A FERROVIA E SUA ORIGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
O que estas imagens representam para você?
Paraty e Saco do Mamanguá
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Mobilizando Forças Para Crescer.
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
MARIA DARIALINE CHRIST DALMASIO
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
História – aula 2.
As Plantas.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
O meio ambiente: as diversidades de árvores / tecnologias
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Memória Viva.
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
Monotrilho (Suspension Railway)
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano
O mundo das letras.
Vivendo as rebeliões no período regencial
Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.
Guias de viagem publicados no estrangeiro davam nota máxima à Linha do Tua, comparando-a aos espectaculares traçados dos Alpes suíços. Muitos de nós nunca.
Projeto de Pesquisa: As Mulheres na Ditadura Militar do Brasil
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Processo de formação da Terra
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Vivendo as rebeliões no período regencial
WEBQUEST.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro
Sugestão de Atividade:
Projeto n°: 8723 Título: 80 anos da Estação Meteorológica do IAG-USP Unidade: IAG-USP Autores: Prof. Dr. Ricardo de Camargo, Lucas C. N. de Almeida, Samantha.
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
Memorial Emanuelle Lustosa
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Curso de Especialização em Marketing Empresarial Disciplina: Logística Empresarial Prof° Dr° Antônio Jorge Cunha Campos Equipe: Manaus, 13 de agosto de.
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares – UNIMINAS
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
PROJETO CERRADO GEOART
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Engenharia Civil.
Brincadeiras Indígenas
ESTUDO DO MEIO 2º ANO A PASSEIO DE BONDE PELO CENTRO HISTÓRICO.
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
EM TORNO DO MERCADO é uma viagem pela história do Mercado Público Central, a partir de sua inauguração até os dias de hoje. Através de textos e de farta.
Charles Thibes | EEB José Mathias Zimmermann | Agosto
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Projeto Brasilidade: “Oscar Niemeyer: Arquiteto do Século” Profª Talita Mazzali Medeiros e Turma 9° Ano Introdução Com o intuito de trabalhar as riquezas.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Transcrição da apresentação:

A FERROVIA E SUA ORIGEM

Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação, Conclusão, Créditos Índice Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação, Conclusão, Créditos

Introdução Recordar é viver por isso iremos buscar neste simpático transporte “O TREM” a origem da ferrovia de Catalão onde encontraremos pessoas que tiveram participação efetiva no processo de construção da ferrovia e de desenvolvimento da nossa cidade. Neste trajeto percorrendo a linha férrea que liga estados ,municípios até mesmo nações e culturas diferentes vamos descobrir paisagens diferentes e pitorescas,documentos históricos de tempos memoráveis juntos vamos descobrir como é gostoso voltar a viajar de trem...

Tarefas Para desenvolver este trabalho os alunos deverão fazer: pesquisas na internet sobre a localização da ferrovia e sua trajetória na linha do tempo e recolher documentos em livros revistas e jornais. Visita ao museu da cidade de Catalão, Atividades práticas como: maquetes, teatro, painéis, desenhos, pinturas e apresentações destas atividades.

Processo 1º- Os alunos irão visitar o museu e serão divididos em grupos, cada qual representando uma personagem como se fizessem parte da história . Cada grupo deverá fazer a sua pesquisa de campo, explorando ao máximo o assunto: grupo dos ferroviários grupo dos políticos grupo dos poetas grupo dos populares grupo dos jornalistas

2º- Após a pesquisa, cada grupo receberá uma atividade prática de arte para ser desenvolvida, seguindo a seguinte divisão: - grupo do ferroviários: maquete da ferrovia e a estação atual - grupo dos políticos: simulação da inauguração da ferrovia através de teatro - grupo dos poetas composição de paródias e poesias sobre o tema A origem da Ferrovia - grupo dos populares convidar pessoas para relatar casos e lendas ou cantigas folclóricas sobre a ferrovia e o trem - grupo dos jornalistas simulação de um telejornal para registrar e finalizar as apresentações de todos os grupos.

A Estrada de Ferro “Goiás” A História da Mogiana Recursos A Estrada de Ferro “Goiás” A História da Mogiana

Integração e organização do grupo Avaliação em Grupo Atividades Regular Bom Ótimo Integração e organização do grupo Interesse e participação na pesquisa de campo durante a visita ao museu Exposição do Desenho da Estação Ferroviária Criatividade na apresentação do trabalho e qualidade dos recursos utilizados

Conclusão Diante deste processo de resgate da malha ferroviária de Catalão concluímos que fazemos parte desta história e desde a pesquisa,documentários, entrevistas e a apresentação das atividades práticas somos responsáveis por acompanhar sua evolução e conservando a ferrovia e o trem como transporte de passageiros gerando mais oportunidades na área social, viagem de trem nesta possibilidade ok?

Créditos Autora: Meire Mercês Gonzaga Trabalho interdiciplinar de Arte, contando com a colaboração de professores de outras disciplinas. Desenvolvido para o ensino médio. Fonte de pesquisa: www.google.com.br, documentários do museu de Catalão. 10 de Março de2006