 Batch 3 NOM pH 3.5 348.1±4.1 323.4±5.9 350.9±8.1 -44.5 ± 1.1 -44.8±1.1 -42.3±1.0 0.255 0.268 0.264 60.60 86.10 95.82 NOM pH 7.0 301.9±3.1 323.5±8.3 321.2±6.7 -52.7 ± 1.0 -51.0±1.2 -45.6±1.3 0.235 0.257 0.263 49.52 59.70 56.31 PVP 306.2 ± 8.3 350.0±9.4 321.4±6.2 -14.4 ± 0.6 -14.3±0.6 -13.8±1.7 0.249 0.267 0.270 102.30 117.10 108.60 GA 950.6 ± 29.6 892.4±15.2 905.8±46.7 -25.6 ± 0.7 -23.8±0.9 -23.1±0.9 0.283 0.282 0.281 187.70 174.80 200.57 Triton X-100 209.5 ± 5.7 252.3±22.5 232.8±4.0 -23.6 ± 0.7 -24.3±0.8 -23.9±1.0 0.337 0.300 104.30 132.20 150.44 Amylose 666.1 ± 18.7 non-available 685.5±32.7 -14.1 ± 0.4 -35.0±0.9 -15.3±0.9 0.296 0.269 Effective hydrodynamic diameter, ζ-potential, polydispersity and concentration of the dispersed SWCNTs as a function of dispersant type. All parameters were measured upon 24 hours of the preparation. Three batches of each type of dispersed SWCNTs were prepared. First batch was used for the time-dependent stability study of the dispersed SWCNTs. Second batch was used in the General viability bioassay with E. coli. Third batch was used in NRU and GJIC bioassays.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: (b) The time-dependent evolution of (a) width (measured by TEM) and (b) length of nanotube bundles (calculated based on the effective size measurement by dynamic light scattering).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Avaliação da toxicidade celular em procariontes e sistemas eucarióticos Bioensaio de E. coli (procariontes)

Gráfico da Fração de controle (contagem de UFC) RESULTADOS E DISCUSSÃO: Gráfico da Fração de controle (contagem de UFC) 3 Horas Após Fração de controle Fração de controle

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 24 Horas Após

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 48 Horas Após.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Bioensaio em células eucarióticas (células WB-F344 )  30 min

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 24 horas.

Avaliação da toxicidade epigenéticas em células eucarióticas RESULTADOS E DISCUSSÃO:  Avaliação da toxicidade epigenéticas em células eucarióticas

CONCLUSÕES: Apesar das diferenças, todos os suspensões NTCPS permaneceu relativamente estável ao longo de um período de quatro semanas; Constatou-se também que toxidade dos nanotubos de parede simples esta diretamente ligado a seu agente dispersante.

Obrigado pela Atenção!!!