1 Cenário da Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Maio / 2006.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
Conceitos de Educação a Distância
Questionário de Avaliação Institucional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Provas de Concursos Anteriores
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Introdução à Educação à distância
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

1 Cenário da Educação a Distância Curso de Pós-Graduação em Treinamento & Desenvolvimento Disciplina: Aprendizagem a distância Lane * * Agosto/2007

Objetivos Conceituar os fundamentos da Educação a Distância Conhecer tecnologia e recursos disponíveis para EAD  Oferecer suporte para a elaboração de planos de cursos e de aula para EAD Oferecer subsídios para a prática de avaliação em EAD

Plano de Trabalho Manhã Tarde Conhecendo a turma Apresentação da sondagem DVD – Cenário da EAD - Discussão e conclusões Exposição dialogada Tarde DVD – Projetos de EAD – Discussão e conclusões Pesquisa de projetos – em grupo Apresentação e discussão Atividades – preparação do projeto final

Aprendizagem a Distância O cenário da EAD 1 Tecnologias Digitais e Mediação na EAD 2 Planejamento e Avaliação 3

1. O Cenário da EAD Educação a Distância O que está por vir? O que há de EAD por aí? O que é? A quem se destina? Educação a Distância Quais são os desafios? Como evoluiu? Há vantagens?

? O que é a EAD?

O que é EAD? Art. 1º, DL 5.622, 20/12/2005. Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

? A quem se destina?

A quem se destina? Pessoas que foram impedidas de estudar devido a limitações geográficas, físicas, sociais e econômicas. São eles: Adultos, trabalhadores que necessitam de formação continuada; Pessoas que moram em áreas isoladas; Portadores de deficiência; Entre outros.

? Como evoluiu?

Como evoluiu? Ao longo do tempo, a EAD ampliou e diversificou as formas de ensinar e estudar. Notas, apostilas, livros didáticos e tarefas comentadas via correio Combinação de vários materiais (impresso, rádio, TV, tutoria domiciliar e centros de estudo) Uso de rádio e TV aliadas a atividades presenciais regulares Acesso ilimitado às fontes de informação e desenvolvimento de trabalhos colaborativos EAD Clássica EAD Grupal EAD Web Correspondência

O que provocou todas essas mudanças?

O que provocou a mudança? Desenvolvimento De estratégias metodológicas mais flexíveis e variadas de ensino-aprendizagem Das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gerações

Quebra da barreira do tempo Tecnologias de Informação e Comunicação Conferências, aulas expositivas por áudio (radiodifusão), por via telefônica (audioconferência), fitas de vídeo, videoconferência e teleconferência. Gerações de EAD Interatividade Quebra da barreira do tempo Material impresso Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação 1ª 2ª 3ª Segovia

Proporcionar educação permanente e ocupacional Gerações de EAD Proporcionar educação permanente e ocupacional Atingir alunos desfavorecidos Objetivos Pedagógicos Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação

Gerações de EAD Métodos Pedagógicos 1ª 2ª 3ª Material impresso Programas teletransmitidos, pacotes didáticos, mediação passiva Modularização dos temas, desenhos didáticos a partir de necessidades formativas. Métodos Pedagógicos Guias de estudo, auto-avaliação, instrução programada Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação

Gerações de EAD Meios de comunicação 1ª 2ª 3ª Material impresso Rádio, TV, e materiais audiovisuais Meios de comunicação Ciberespaço, satélites, videoconferência. Correio Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação

Esporádico - Contatos telefônicos. Periódico, depende de deslocamento. Gerações de EAD Tutoria - Atendimento Esporádico - Contatos telefônicos. Contatos eletrônicos Periódico, depende de deslocamento. Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação

Gerações de EAD Interatividade 1ª 2ª 3ª Material impresso Aluno - Material Didático - Alunos - professores - Sistema Educativo Interatividade Aluno - Material Didático Aluno - Material Didático Segovia Material impresso 1ª 2ª 3ª Difusão Rádio e TV Tecnologias de Informação e Comunicação

3ª Sistemas integrados de EAD Gerações de EAD Aspectos técnicos 1ª Correspondência 2ª Rádio, TV. 3ª Sistemas integrados de EAD 4ª Escolas virtuais Alves

Gerações de EAD ! Os meios utilizados em uma geração não excluem os demais. O meio não tem valor em si, mas sim o seu uso quando definido por uma proposta pedagógica.

O que significa essa mudança de tecnologia?

Sociedade da Informação Demanda por profissionais aptos a acompanharem as constantes mudanças Sociedade da Informação Evolução da Tecnologia Globalização EAD

Quais as vantagens da EAD?

