Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comparação entre Plataformas
Advertisements

O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
O RepositóriUM e a Política de Auto-Arquivo da Universidade do Minho
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE LONGO PRAZO Lurdes Saramago 25 de Novembro, 2002 Boas práticas Estratégias.
1 Bibliotecas Gestão de Bibliotecas Gestão de Activos Digitais Integração de Catálogos e Serviços.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
Marfin sobre o Documentador;. Marfin sobre o Documentador;
Arquivo e Documentação
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
O Repositorio Aberto da U.PORTO
Universidade do Minho Seminário MICEI2007 DBPreserve: Preservação de Bases de Dados Jos é Carlos Ramalho
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Atuação do IBICT e os Open Archives
DigiTool – Visão Geral 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006 Caio Pellegatti.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
PROGRAMA INFOBIBLIO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Observatório Sistemas Saúde WorkShop 30 Outubro 2002.
Repositório Institucional da Universidade do Minho RepositóriUM Eloy Rodrigues –
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Acessos Ponto da situação em Janeiro 2008 – 31 Dezembro 2008.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Actividade arqueológica Apresentação dos resultados Inquérito nas autarquias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ACADÊMICAS: FERNANDA GERBER PATRÍCIA SOUSA SILVEIRA DE MACEDO.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Tarântula-Sistema de Recolha de Documentos da Web Daniel Gomes, Mário Silva G rupo xldb-LASIGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa O Tarântula.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
Acesso Aberto à Informação Científica e Repositórios Institucionais
Jornada de divulgação UL 23 | Abril |2008.
Ana Cosmelli Ana Cosmelli | Universidade de Lisboa - SIBUL RECURSOS E SERVIÇOS ELECTRÓNICOS DAS BIBLIOTECAS DA.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Transcrição da apresentação:

Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Jornada de divulgação UL 23 | Abril | 2008

2 Sumário 1.Introdução 2.Objectivos 3.Plataforma escolhida: DigiTool 4. Colecções 4.1 Tipos de colecções 4.2 Organização e estrutura 5. Objectivos imediatos 6. Repositórios Institucionais

3 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 DIGIT.UL 1.Introdução Com a nomeação, em Julho de 2007, do Grupo de Trabalho para a Criação e Desenvolvimento do Repositório Institucional (RI) da UL, pelo Reitor da Universidade de Lisboa, deu-se início ao Projecto Digit.UL.

4 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 DIGIT.UL 2. Objectivos Criação e desenvolvimento de colecções de documentos digitais, com o objectivo de os armazenar, gerir, preservar e divulgar a nível mundial, via Internet, contribuindo, deste modo, para a protecção e valorização da memória intelectual da UL e para o aumento da visibilidade, acessibilidade e impacto do seu valor científico e cultural.

5 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 DIGIT.UL 3. Plataforma escolhida 3. Plataforma escolhida - Digitool, da Ex-Libris. O Digitool é um sistema de gestão e de pesquisa de conteúdos.  Como instrumento de gestão, possibilita gerir:  Objectos digitais, incluindo ficheiros de texto, imagens, áudio e vídeo;  Metadados associados aos objectos digitais;  O acesso e a apresentação desses objectos digitais;  A base de dados de utilizadores.

6 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 DIGIT.UL  Como instrumento de pesquisa, permite ao utilizador final:  Pesquisar e navegar nos metadados;  Efectuar pesquisas avançadas em texto livre nos documentos em texto integral;  Visualizar e/ou activar os objectos digitais de interesse;  Guardar, imprimir e enviar por , os registos pretendidos.

7 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 DIGIT. UL DigiTool : arquitectura  Tem uma estrutura modular, sendo cada modulo desenvolvido para atender às diferentes necessidades, funções e fluxos de trabalhos relacionados com o ciclo de vida de um objecto digital Apresenta:  Um conjunto de módulos para utilização interna (staff): Meditor  Uma interface web, para pesquisa: Resource Discovery  E um módulo web para auto – depósito.

8 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008  Implementa, ainda:  Metadados Dublin Core – para a descrição dos documentos;  Protocolo Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH), que permite a interoperabilidade com outros sistemas; e  Identificadores persistentes que permitem referenciar de forma persistente os recursos e a recuperação dos mesmos no futuro. DIGIT. UL

9 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 MEDITOR DIGIT. UL

10 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 DIGIT.UL – web DIGIT. UL

11 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | Colecções  No âmbito deste projecto, incluem-se dois tipos de colecções digitais: 1. Colecções de documentos, que embora constituam património da UL, não são produção intelectual desta instituição; Repositório Institucional da Universidade de Lisboa (RIUL). 2. Colecções de documentos que formam a produção científica desta comunidade universitária. Constituem o Repositório Institucional da Universidade de Lisboa (RIUL). DIGIT. UL

12 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Colecções: organização e estrutura  As colecções estão organizadas tematicamente e/ou por tipologia documental;  A colecção Repositório Institucional (RI) estrutura-se por tipologia documental; cada uma destas sub–colecções remete, por sua vez, para as Faculdades, Institutos, Centros de Investigação e Laboratórios associados da UL. DIGIT. UL

13 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Objectivos imediatos  Recolha e inserção de conteúdos digitais, para desenvolvimento das colecções já definidas;  Divulgação e promoção do projecto junto da comunidade UL;  Formação dos técnicos das Bibliotecas da UL;  Definição de uma política institucional de auto - arquivo para a Universidade de Lisboa; DIGIT. UL

14 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Objectivos imediatos  Participação no Projecto Meta – Repositório/Portal nacional de literatura científica, juntamente com as Universidades do Minho, Évora, Porto, UTAD e ISCTE;  Interligação com o sistema de gestão de currículos científicos DeGóis. DIGIT. UL

15 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Endereço electrónico do DIGIT.UL DIGIT. UL

16 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | Repositórios institucionais  São sistemas de informação que servem para armazenar, preservar e difundir a produção intelectual de uma determinada instituição, normalmente uma comunidade universitária.  Podem ser criados de forma individualizada ou por grupos de instituições que trabalhem numa base cooperante

17 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Repositórios institucionais Inserem-se no movimento conhecido por Open Acess Iniciative (OAI), que visa promover o Acesso Livre à literatura científica e académica  Em linha  De modo imediato  Livre (sem restrições)  Grátis  Permanente  Permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar (download), copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos (link).

18 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Repositórios institucionais  Os repositórios de Acesso Livre constituem uma das vias (a via verde) para o auto-arquivo da literatura científica;  O movimento de criação de Repositórios institucionais desenvolveu-se de forma significativa a partir de 2002, após o forte impulso das principais Declarações internacionais sobre o Acesso Livre (Declarações de Budapeste, de Bethesda e de Berlim);

19 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 As Declarações OA – Os 3 B’s Budapest Open Access Initiative – Dezembro Bethesda Statement on Open Access Publishing – Junho Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades – Outubro

20 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Repositórios institucionais  Para além destas Declarações, o auto-arquivo pelos seus autores em repositórios de livre acesso tem vindo a ser recomendado por diversos documentos governamentais ou parlamentares em vários países; e  a ser definido como política e posto em prática por inúmeros centros de investigação, organismos financiadores de investigação e universidades.

21 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Declaração do CRUP (28 de Novembro, 2006)

22 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Mapa dos Repositórios

23 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Fim da apresentação