Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O sistema de numeração: um problema didático
Advertisements

MULTIPLICAÇÃO Distributiva Configuração Retangular Idéia de Área
Profª Suelen Assunção Profª Ms Karin Jelinek
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Amintas engenharia.
CONSUMISMO.
NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
O Início da Comunicação
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
A escrita dos Números..
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
Oficina de Frações.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Rotações e Translações
Testes Psicopedagógicos
O USO DE JOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA AUTOR: JAIRTON MAURO RECH.
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
MATEMÁTICA NOS ESPORTES
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Introdução ao conceito de Multiplicação
Operações com frações (semana 9).
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ARTIGO CIENTIFICO.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Matemática Básica – Aula 1
SUBSTANTIVOS PRÓPRIO E COMUM
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Educação Matemática Números e operações aritméticas segundo Terezinha Nunes, Tânia Maria Mendonça Campos, Sandra Magina e Peter Bryant.
Confecção da Mankala colhe três com sucata
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
Marcelo Gouveia Nascimento, Marco Antonio Bueno Filho
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Novas Tecnologias no EJA,
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
O sentimento da infância
Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes.
Política Educacional Brasileira
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
1 JOGO DO Caderno 1, pág. 21..
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
Questões para debate em sala:
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Transcrição da apresentação:

Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I 2009/01 30/04/2009 Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção

Nos PCN’s qual é a idéia que se tem da multiplicação? Qual é a proposta do texto estudado para o campo conceitual multiplicativo? p.202

Multiplicação Comparativa “tantas vezes mais”, “tantas vezes menos”

Proporcionalidade “multiplicar por” ou “dividir entre”

Configuração retangular Idéia de área

Combinatória Combinação - Contagem

Felipe tem 3 calções e 4 camisetas. Quantos trajes diferentes ele pode formar com estas peças? Dica: Para facilitar, podemos organizar uma tabela:

E para compreender a multiplicação, afinal, o que é necessário?

Aquisições fundamentais: Uma delas é a possibilidade da criança constatar a presença do ‘operador’ multiplicativo, o que lhe permitirá fazer antecipações do número ‘n’ de conjuntos. Outra aquisição é a capacidade de realizar uma compensação exata entre as duas variáveis: ‘n’ (número de vezes ou de conjuntos) e ‘x’ (o número de elementos de cada conjunto). p.202

Variáveis: questão importante Quanto penso em 3 x 2 como 2 + 2 + 2  refiro-me especificamente a elementos ou conjuntos? Pois, aí está a confusão!!! 3  o números de vezes 2  o número de elementos de cada conjunto.

Isso significa que para compreender a multiplicação, é necessário considerar o número de operações realizadas (operador multiplicativo) que indica o número de vezes que se repete um determinado conjunto, pois trata-se de operações com conjuntos e não só com elementos.p.203

A pesquisa: Quais eram os objetivos? p.206

Conduta I E quatro caminhões? Conserva resultado final.

Conduta II E 5 carrinhos? Intuição.

Conduta III E 4 bonecas? Adivito.

Conduta IV A criança antecipa o número de ações a realizar e chega a um resultado correto. “Porque 7 x 7 = 49”

2ª Parte da pesquisa Com alunos de conduta III e IV, em virtude da reversibilidade do pensamento (divisão).

Conduta I Sabem quanto gastam pra comprar vários objetos. Ausência de reversibilidade de pensamento. p.210

Conduta II Por procedimentos empíricos, escolhe os objetos e verifica a possibilidade de comprá-los. p.210

Conduta III Tal como conduta II, mas a criança verifica a possibilidade de compra de todos os objetos. p.211

Conduta IV Não se utiliza procedimentos empíricos; Antecipa todas as possíveis combinações. p.211

Resultados da Intervenção Atividade que envolve o conceito de área Jogo dos Pontos Coloridos Jogo do Buraco p.213

Referências SARAVALI, Eliane Giachetto. Intervenção psicopedagógica na construção da noção de multiplicação. Cadernos de Educação. N.24, jan/jun 2005. http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0461.pdf http://www.escoladavila.com.br/refle_pedag/mayra%20andrea.pdf http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/_upload/encontro_66.pdf