AS ENTIDADES DE CLASSE E O SISTEMA PROFISSIONAL DAS ENGENHARIAS.

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Transcrição da apresentação:

AS ENTIDADES DE CLASSE E O SISTEMA PROFISSIONAL DAS ENGENHARIAS

ENTIDADES DE CLASSE ASSOCIAÇÕES DE PROFISSIONAIS SINDICATOS

ASSOCIAÇÕES DE PROFISSIONAIS Organização do 3º setor, similar a ONG; Prevista no Código Civil Brasileiro, Capítulo III; Sem fins econômicos Organização mais viável do século.

NO SISTEMA Art. 25 – Propor a criação dos Creas; Art. 30 – Plenário do Confea. Os representantes dos grupos profissionais referidos na alínea "a" doArt. 29 e seus suplentes serão eleitos pelas respectivas entidades de classe registradas nas regiões; Art. 34, alínea “j” - agir, com a colaboração das sociedades de classe e das escolas ou faculdades de engenharia, arquitetura e agronomia, nos assuntos relacionados com a presente Lei; Art Parágrafo único - Os Conselhos Regionais poderão destinar parte de sua renda líquida, proveniente da arrecadação das multas, a medidas que objetivem o aperfeiçoamento técnico e cultural do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro-Agrônomo.

Art Os Conselhos Regionais serão constituídos... c) representantes diretos das entidades de classe de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo, registradas na Região, de conformidade com o artigo 62. Art. 27 – Código de Ética Profissional, alínea “n” elaborado pelas Entidades de Classe; O funcionamento do Sistema Confea/Crea É depende das Entidades de Classe;

ANÁLISE Lei 5.194/66 promulgada na época da ditadura; Só existiam as grandes Entidades de Classe; Tinham grande influência política; Não precisavam de recursos; Não houve previsão de repasses as Entidades; Amarrou o funcionamento do Sistema as Entidades de Classe.

NOSSA REALIDADE O Sistema Confea/Crea/Mútua são as própias Entidades de Classe! São as Entidades de Classe que elegem seus líderes! Como na política, os líderes fazem a gestão do Sistema, sem prestar contas para as EC’s! As Entidades de Classe se tornaram a parte mais frágil do Sistema!

COMO AVANÇAR! Organizar as EC’s no Estado; Organizar os CDER’s no país; Eleger lideres comprometidos e pautados; Fazer, conjuntamente, um planejamento a curto, médio e longo prazos; Fazer parte da gestão para implantar politicas, programas e projetos;

Minas Gerais Entidades de Classe unificadas; Gestão comum; Execução de projetos.

OBJETIVO DAS ENTIDADES DE CLASSE Gerar valor para os profissionais; Gerar valor para a sociedade;

VALOR PARA OS PROFISSIONAIS Benefícios; Representatividade; Valorização da profissão; Cursos de capacitação; Serviços profissionais; Relacionamentos; Desenvolvimento pessoal e profissional;

VALOR PARA A SOCIEDADE Participar dos Fóruns Municipais e Estaduais e contribuir com sua visão técnica; Participar das discussões dos planos diretores, de saneamento e mobilidade urbana; Contribuir com propostas para melhoria da qualidade de vida na sua região; Associação cidadã!

“Uma associação precisa ser como uma colmeia ou cupinzeiro, cada um faz um pouquinho e o resultado é muito grande!” Muito obrigado! Maurício Fernandes