Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Metodologia de Pesquisa
Metodologia do Trabalho Científico
Documentos Digitais Aula 7.
Metodologia Científica
Caráter Específico da Produção do Conhecimento e Produtos das Ciências sociais e Humanas no campo da Saúde XI CONGRESSO MUNDIAL DE SAÚDE PÚBLICA VIII CONGRESSO.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
SÉCULO XX.
Iniciação a Pesquisa Científica
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Gestão de Ciência e Tecnologia 8ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 8ª aula 1. Organização de um Projecto 1.1. Introdução 1.2. Organização.
Comunicação e inteligência empresarial
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Departamento do Ensino Secundário
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Pesquisa: Conceitos e Definições
Fundamentos Arquivísticos
Fundamentos Arquivísticos
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Fundamentos de Metodologia
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Engenharia de Software
A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008.
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia Científica
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Documentos Digitais Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
TEMA E PROBLEMA.
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
Metodologia de Pesquisa
Autores: Nair Yumiko Kobashi Raimundo Nonato M. dos Santos
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Gestão de Documentos e Arquivos
Documentos Digitais Aula 6.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Introdução ao Serviço Social
Conceitos e Modalidades
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO GOVERNAMENTAL A construção de Governo Eletrônico na Administração Federal do Brasil.
Aula – 9.  Terminologia Arquivística  A Arquivística é uma profissão antiga, porém seu desenvolvimento e sua terminologia são recentes.  Para tornar-se.
Comunicação Científica
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Construindo a base da pesquisa Qual é a hipótese? Quais são os objetivos?
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
Transcrição da apresentação:

Seminário de Pesquisa Aula 4

Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo necessário produzir com regularidade trabalhos de análises e balanço sobre o estado da pesquisa, entendido como mecanismo de auto-avaliação. Inexistência deste tipo de trabalho. A Arquivologia é uma disciplina autônoma, afirmando a especificidade da sua teoria e da sua metodologia.

Ainda hoje o arquivista é um elemento de ligação entre o investigador e as fontes de pesquisa. Dificuldade para a pesquisa: –Acesso as publicações; –Falta de publicações e dispersão geográfica; –Trabalho solitário / isolamento profissional Superar as dificuldades e iniciar um proces- so sistemático de pesquisa na área. A pesquisa em Arquivologia se exerce sob condições de multidisciplinaridade.

Arquivologia como Ciência A Arquivologia têm: –Objeto: a informação orgâni- ca e registrada; –Método: aplicação de méto- dos particulares; –Finalidade: a conservação para posterior utilização da informação para diferentes fins das quais e para as quais foram produzidas e –Utilidade social: difusão e acesso a informação.

Caracterização da Pesquisa em Arquivologia Para Muñoz a pesquisa em Arquivologia deve ter em conta: –Ser um projeto com objetivos concretos a serem perse- guidos; –Deve-se preocupar com a utilização dos resultados e –O custo deve ser avaliado. Para Gracy a pesquisa deve ter em conta 5 condições: –Ir além da simples descrição de fatos, necessita de uma metodologia adequada; –A natureza arquivística da informação deve se constituir em campo de pesquisa prioritário; –A Pesquisa em arquivística deve recorrer a Ciência da Informação; –A pesquisa deve tomar uma dimensão internacional e –Busca de financiamentos.

Metodologia da Pesquisa em Arquivologia A pesquisa em Arquivologia deve consagrar bastante atenção aos seus métodos. Utilização dos métodos qualitativos e quan- titativos. O método histórico ocupa lugar privilegiado para as pesquisas em Arquivologia. Atualmente também conta-se com os méto- dos utilizados pela Administração a fim de responder às exigências da gestão de ar- quivos.

Difusão da Pesquisa Sem difusão a pesquisa não chegaria ao seu objetivo último: de saber avançar os conhecimentos na disciplina de onde elas são derivadas. Comunicar as pesquisas: –Artigos em periódicos; –Monografias, dissertações e teses, relatórios de pesquisa, comunicações em colóquios e congressos. Divulgação dos resultados das pesquisas é vital para a saúde da profissão.

Campos de Pesquisa Teóricos: –Objeto, teorias e finalidade; –História e Ética –Funções (Organização, classificação, avaliação, eliminação) Tecnologias: –Os arquivos eletrônicos, documentos digitais. Políticas Arquivísticas; Serviços: –Administração dos serviços; –Papel social dos arquivistas; –Difusão cultural; –Usuários. Problemas relativos aos arquivos

Desafios Richard Cox identifica 7 desafios que se colocam aos arquivistas hoje: –A necessidade de produzir continuamente teoria arqui- vística; –Existência de mais oportunidade de pesquisa; –Necessidade de apoio na disseminação da literatura profissional; –Ultrapassar as hesitações e dúvidas sobre sua própria identidade; –As limitações da formação arquivística; –A necessidade de uma maior divulgação dos trabalhos produzidos e –Necessidade de escreverem para um maior público.