Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 1º Ano Fatores Pragmáticos: informatividade; situacionalidade; aceitabilidade
Na aula de hoje, veremos que todo texto, por maior / menor que seja, LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Na aula de hoje, veremos que todo texto, por maior / menor que seja, é produzido com alguma intenção, que pode estar explícita na superfície ou implícita em suas entrelinhas. (ANTUNES, 2009)
Por exemplo, a desculpa que, às vezes, apresentamos: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Por exemplo, a desculpa que, às vezes, apresentamos: “Falei por falar” – É uma estratégia para nos eximirmos de uma responsabilidade, de não assumirmos o que foi dito.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Por outro lado, todo texto apresenta elementos que nos permite classificá-lo como texto.
Nesse sentido, a linguista Irandé Antunes afirma que, LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Nesse sentido, a linguista Irandé Antunes afirma que, “ ... um conjunto de palavras deve ter algumas características para que possa funcionar e ser reconhecido como texto.” (ANTUNES, 2005, p. 42)
São os chamados fatores pragmáticos, os quais estudaremos a seguir: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade São os chamados fatores pragmáticos, os quais estudaremos a seguir: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade.
INFORMATIVIDADE LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade INFORMATIVIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para darmos prosseguimento ao nosso estudo, vamos fazer duas suposições:
A primeira para alguém conhecido. LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade 1ª Suposição: Suponha que seu professor de Português solicitou à turma duas produções escritas (cartas). A primeira para alguém conhecido. A segunda para alguém desconhecido.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade No primeiro caso, se você sabe para quem escreve, pode decidir quais informações e palavras pode e deve incluir na carta e quais pode e deve omitir.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade No segundo caso, se você não sabe quem é seu leitor, fica impossível tomar qualquer decisão a respeito do uso que fará das informações e palavras.
1º modo: o texto trazia unicamente as LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade 1º modo: o texto trazia unicamente as opiniões, “boa”, “péssima” e “regular”; texto curto, objetivo; ausência de comentários dos entrevistados; 2º modo: além das respostas “boa”, “péssima” e “regular”, o texto trazia o porquê de tais escolhas, acompanhado de algumas sugestões dos entrevistados sobre como “melhorar” a qualidade e divulgação dos produtos fabricados ; o texto não era longo, todavia, percebia-se objetividade e subjetividade. Qual dos modos estava mais adequado? Por quê? 2ª Suposição: Suponha que você trabalha numa indústria têxtil e seu chefe imediato lhe delegou uma pesquisa com os compradores sobre a qualidade dos produtos da indústria. Você, temendo não ser bem sucedido, organizou a pesquisa de dois modos na intenção de, posteriormente, escolher o mais apropriado para a situação comunicativa com seu chefe. Vejamos ao lado, as características desses dois modos:
A informatividade implica um texto sem informação demais nem de menos. LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade A informatividade implica um texto sem informação demais nem de menos.
Para sua melhor compreensão, leia e analise o texto abaixo: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para sua melhor compreensão, leia e analise o texto abaixo: PAULA MARCOS DA SILVA Fone Residencial: (81) 3123.9999 - Celular (81) 9123.9999 E-mail: paulamarcos@imeioul.com.br Data de nascimento: 10/04/1988 Objetivo Profissional : Secretária Qualificações : Dinâmica, comunicativa, com grande facilidade para trabalhar em equipe. Para alguns, é considerada extremamente sincera e interativa. Experiência no uso de computadores tanto para edições e formatações de textos como para busca de informações pela internet. Capacidade para entender, se expressar e se comunicar por voz ou texto em inglês. Iniciativa e espírito de liderança são também qualidades marcantes.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Experiência de vida Período escolar : por ser muito comunicativa, apresentou a maioria das atividades em grupo das quais participou. Sempre obteve bom rendimento escolar. Assim, desenvolveu autoconfiança suficiente para enfrentar e vencer novos desafios. Nunca foi chamada à diretoria para reclamações. Grêmio estudantil (2003): participou da organização de eventos e da negociação e contratação de serviços, aprimorando a habilidade para trabalhar em equipe e desenvolvendo a capacidade de iniciativa. Experiência com computadores e internet : Montou e formatou grande quantidade de trabalhos escolares, o que lhe rendeu uma grande facilidade na manipulação de editores de textos. Adquiriu também experiência e desenvoltura em buscas e pesquisas de informações na internet.