Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I 2009/01 30/04/2009 Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção
Nos PCN’s qual é a idéia que se tem da multiplicação? Qual é a proposta do texto estudado para o campo conceitual multiplicativo? p.202
Multiplicação Comparativa “tantas vezes mais”, “tantas vezes menos”
Proporcionalidade “multiplicar por” ou “dividir entre”
Configuração retangular Idéia de área
Combinatória Combinação - Contagem
Felipe tem 3 calções e 4 camisetas. Quantos trajes diferentes ele pode formar com estas peças? Dica: Para facilitar, podemos organizar uma tabela:
E para compreender a multiplicação, afinal, o que é necessário?
Aquisições fundamentais: Uma delas é a possibilidade da criança constatar a presença do ‘operador’ multiplicativo, o que lhe permitirá fazer antecipações do número ‘n’ de conjuntos. Outra aquisição é a capacidade de realizar uma compensação exata entre as duas variáveis: ‘n’ (número de vezes ou de conjuntos) e ‘x’ (o número de elementos de cada conjunto). p.202
Variáveis: questão importante Quanto penso em 3 x 2 como 2 + 2 + 2 refiro-me especificamente a elementos ou conjuntos? Pois, aí está a confusão!!! 3 o números de vezes 2 o número de elementos de cada conjunto.
Isso significa que para compreender a multiplicação, é necessário considerar o número de operações realizadas (operador multiplicativo) que indica o número de vezes que se repete um determinado conjunto, pois trata-se de operações com conjuntos e não só com elementos.p.203
A pesquisa: Quais eram os objetivos? p.206
Conduta I E quatro caminhões? Conserva resultado final.
Conduta II E 5 carrinhos? Intuição.
Conduta III E 4 bonecas? Adivito.
Conduta IV A criança antecipa o número de ações a realizar e chega a um resultado correto. “Porque 7 x 7 = 49”
2ª Parte da pesquisa Com alunos de conduta III e IV, em virtude da reversibilidade do pensamento (divisão).
Conduta I Sabem quanto gastam pra comprar vários objetos. Ausência de reversibilidade de pensamento. p.210
Conduta II Por procedimentos empíricos, escolhe os objetos e verifica a possibilidade de comprá-los. p.210
Conduta III Tal como conduta II, mas a criança verifica a possibilidade de compra de todos os objetos. p.211
Conduta IV Não se utiliza procedimentos empíricos; Antecipa todas as possíveis combinações. p.211
Resultados da Intervenção Atividade que envolve o conceito de área Jogo dos Pontos Coloridos Jogo do Buraco p.213
Referências SARAVALI, Eliane Giachetto. Intervenção psicopedagógica na construção da noção de multiplicação. Cadernos de Educação. N.24, jan/jun 2005. http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0461.pdf http://www.escoladavila.com.br/refle_pedag/mayra%20andrea.pdf http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/_upload/encontro_66.pdf