TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

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Transcrição da apresentação:

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Sistemas de Processamento de Transações (SPT); Sistema de Informação Gerencial (SIG); Sistemas de Apoio a tomada de Decisão (SAD); Sistemas Especialistas; Sistemas Colaborativos;

Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Entender um sistema de processamento de transações é entender as operações e funções básicas da empresa, divididas de acordo com a estrutura organizacional da mesma. Uma transação é qualquer troca relacionada com negócios, pagamento a empregados, vendas a clientes e pagamento a fornecedores.

Exemplo de um SPT para folha de pagamento.

Sistema de Informação Gerencial (SIG) Um SIG é um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para oferecer informações de rotina aos gerentes e administradores sobre os SPT, através de relatórios impressos. Os departamentos de marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais são apoiados por um banco de dados comum.

Exemplo: Dizer que se deve repor estoque quanto este atingir níveis inferiores a 100 unidades de um item é aderir a uma regra quantitativa que dentro de determinada logística pode trazer resultados. Exemplo: Um relatório resumido dos custos totais de folha de pagamento poderia ajudar um gerente de contabilidade a prever futuros custos na folha de pagamento. Esse mesmo relatório poderia ser útil ao gerente de produção para ajudar a monitorar e controlar o custo de trabalho e tarefas.

Elementos de um SIG

Sistemas de Apoio a tomada de Decisão (SAD) Um SAD vai além de um sistema de informação gerencial, que apenas emitem relatórios sobre os resultados e transações. Um SAD apoia a decisão de problemas específicos, não-estruturados (difícil de serem quantificados), complexo e a informação necessária à melhor decisão é difícil de ser obtida e usada.

Exemplo: A determinação do programa de treinamento apropriado de um novo empregado, a decisão de se começar uma nova linha de produto e a comparação dos benefícios e vantagem da instalação de sistemas de controle de poluição.

Componentes do SAD

Sistemas Especialistas Um sistema especialista é um agrupamento organizado de pessoas, banco de dados, dispositivos usados para gerar um parecer especializado ou sugerir uma decisão em uma área ou disciplina. Esses sistemas de computador são como um profissional especializado com muitos anos de experiência em determinada área.

Um sistema especialista é composto por três elementos: Base de Conhecimento; Base de Regras; Motor de Inferência;

Exemplos: Pesquisa de petróleo e gás, fazer diagnósticos médicos e dar assistência para encontrar problemas em aparelhos elétricos e mecânicos, desenvolver planos de marketing para novos produtos e projetar e configurar sistemas de informação, etc.

Estudo de caso: Sistema Especialista Médico Base de Conhecimento: Informações sobre doenças e distúrbios, juntamente com seus antecedentes familiares, sintomas e causas. “Captar experiência e conhecimento do especialista” Base de Regras: Inclui inúmeras condições. Exemplo: se existe tais sintomas, um diagnóstico é feito com a prescrição de um tratamento. Motor inferência: Apresentação de conclusões sobre diagnósticos e tratamentos.

Sistemas Colaborativos A meta dos sistemas colaborativos é auxiliar a comunicação e o trabalho de pessoas, equipes ou grupos independente do espaço geográfico. Baseia-se no desenvolvimento de Groupware. Groupware em sua definição mais geral é um conjunto de softwares, dispositivos e procedimentos que permite a múltiplos usuários compartilharem informações entre si e a trabalharem juntos em múltiplos projetos.

Ferramentas de groupware: Ferramentas de comunicação eletrônica; Ferramentas de conferência eletrônica; Ferramentas de administração do trabalho de colaboração.

Ferramentas de comunicação eletrônica: Correio Eletrônico; Correio de voz; Fax; Editoração de páginas na rede.

Ferramentas de conferência eletrônica: Conferência por dados; Conferência por voz; Videoconferência; Fóruns de discussão; Sistema de bate-papo; Sistemas de reunião eletrônica.

Ferramentas de administração do trabalho de colaboração Agenda e Programação; Gerenciamento de atividades de projeto; Sistema de fluxo de trabalho; Gerenciamento do documento.