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Língua estrangeira: aprendeu e desenvolveu a capacidade de entendimento e expressão em língua inglesa, atingindo um nível intermediário, o que a torna capaz de ler, entender e se expressar tanto oralmente como por escrito nessa língua. Oradora da turma (2005): candidatou-se à oradora da turma, o que demonstrou sua capacidade de assumir compromissos e enfrentar novos desafios. Foi selecionada e obteve grande sucesso em sua apresentação, demonstrando, mais uma vez, sua facilidade para lidar com as palavras e sua coragem para falar em público. Formação acadêmica: Ensino Médio – Escola Estadual Joaquim Nabuco - Concluído em dez/2005 Curso de Inglês – Cultura Americana (jan/2004 a dez/2005)
A respeito do texto lido, responda na folha de exercício: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade A respeito do texto lido, responda na folha de exercício: 1- Em que gênero textual podemos classificá-lo? 2-Qual sua função na sociedade? 3-Como você considera a disposição das informações, isto é, estão faltando ou sobrando? 4- O que é relevante afirmar nesse gênero? 5-Quais expressões levaram a produtora a exagerar? 6- O que lhe faltou informar? 7- Pelas informações fornecidas pela candidata, qual, em sua opinião, é a mais relevante na conquista de um emprego nos dias atuais? Justifique sua escolha. 8- Houve contradição nas afirmações? Se houve, qual / quais?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Observe A informatividade permite que o produtor respeite os limites do seu leitor, escrevendo ou falando no limite. No caso do texto lido, a produtora exagerou nas informações apresentadas, tornando seu currículo longo e de leitura exaustiva, todavia omitiu informações mais relevantes (endereço, telefone para contato, por exemplo).
SITUACIONALIDADE LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade SITUACIONALIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Na produção textual, os objetivos do produtor só serão atingidos se seu leitor aceitar o texto.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Assim, todos nós, ao escrevermos nossos textos, precisamos nos conscientizar de que um texto é escrito e lido em determinado contexto, em determinada situação espacial, social e temporal.
Ao escrevermos um texto, devemos levar em conta: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Ao escrevermos um texto, devemos levar em conta: o contexto de produção; a situação social e espacial; o que pode ser dito? A quem? Onde? Quando? De que forma? o que não pode ser dito? quem é o interlocutor? quais informações devem ser colocadas no texto? quais devem ser omitidas? que tipo de linguagem utilizar(padrão, não padrão)? Analise com os colegas a seguinte situação: Um turista desavisado e brincalhão desembarca num aeroporto nos Estados Unidos afirmando portar três bombas. Em seguida, é preso e somente é solto após desculpar-se e pagar fiança. Analisem e debatam as questões: se era uma brincadeira, por que a prisão? qual a relação da afirmativa do turista com fatos históricos daquele país? por que a brincadeira não estava adequada às situações social e espacial? como você analisa a recepção textual por parte dos americanos? em termos de situacionalidade, o que lhe pesou mais: o país, as bombas ou a fiança?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Vamos discutir e responder algumas questões oralmente? a) No MSN, qual linguagem utilizar: formal ou informal? Motivo (s): b) Se a pessoa com quem você tecla não for da sua intimidade, o que fazer com o uso da linguagem? Motivos (s): c) O que você acha de uma carta de apresentação endereçada a uma empresa na qual o produtor valeu-se do “internetês”(linguagem da internet)? Adequado? Inadequado? Por quê?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade “Em ambos os casos, estamos nos colocando lado a lado com nossos interlocutores. E são eles (para quem contamos) que também “orientam” nosso contar, ajudando-nos a configurá-lo, como conteúdo e forma.” (FERREIRA e SILVA, 2012, p.22)
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Trata-se, pois, de situações distintas com interlocutores distintos, todavia estes devem ser considerados em toda e qualquer produção textual, quer oral, quer escrita.
