1 Cenário da Educação a Distância Curso de Pós-Graduação em Treinamento & Desenvolvimento Disciplina: Aprendizagem a distância Lane * * Agosto/2007
Objetivos Conceituar os fundamentos da Educação a Distância Conhecer tecnologia e recursos disponíveis para EAD Oferecer suporte para a elaboração de planos de cursos e de aula para EAD Oferecer subsídios para a prática de avaliação em EAD
Plano de Trabalho Manhã Tarde Conhecendo a turma Apresentação da sondagem DVD – Cenário da EAD - Discussão e conclusões Exposição dialogada Tarde DVD – Projetos de EAD – Discussão e conclusões Pesquisa de projetos – em grupo Apresentação e discussão Atividades – preparação do projeto final
Aprendizagem a Distância O cenário da EAD 1 Tecnologias Digitais e Mediação na EAD 2 Planejamento e Avaliação 3
1. O Cenário da EAD Educação a Distância O que está por vir? O que há de EAD por aí? O que é? A quem se destina? Educação a Distância Quais são os desafios? Como evoluiu? Há vantagens?
? O que é a EAD?
O que é EAD? Art. 1º, DL 5.622, 20/12/2005. Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
? A quem se destina?
A quem se destina? Pessoas que foram impedidas de estudar devido a limitações geográficas, físicas, sociais e econômicas. São eles: Adultos, trabalhadores que necessitam de formação continuada; Pessoas que moram em áreas isoladas; Portadores de deficiência; Entre outros.
? Como evoluiu?
Como evoluiu? Ao longo do tempo, a EAD ampliou e diversificou as formas de ensinar e estudar. Notas, apostilas, livros didáticos e tarefas comentadas via correio Combinação de vários materiais (impresso, rádio, TV, tutoria domiciliar e centros de estudo) Uso de rádio e TV aliadas a atividades presenciais regulares Acesso ilimitado às fontes de informação e desenvolvimento de trabalhos colaborativos EAD Clássica EAD Grupal EAD Web Correspondência
O que provocou todas essas mudanças?
O que provocou a mudança? Desenvolvimento De estratégias metodológicas mais flexíveis e variadas de ensino-aprendizagem Das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gerações
Quebra da barreira do tempo Tecnologias de Informação e Comunicação Conferências, aulas expositivas por áudio (radiodifusão), por via telefônica (audioconferência), fitas de vídeo, videoconferência e teleconferência. Gerações de EAD Interatividade Quebra da barreira do tempo Material impresso Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação 1ª 2ª 3ª Segovia
Proporcionar educação permanente e ocupacional Gerações de EAD Proporcionar educação permanente e ocupacional Atingir alunos desfavorecidos Objetivos Pedagógicos Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação
Gerações de EAD Métodos Pedagógicos 1ª 2ª 3ª Material impresso Programas teletransmitidos, pacotes didáticos, mediação passiva Modularização dos temas, desenhos didáticos a partir de necessidades formativas. Métodos Pedagógicos Guias de estudo, auto-avaliação, instrução programada Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação
Gerações de EAD Meios de comunicação 1ª 2ª 3ª Material impresso Rádio, TV, e materiais audiovisuais Meios de comunicação Ciberespaço, satélites, videoconferência. Correio Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação
Esporádico - Contatos telefônicos. Periódico, depende de deslocamento. Gerações de EAD Tutoria - Atendimento Esporádico - Contatos telefônicos. Contatos eletrônicos Periódico, depende de deslocamento. Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação
Gerações de EAD Interatividade 1ª 2ª 3ª Material impresso Aluno - Material Didático - Alunos - professores - Sistema Educativo Interatividade Aluno - Material Didático Aluno - Material Didático Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação
3ª Sistemas integrados de EAD Gerações de EAD Aspectos técnicos 1ª Correspondência 2ª Rádio, TV. 3ª Sistemas integrados de EAD 4ª Escolas virtuais Alves
Gerações de EAD ! Os meios utilizados em uma geração não excluem os demais. O meio não tem valor em si, mas sim o seu uso quando definido por uma proposta pedagógica.
O que significa essa mudança de tecnologia?
Sociedade da Informação Demanda por profissionais aptos a acompanharem as constantes mudanças Sociedade da Informação Evolução da Tecnologia Globalização EAD
Quais as vantagens da EAD?
