Lembrar hora. Introduzir a disciplina para os alunos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
projeto de pesquisa Modelos
Advertisements

Prof° Christian Valério
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Desenvolvimento de PROJETOS.
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Este material é parte integrante da disciplina
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Universidade Federal do Amapá
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Projeto de Intervenção
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano

Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTIGO CIENTIFICO.
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
PROJETO DE PESQUISA -METODOLOGIA
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Iniciação Científica º Série/EM.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Célia Cruz | Renata Brunetti
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
O Projeto de Pesquisa.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
O que é PROJETO EXECUTIVO
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Metodologias para a Elaboração de Projetos Elementos pré-textuais Segundo Chizzotti (2001) - Pesquisa de intervenção é uma ação deliberativa visando uma.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Lembrar hora. Introduzir a disciplina para os alunos. Apresentar a equipe.

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III LETRAS Circuito 09 TUTORIA 1

Conteúdo a ser trabalhado: Projeto de Intervenção

OBJETIVO Promover a investigação, reflexão, socialização e prática do conteúdo selecionado para a tutoria, realizando a etapa 3 da Atividade Orientada.

ATENÇÃO Para construção dos Projetos de Intervenção, vocês, alunos deverão consultar, obrigatoriamente, os seguintes SITES para pesquisa e aprofundamento da atividade proposta:

SITES http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13940.pdf http://www.espacoacademico.com.br/045/45pc_silva.htm http://www.rieoei.org/deloslectores/417Soares.pdf http://saladeaula.terapad.com/index.cfm?fa=contentNews.newsDetails&newsID=17706&from=archive http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=cosme0001

PASSOS PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO O QUE É UM PROJETO? é um plano de execução de certas atividades com o intuito de se atingir determinados objetivos.

partir de um problema detectado em determinado setor que no nosso caso O Projeto de Intervenção se constrói a partir de um problema detectado em determinado setor que no nosso caso é educação; Ele é feito para intervir na situação real e difere do projeto de pesquisa que pode ser teórico e não precisa necessariamente servir como um projeto de ação.

ESTRUTURA DO PROJETO ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa Folha de rosto Sumário

CAPA Nome da instituição Título Nome do realizador Local e data de realização

FOLHA DE ROSTO Nome do realizador Título Local Agradecimento

É a relação das etapas do trabalho SUMÁRIO É a relação das etapas do trabalho Deve conter: Título Sub-título Páginas

ELEMENTOS TEXTUAIS DE UM PROJETO Tema Problema da pesquisa Resultados esperados Objetivos (geral e específico) Justificativa Revisão da literatura Metodologia Recursos Cronograma

TEMA PROBLEMA DA PESQUISA O tema descreverá o objetivo do projeto e deverá evidenciar qual a intervenção pretendida, esclarecendo e delimitando o assunto a ser abordado. PROBLEMA DA PESQUISA Problematizar é especificar um ponto para ser resolvido, aquilo que significa debate, discordância, discussão ou conflito em relação à temática escolhida.

RESULTADOS ESPERADOS Você deverá apresentar os resultados que espera alcançar com o seu projeto de intervenção. É evidente que estes resultados devem estar coerentes com os objetivos, mas sob a forma de meta a atingir.

Objetivos GERAL:corresponde ao produto final que o projeto quer atingir. Deve expressar o que se quer alcançar na escola a longo e médio prazo. ESPECÍFICOS: é recomendável subdividir o objetivo geral em etapas a atingir através dos objetivos específicos. Os objetivos específicos irão nortear, também, o cronograma de atividades.

JUSTIFICATIVA É constituída pela argumentação sobre a relevância do estudo e remete à problematização e ao objetivo geral, mostrando a importância da abordagem para encontrar o rumo pensado como solução da questão identificada.

REVISÃO DA LITERATURA Deve-se tratar a temática segundo os vários autores, relacionando-os com os pontos do projeto. A revisão literária irá fundamentar o Projeto de Intervenção, pois qualquer que seja a proposta ela deve estar apoiada em bases científicas que justifiquem a sua validade.

METODOLOGIA O sentido da metodologia é facilitar o cumprimento dos objetivos. É preciso descrevê-la, esclarecendo quais os caminhos para o estudo e sua sistematização, ou seja, projetando as possibilidades da travessia pretendida.

RECURSOS Os recursos podem ser materiais ou humanos, mas o seu projeto pode ficar inviável caso você necessite de um recurso de difícil acesso, por isso nesse momento planeje com bastante atenção e pense em tudo que irá precisar.

CRONOGRAMA Pode ser feito em forma de texto ou tabela (a maioria prefere fazer em forma de tabela), consiste no planejamento das etapas de trabalho necessárias à construção do texto, distribuídas no tempo previsto para o estudo.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências Anexos

REFERÊNCIAS É um conjunto de elementos que permite identificar, no todo ou em parte, documentos impressos. ANEXOS São documentos de outros autores utilizados para dar suporte à fundamentação.

REFERÊNCIAS AMORIM, Ana Paula. Metodologia do Trabalho Científico. Salvador: FTC EaD,2005. COSTA, Gisele das Chagas. Pesquisa e Prática Pedagógica I. Salvador: FTC EaD, 2005. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1993.

" A educação é sempre uma aventura coletiva de partilha: de afetos e sensibilidades,de conhecimentos e saberes,de expectativas e experiências,de atitudes e de VALORES,de sentidos de vida . . . " Rubem Alves