Nas produções textuais, devemos sempre LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Nas produções textuais, devemos sempre Adequar a linguagem à comunicabilidade, de tal modo que sejamos entendidos nas diversas situações comunicativas, com diversos tipos de interlocutores. Para efeito de compreensão, leiam em voz alta e analisem a produção ao lado: Situação comunicativa: e-mail de uma aluna do 2º Ano do Ensino Médio para a diretora de sua escola, parabenizando-a pelo seu aniversário: E aí diretora td blz? Fiquei sabendo q taí fazendo aniversário hj. Te dx parabéns e k entre nós pq vc ñ se aposenta? Naum vejo motivo p uma cinquentona tá na escola. Ñ se preocupe com ela, vamos tomar conta dela direito. Bjos, Ju!
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade a)Aponte as transgressões da situacionalidade cometidas pela aluna: b) Como a aluna poderia ter digitado seu e-mail sem tais transgressões? c) Como proceder em situações como a apresentada anteriormente: usar a internet para escrever um e-mail (felicitações pelo aniversário) para uma pessoa que ocupa um cargo social (diretora de escola) e com a qual não temos intimidade?
ACEITABILIDADE LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade ACEITABILIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Retomando a situação anterior, o e-mail da aluna não obedeceu às situações de comunicação: ela não tinha intimidade suficiente para fazer uso da linguagem como fez. Ainda que a diretora fosse uma amiga dela, o uso do termo “diretora” garantiu o distanciamento entre ambas, fato que a aluna não observou. O e-mail foi endereçado a alguém que certamente o leria em determinada situação social e cultural.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para que a aceitabilidade faça parte das nossas produções, devemos sempre levar em conta nosso (s) leitor (es). Ter um leitor ou interlocutor preestabelecido ajuda na produção. Leitor / interlocutor preestabelecido – Esse leitor / interlocutor pode ser real ou fictício, é através da imagem que formamos dele que “negociamos”os sentidos para aquilo que escrevemos ou falamos.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Vamos ler, analisar e comentar a citação abaixo do mestre e doutor em Letras e Linguística, Luciano Amaral Oliveira (2010 p. 140): “Saber para quem se escreve não significa conhecer o leitor pessoalmente nem saber exatamente o perfil desse leitor. Todavia, precisamos ter uma ideia do perfil desse leitor, mesmo que seja um perfil genérico.”
Se você fosse escrever um cartaz sobre os acidentes de moto para o LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Nesse sentido: Se você fosse escrever um cartaz sobre os acidentes de moto para o público em geral, se comportaria textualmente de uma forma diferente daquela com que se comportaria se esse mesmo cartaz estivesse voltado para sua turma, durante a apresentação de um seminário sobre a mesma temática. “ (...) é o leitor que aponta ao escritor os caminhos a seguir no processo de produção textual.” (OLIVEIRA, 2010 p. 140)
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para avaliar sua aprendizagem, leia algumas das situações de produção textual e identifique a quais dos fatores pragmáticos estamos nos referindo (informatividade, situacionalidade e aceitabilidade): 1ª Situação O texto de um de seus colegas sobre as drogas apresentou novidades sobre pesquisas atuais, tornando-o convidativo para a leitura: 2ª Situação Como a estudante sabia quem iria ler sua produção textual, utilizou um vocabulário do uso daqueles leitores:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade 3ª Situação O texto do estudante X voltou às suas mãos porque o professor exigiu que ele considerasse a situação comunicativa: 4ª Situação José disse o que todos já sabiam a respeito de um tema solicitado, seu texto foi previsível ao extremo. Ele não levou em conta a imprevisibilidade, o novo, o desconhecido: 5ª Situação No texto do estudante, houve desrespeito à raça e à religião do leitor, fator responsável pela nota baixa tirada.
Após nosso estudo, escolha uma das opções para produção textual: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Após nosso estudo, escolha uma das opções para produção textual: 1ª opção: Suponha que você foi selecionado (a) para dar as boas-vindas, em nome da sua escola, a um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); 2ª opção: Suponha que você fará uma exposição breve para agricultores locais sobre os perigos das queimadas para o solo. Atenção: Em ambas as produções não se esqueça de levar em conta os fatores pragmáticos estudados. Divirtam-se e boa sorte!
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade BIBLIOGRAFIA ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com Palavras – coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. __________________ Língua texto e ensino – outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida e SILVA, Lilian Lopes Martins da. Relato: Jogo entre presente, passado e futuro. In: Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro. Na Ponta do Lápis. Ano VIII, nº 19, 2012, p.18-23. OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber – a teoria na prática. São Paulo: ParábolaEditorial, 2010.