Vantagens da EAD Ampliação dos saberes Aumento da autonomia dos alunos Currículo sem limites Distribuição do material facilitada pelo meio digital Formação de leitores autônomos

Vantagens da EAD Encorajamento para continuidade e progressão dos estudos Fim do desconforto de ouvir um professor por horas Flexibilidade dos programas (ajustes a partir das necessidades e interesses dos alunos) Inclusão social

Vantagens da EAD Independência no tempo e espaço Maior interatividade Maior intercâmbio entre estudantes, inclusive de outras regiões do país e do mundo. Melhoria na escrita e na leitura

Vantagens da EAD Prática de novas capacidades cognitivas Redução de custos com infra-estrutura Redução de custos com transportes e lanches para os alunos. Respeito ao ritmo do aluno Utilização de múltiplos recursos pedagógicos com o objetivo de facilitar a construção do conhecimento.

? Quais são os desafios?

Desafios da EAD Acesso às tecnologias Adequação dos suportes tecnológicos ao desenvolvimento de conteúdos Capacitação dos tutores em mediação e tecnologias digitais Desconforto do público com a tecnologia

Desafios da EAD Diante da flexibilidade e poder de escolha, o aluno pode sentir-se desorientado; Elaboração de material adequado com características de dialogicidade, navegabilidade, interatividade, consistência, articulação forma-conteúdo; Exclusão digital

Desafios da EAD Gestão qualitativa do tempo do tutor, do professor e do aluno; Identificação da proposta de ensino e a concepção de aprendizagem adequada aos diversos fins Manutenção da motivação dos alunos

Desafios da EAD Mudança de paradigma dos aluno que precisa sair da zona de conforto Perda da sensação de pertencimento (sensação de isolamento) Produção e recepção dos sentidos na comunicação Propensão à dispersão com tantas informações para organizar e trabalhar

Desafios da EAD Quebra de paradigma para a prática de novas capacidade cognitivas Redução da evasão Relação adequada do número de alunos a serem atendidos por um tutor Sobrecarga de trabalho do tutor

Você já viu algum desses cursos?

Abordagens  Massividade  Alta evasão Maneira de chegar ao aluno  Massividade  Alta evasão Prado e Valente (2002) identificaram três tipos:  Comunicação bidirecional  Tempo-espaço mesmo A informação é entregue ao aluno em larga escala Broadcast  Comunicação multidimensional  Aprendizagem por colaboração Virtualização da sala de aula presencial Reproduz para o meio virtual a situação de uma sala de aula presencial Estar junto virtual Aprendizagem assistida por computador (AAC)

? Qual a diferença entre ? Educação a distância E-learning Educação on-line

Comunicação síncrona ou assíncrona (1:1, 1:N e N:N) Termos da Modalidade Utiliza várias técnicas que possibilitam a comunicação (correios, fax, internet, TV, etc) A diferença pode estar no uso dos meios, na metodologia aplicada ou em outros aspectos: Comunicação síncrona ou assíncrona (1:1, 1:N e N:N) Pode ser realizada pelo uso de diferentes meios Educação a distância Cursos blended ou híbridos (momentos presenciais e interações via internet) Educação on-line É realizada via internet E-learning É realizada via internet e seu foco está na capacitação de funcionários

? Qual o futuro da EAD ?

Tendências Futuro da EAD Tecnologia Convergência das Mídias

Tendências No campo da Tecnologia Futuro da EAD TV Digital Ampliação das redes de comunicação

Tendências No campo da Educação,... Futuro da EAD novas metodologias novos materiais novos públicos novos professores novos alunos

Referências ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso: 1/8/07. ALVES, João Roberto Moreira. Sistemas de educação a distância. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1998, 94p. BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2003. 115 p. (Educação Contemporânea). BRASIL. MEC. Ministério da Educação e Cultura. Decreto 5.622. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf. Acesso: 1/8/07. CORREA, Juliane. Senac. DN. Unidade de Estudo 1 – Cenário Atual da EAD. Curso de especialização em educação a distância. Rio de Janeiro: SENAC/DFP/CEAD, 2002. 2 ed. Gênero: Educativo. Inclui livro de orientações e 1 cd-rom. LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Tradução de: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001. 110 p. Inclui bibliografia. ISBN 8573078057. MOTA, Davide. Senac. DN. Formação e trabalho. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 1997. 96p. Inclui um CD-ROM.

“O essencial para a Educação é a liberdade para criar e inovar, ir além da informação.” Pierre Lévy

laneprimo@uol.com.br http://www.primo.ilhaweb.net/laneprimo/ Muito obrigada Lane * * laneprimo@uol.com.br http://www.primo.ilhaweb.net/laneprimo/ http://www.primo.ilhaweb.net/fic/