Professor: Alex Avellar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Advertisements

Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
O que é o modelo de certificação digital da ICP-Brasil?
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Trabalho 6 Fernando Baliani da Silva. Certificação digital Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança.
NAS RELAÇÕES COM O GOVERNO
Conceituação de Assinatura e Certificação Digital
Metodologias de Controle de Tempo em Transações Assinadas Digitalmente
II SEMINÁRIO REGISTRAL CIVIL - CERTIFICAÇÃO DIGITAL- CURITIBA, JUNHO DE 2010.
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Certificação Eletrônica e Assinatura Digital ANVISA
Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Hash, Assinatura e Certificado Digital
Hash, Assinatura e Certificado Digital
RSN Administrar FGTS - Recife CONECTIVIDADE SOCIAL ICP
2011 Conectividade Social.
Certificação Digital.
Assinatura Digital aplicada a GED e Workflow
Certificação Digital ICP-Brasil
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública de Atos de Pessoal
Certificação Digital Assinatura Digital.
Submissão Autenticada de Ficheiros ao SIGEX José Martins Marcelo Cerqueira Segurança em Sistemas Informáticos MIEIC.
Autoridades de Certificação
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Benefícios.
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
Documentos Digitais Aula 9.
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
Segurança Ênfase em Comércio Eletrônico. Objetivo Apresentar os principais conceitos envolvendo criptografia,Assinatura digital e Certificação digital.
PKI – Public key infrastructure Infra-estrutura de Chaves Públicas Trabalho de Redes de Computadores II Nome: Délio Silva Nunes.
LUCAS DE ANDRADE VINICIUS BERNARDINO DA SILVA
CERTIFICADO DE ATRIBUTOS
Documentos Digitais Aula 8.
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
Gerenciamento de chaves públicas
Aplicações de Certificados Digitais. Receita Federal do Brasil - RFB - e-CAC DBE - Documento Básico de Entrada no CNPJ Sistema Público de Escrituração.
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
Desafios Tecnológicos da NFe
Importação e Exportação Bachup’s e cópia de segurança.
SPED e Certificação Digital
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Assinatura Digital kryptós + gráphein Thiago Castelló Fonseca Verônica Taquette Vaz Redes de Computadores I Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
PGP – Pretty Good Privacy Privacidade Bastante Boa
Alunos: Felipe Marcelino da Silva Jean Bruno Souto Villete.
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
Autenticação de Mensagens
6 Certificados Digitais
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
Sistemas de Informação Segurança e Auditoria de Sistemas SI19 – Criptografia – Parte E Prof. Edson Yassuo
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
1 Assinatura Digital Msc. Adilson Eduardo Guelfi Msc. Frank Meylan Laboratório de Sistemas Integráveis Escola Politécnica da.
Segurança de Redes de Computadores Prof. Paulo Fernando da Silva.
Conceituação de Assinatura e Certificação Digital
GED e Assinatura Digital
CERTIFICADO DIGITAL FÁBIO DE MORAIS SILVANA TAKEDA MISAKI WILLIAM TZI WEI FERREIRA LEE.
ASSINATURA DIGITAL.
Transcrição da apresentação:

Professor: Alex Avellar Elaine Cristina Coelho Raphael Miranda Rafael Moraes Gonzales Thiago Miranda Vinicius Alves Cruz Professor: Alex Avellar

O que é certificação digital? Como funciona a certificação digital? O que é Assinatura digital? Vantagens e Desvantagens Obtendo Certificados Digitais Tipos de Certificados da ICP-Brasil e-CPF e e-CNPJ

O que é certificação digital? Basicamente, trata-se de um documento eletrônico com assinatura digital que contém dados como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc), entidade emissora (você saberá mais sobre isso adiante), prazo de validade e chave pública. Com o certificado digital, a parte interessada obtém a certeza de estar se relacionando com a pessoa ou com a entidade desejada. A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.

Como funciona a certificação digital? A certificação digital funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominado assinatura digital . Uma assinatura digital funciona como um selo eletrônico, podendo ser enviada durante uma transação eletrônica. Da mesma forma que um lacre de uma carta previne que alguém possa ter acesso ao conteúdo da carta, também a assinatura digital impede o acesso à informação ou a alteração do seu conteúdo. A utilização das assinaturas digitais permite manter: Autenticação - o receptor deverá poder confirmar a assinatura do emissor; Integridade - a assinatura não pode ser falsificável; Não-repúdio - o emissor não pode negar a sua identidade.

O que é Assinatura digital? Código utilizado para verificar a integridade de um texto ou mensagem. Também pode ser utilizado para verificar se o remetente de uma mensagem é mesmo quem diz ser. Na assinatura digital, o documento não sofre qualquer alteração e o hash cifrado com a chave privada é anexado ao documento. Veja o Esquema de conferência da assinatura digital:

Vantagens e Desvantagens As vantagens da assinatura digital prendem-se principalmente com uma maior flexibilidade e segurança: Maior segurança que uma assinatura normal, pois é virtualmente impossível de imitar, a não ser que seja divulgado o código que lhe deu origem; Possibilidade de associar a qualquer tipo de documento eletrônico; Maior facilidade e velocidade de transmissão, visto que podem ser transmitidas em forma de ficheiro (em bytes, e não em forma material); facilidade de confirmar a autenticidade e integridade do documento, uma vez que é fácil contatar a entidade certificadora, isto se não tiver em nosso poder a chave pública para fazer a confirmação; Não repúdio, sendo possível ao sistema emitir automaticamente uma prova do uso da chave pública, podendo o emissor ficar com uma prova da abertura do documento pelo receptor;  

DESVANTAGENS: Prendem-se principalmente com as limitações dos sistemas informáticos e com a juventude deste tipo de sistemas: - Com o desenvolvimento do processamento dos computadores aumenta a possibilidade de falsificação de assinaturas mais antigas, razão pela qual tem um prazo de validade; - Possibilidade de roubo do código ou password que assina o documento; universalmente, ainda não tem aceitação legal; - O sistema de PKI - Public Key Infrastruture ainda não tem funcionamento satisfatório em Portugal.

Um Certificado Digital normalmente apresenta as seguintes informações nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública período de validade do certificado chave pública nome e assinatura da entidade que assinou o certificado número de série

Exemplo de Certificação Digital

Obtendo Certificados Digitais A ICP-Brasil trabalha com uma hierarquia onde a AC-Raiz, isto é, a instituição que gera as chaves das ACs e que regulamenta as atividades de cada uma, é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A ICP-Brasil tem considerado nove ACs credenciadas: - Serpro; - Caixa Econômica Federal; - Serasa; - Receita Federal; - Certisign; - Imprensa Oficial; - AC-JUS (Autoridade Certificadora da Justiça); - ACPR (Autoridade Certificadora da Presidência da República); - Casa da Moeda do Brasil.

Tipos de Certificados da ICP-Brasil A ICP-Brasil oferece duas categorias de certificados digitais: A e S, sendo que cada uma se divide em quatro tipos: A1, A2, A3 e A4 ; S1 , S2 , S3 e S4. A categoria A é direcionada para fins de identificação e autenticação, enquanto que o tipo S é direcionado a atividades sigilosas.

e-CPF e e-CNPJ

Finalizando! - www.iti.gov.br; - www.icpbrasil.gov.br No mais, se você quiser conhecer mais detalhes sobre certificação digital no Brasil, acesse os sites do ITI e da ICP-Brasil: - www.iti.gov.br; - www.icpbrasil.gov.br - http://assinaturas-digitais.web.simplesnet.pt