Vantagens da EAD Ampliação dos saberes Aumento da autonomia dos alunos Currículo sem limites Distribuição do material facilitada pelo meio digital Formação de leitores autônomos
Vantagens da EAD Encorajamento para continuidade e progressão dos estudos Fim do desconforto de ouvir um professor por horas Flexibilidade dos programas (ajustes a partir das necessidades e interesses dos alunos) Inclusão social
Vantagens da EAD Independência no tempo e espaço Maior interatividade Maior intercâmbio entre estudantes, inclusive de outras regiões do país e do mundo. Melhoria na escrita e na leitura
Vantagens da EAD Prática de novas capacidades cognitivas Redução de custos com infra-estrutura Redução de custos com transportes e lanches para os alunos. Respeito ao ritmo do aluno Utilização de múltiplos recursos pedagógicos com o objetivo de facilitar a construção do conhecimento.
? Quais são os desafios?
Desafios da EAD Acesso às tecnologias Adequação dos suportes tecnológicos ao desenvolvimento de conteúdos Capacitação dos tutores em mediação e tecnologias digitais Desconforto do público com a tecnologia
Desafios da EAD Diante da flexibilidade e poder de escolha, o aluno pode sentir-se desorientado; Elaboração de material adequado com características de dialogicidade, navegabilidade, interatividade, consistência, articulação forma-conteúdo; Exclusão digital
Desafios da EAD Gestão qualitativa do tempo do tutor, do professor e do aluno; Identificação da proposta de ensino e a concepção de aprendizagem adequada aos diversos fins Manutenção da motivação dos alunos
Desafios da EAD Mudança de paradigma dos aluno que precisa sair da zona de conforto Perda da sensação de pertencimento (sensação de isolamento) Produção e recepção dos sentidos na comunicação Propensão à dispersão com tantas informações para organizar e trabalhar
Desafios da EAD Quebra de paradigma para a prática de novas capacidade cognitivas Redução da evasão Relação adequada do número de alunos a serem atendidos por um tutor Sobrecarga de trabalho do tutor
Você já viu algum desses cursos?
Abordagens Massividade Alta evasão Maneira de chegar ao aluno Massividade Alta evasão Prado e Valente (2002) identificaram três tipos: Comunicação bidirecional Tempo-espaço mesmo A informação é entregue ao aluno em larga escala Broadcast Comunicação multidimensional Aprendizagem por colaboração Virtualização da sala de aula presencial Reproduz para o meio virtual a situação de uma sala de aula presencial Estar junto virtual Aprendizagem assistida por computador (AAC)
? Qual a diferença entre ? Educação a distância E-learning Educação on-line
Comunicação síncrona ou assíncrona (1:1, 1:N e N:N) Termos da Modalidade Utiliza várias técnicas que possibilitam a comunicação (correios, fax, internet, TV, etc) A diferença pode estar no uso dos meios, na metodologia aplicada ou em outros aspectos: Comunicação síncrona ou assíncrona (1:1, 1:N e N:N) Pode ser realizada pelo uso de diferentes meios Educação a distância Cursos blended ou híbridos (momentos presenciais e interações via internet) Educação on-line É realizada via internet E-learning É realizada via internet e seu foco está na capacitação de funcionários
? Qual o futuro da EAD ?
Tendências Futuro da EAD Tecnologia Convergência das Mídias
Tendências No campo da Tecnologia Futuro da EAD TV Digital Ampliação das redes de comunicação
Tendências No campo da Educação,... Futuro da EAD novas metodologias novos materiais novos públicos novos professores novos alunos
Referências ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso: 1/8/07. ALVES, João Roberto Moreira. Sistemas de educação a distância. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1998, 94p. BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2003. 115 p. (Educação Contemporânea). BRASIL. MEC. Ministério da Educação e Cultura. Decreto 5.622. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf. Acesso: 1/8/07. CORREA, Juliane. Senac. DN. Unidade de Estudo 1 – Cenário Atual da EAD. Curso de especialização em educação a distância. Rio de Janeiro: SENAC/DFP/CEAD, 2002. 2 ed. Gênero: Educativo. Inclui livro de orientações e 1 cd-rom. LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Tradução de: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001. 110 p. Inclui bibliografia. ISBN 8573078057. MOTA, Davide. Senac. DN. Formação e trabalho. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 1997. 96p. Inclui um CD-ROM.
“O essencial para a Educação é a liberdade para criar e inovar, ir além da informação.” Pierre Lévy
laneprimo@uol.com.br http://www.primo.ilhaweb.net/laneprimo/ Muito obrigada Lane * * laneprimo@uol.com.br http://www.primo.ilhaweb.net/laneprimo/ http://www.primo.ilhaweb.net/fic/