Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades da Matéria
Advertisements

SACARÍMETRO.
Propriedades físicas e químicas das substâncias
Misturas Azeotrópicas
Uma titulação diferente, onde a mudança no ponto de neutralização não é sentida pelos olhos - mas pelo nariz.
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
Resultados Físico-químicos
(conceitos fundamentais, classificação, purificação)
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Misturas e Substâncias
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
PROFESSORA: JOANA BOLSI TURMA: 9O ANO
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
AMOSTRAGEM E AMOSTRAS.
Ensaio Pelos Líquidos Penetrantes
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
FORMAS FARMACEUTICAS LIQUIDAS
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Instituto Hidrográfico
Química.
Propriedades Gerais da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
Ciências Farmacêuticas 2º ano Métodos Instrumentais de Análise I
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Trabalho realizado por: Ana Luisa Custódio, n.º1 Ana Rita Martins; n.º 2 David Trindade, n.º8 José Rosário, n.º /2012.
Propriedades gerais da Matéria
1E Quím. Int. Prof. Rossoni.
CONHECENDO A INDÚSTRIA DE ESMALTE
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
Fracionamento de misturas
Exercícios Prof. Alan Ibiapina.
Transformação de soluções
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Ensaios de Qualidade.
Cápsulas.
Aula 2 Lays Omena – Química.
Propriedades da Matéria
Conceitos fundamentais
Substâncias e Misturas
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
QUALIDADE Controle Físico-Químico
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
Helena Margarida Ribeiro Março Novos medicamentos Reformulação de medicamentos no mercado Maior aceitação por parte do doente.
Porcentagem de água contida no óleo
Seminário de Química Geral - Capítulo 1
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DO LEITE E DERIVADOS
Testes de desintegração e de dissolução
- MÉTODOS VOLUMÉTRICOS
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Marcos Leandro Marques (PUIC). Engenharia Química - Tubarão.
FARMACOGNOSIA I - FCF USP
Volumetria Procedimentos gerais.
1. Apresentação do Grupo Gabriel Santos Rafael Felipe de Oliveira 2.
Misturas.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS ÁGUA.
Soluções e Expressão das concentrações
LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE
- MÉTODOS VOLUMÉTRICOS
Introdução a Química.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
TESTES DE SOLUBILIDADE E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS DESCONHECIDOS ATRAVÉS DE MEDIDAS DE PONTO DE FUSÃO, PONTO DE EBULIÇÃO E ÍNDICE DE REFRAÇÃO Ferreira,Flavia.
ESTADO DE SANTA CATARINA
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Transcrição da apresentação:

Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação Objetivo: Detecção de desvio de qualidade Parâmetros de qualidade não atendidos MATÉRIA PRIMA: Analisada no recebimento, com os seguintes testes mínimos: Características organolépticas Solubilidade pH Volume P.F Densidade Avaliação Laudo análise fabricante/fornecedor

Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação Teor, potência e identificação: Não exigido (RDC 67/2007) Ensaios farmacopeicos fornecedor/fabricante Matéria-Prima para estéreis: Cumprimento de todas as especificações estabelecidas nos compêndios oficiais Água - Potável - minimo 6 meses (rdc 67/2007) - Purificada – mensalmente ?

Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação Caracterização organoléptica Identificação inicial da MP co custo zero São subjetivas ( sem fins analíticos) Aparência, cor, odor e sabor Substâncias sólidas Aparência: Amostrar uma alíquota homogênea e espalhar sobre um papel branco. Fazer uma comparação visual e táctil com um padrão ( amostrateca). Confrontar com as especificações do fornecedor e com a bibliografia adotada.

Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação Caracterização organoléptica Substâncias sólidas Cor: realizada em local bem iluminado, luz branca, contra um fundo branco, confrontando com padrão da amostrateca e a descrição da metodologia analítica adotada. Ex: branco, quase branco, levemente amarelado. Odor : Cuidado com substâncias voláteis, tóxicas e irritantes (capsaicina, HCl, ácido sulfúrico, H. amônio). Parâmetro organoléptico descritivo, não deve ser considerado como padrão de pureza. Classificação: Odor característico ou inodoro. Sabor: Não determinado para sólidos

Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação Caracterização organoléptica Substâncias líquidas: Aparência: Homogeneizar a amostra e transferir uma alíquota para um tubo de ensaio e observar contra um fundo branco. Deve-se considerar a presença ou não de resíduos, o grau de turvação e a separação de fases. Cor Odor : Sabor: Não determinado para líquidos

Substancias liquidas Aparência:Homogeneizar a amostra e transferir uma alíquota para um tubo de ensaio e observar contra um fundo branco.Deve-se considerar a presença ou não de resíduos. Cor: a cor será determinada usando amostras-padrão fazendo uma identificação visual .Realizado em tubos de comparação de cores iguais,melhor realizada em camadas iguais de profundidade em um fundo branco na temperatura de 25C Odor: Deve-se tomar precaução com líquidos voláteis tóxicos e irritantes,odor característico ou inodoro.No caso de oleos ou materiais graxo,esteja atendo ao odor característico de ranço.

Essencias e Aromas. Aparência: Considerar a presença ou nçao de residuos e turvação.Isto é possivel atraves da observação na embalagem original do produto. Cor: Mesmo de liquidos Odor: Sera identificado utilizando uma fita de papel de filtro na qual mergulha o produto,espere secar e depois cheira-la comparando com o aroma padrão.Não realizar analise de varias essencias ao mesmo tempo,por motivo de mistura de odores. Sabor: A preparação de uma solução açucarada,adicione a mesma quantidade de aroma para a amostra e padrão.

Corantes Aparencia: fazer comparação visual com um padrão pré-determinado,em papel branco,seguindo as especificações do fornecedor. Cor: Uma solução de porcentagem variada,porem baixa,identica ao padrão,analisar de acordo ao metodo descrito na cor dos liquidos. Odor: Inodoro ou caracteristico,segundo a especificação do fornecedor.

Identificação Fisico-quimica O teste de identificação é um meio de se determinar a identidade de uma substancia,não fornecendo dados sobre a pureza.Com equipamentos de espectroscopia no infravermelho pode se achar uma metodologia de escolha.

Solubilidade As indicações sobre solubilidade referem-se a determinações feitas a 25C.Verificar a solubilidade em solventes com agua,alcool,metanol,glicerol,acetona,éter,óleo vegetal e outros solventes que vão interessar á manipulação especifica.

Classificação farmacopeica da solubilidade Termo descritivo Quantidade de solvente Muito Soluvel Menos de uma parte Facilmente soluvel De uma a 30 partes Soluvel De 10 a 30 partes Ligeiramente soluvel De 30 a 100 partes Pouco soluvel De 100 a 1000 partes Muito pouco soluvel De 1000 a 10.000 partes Insoluvel Mia de 10.000 partes