Toxicologia e Toxicidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Biologia Professor EDSON ROBERT
RISCOS QUÍMICOS ÍNDICE GERAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.
Proteção Respiratória
Professora Bruna Gratão
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
NEFROTOXICOLOGIA.
Filo Anelida (Anelídeos)
Prof. Thiago Moraes Lima
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
Avaliação Ecotoxicológica
Escola Secundária Caldas das Taipas
Atmosfera, primitiva e actual
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Noções de Toxicologia Sessão 2
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Metais no organismo humano
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Efeito DOS metais Pesados na saúde
Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA)
“O amoníaco, a saúde e o ambiente.”
CONTROLE DE ALERGÊNICOS
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
As séries Orgânicas e as propriedades físicas dos compostos orgânicos
Os elementos Químicos no corpo Humano
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
TABAGISMO.
Doenças do Sistema Respiratório
Fatores que influem na Toxicidade
Prof: Ueliton S. Santos.
Disciplina: Toxicologia Profa.: Drd. Mariana de F. G. Diniz
Agentes tóxicos e seus efeitos
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
Metais pesados.
TOXICOLOGIA DOS CONTAMINANTES QUÍMICOS
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
Quantidade de água disponível
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
Toxicidade Crónica Aguda.
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
Riscos Químicos.
TOXICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE RISCO FLAVIO RODRIGUES PUGA PESQUISADOR DO LABORATÓRIO DE TOXICOLOGIA CENTRO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL INSTITUTO.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Características das Análises Toxicológicas Aula Teórico-Prática Profª Larissa Comarella.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TOXICOLOGIA
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE NUTRIÇÃO TOXICOLOGIA DE ALIMENTOS PROFª LAURA TOLEDO TOXICODINÂMICA.
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
FUNDAMENTOS DO CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
INTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS EM AVES
Aula 01 HIGIENE INDUSTRIAL INTRODUÇÃO.
INTRODUÇÃO AO SISTEMA GLOBAL HARMONIZADO
ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DO BENZENO
AGENTES QUÍMICOS.
AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE Aula 04 Profª Larissa Comarella Aula 04 Profª Larissa Comarella.
RISCOS QUÍMICOS.
As substâncias químicas dos seres vivos
S I N A L I Z A Ç Ã O.
Noções de Toxicologia Conhecimento da toxicidade de venenos e animais é remota Papiro de Ebers (Egito-1500 a.C.) registra cerca de 800 ingredientes ativos.
Transcrição da apresentação:

Toxicologia e Toxicidade TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia. Toxicologia e Toxicidade 1º Período

Conceitos Toxicologia Tóxico A toxicologia é o estudo dos efeitos nocivos de substâncias estranhas sobre os seres vivos. Um tóxico é toda a substância externa que, ao entrar no organismo, provoca nele alterações dos seus equilíbrios vitais. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Conceitos Toxicidade A toxicidade consiste na determinação do potencial de uma dada substância actuar como tóxico, as condições em que esse potencial se evidencia e a caracterização dessa acção. Toxicidade Aguda  De curta duração.  Ingestão de pequena quantidade ou dose. Crónica  De longa duração  Exposição por períodos prolongados ou repetitivos. Durante dias, meses ou anos. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Efeitos dos tóxicos Quando um tóxico penetra no organismo provoca sempre uma reacção que pode ser traduzida por um simples processo de adaptação ou por alterações funcionais bioquímicas. Efeito - alteração biológica que ocorre num organismo devido à penetração do tóxico. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Factores que influenciam os efeitos tóxicos Dosagem Quantidade de substância administrada por unidade de peso. Factores relacionados com o agente tóxico Características químicas e físicas; Presença de outros químicos. Factores relacionados com a exposição Via de administração; Duração e frequência. Factores relacionados com a eliminação Absorção; Distribuição; Metabolismo; Excreção. Factores relacionados com a susceptibilidade do sistema biológico Diferenças entre espécies e estirpes; Sexo; Idade. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Estado físico dos tóxicos Ex: Escavações Poeiras Aerossóis Ex: Sprays Estado Físico Fumos Ex: Soldagens Gases Ex: Extintor Vapores Ex: Gasolina TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Órgãos atingidos pelos tóxicos Cérebro: Chumbo, mercúrio e cádmio. Pulmões: amianto, amoníaco e cloro. Coração: dissolventes. Fígado: hidrocarbonetos e dissolventes. Rins: mercúrio, cádmio e dissolventes. Sistema nervoso: mercúrio, cádmio e carbonatos. Órgãos reprodutores: Chumbo, dissolventes e hidrocarbonetos. Medula Óssea: benzeno. Pele: detergentes e ácidos. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Vias de penetração no organismo A absorção de tóxicos pelo organismo é feita, principalmente, através de três vias que são: Via respiratória (através de pêlos nasais e cílios); Via cutânea (através da pele); Via digestiva (através da boca). TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Classificação dos agentes tóxicos Órgãos alvo (ex: fígado, rim, pulmão, cérebro) Utilização (ex: pesticida, solvente, aditivo alimentar) Origem (ex: plantas ou animais) Efeitos (ex: cancro, mutação) Estado físico (ex: gás, poeira, fumos) Estabilidade química ou reactividade (ex: explosivo, inflamável) Estrutura química (ex: amina) Potencial tóxico (ex: extremamente tóxico, muito tóxico) Mecanismo bioquímico de acção (ex: agente alquilante) TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Dose Letal Define-se dose letal (DL50) como a concentração de uma substância química capaz de matar 50% da população de animais testados. Essa dose mede-se em miligramas (mg) de substância por cada quilograma (kg) de massa corporal do animal testado. A dose letal depende ainda do modo de exposição ao produto tóxico. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Tipos de poluentes tóxicos Metais: níquel, cádmio, zinco, cobre e mercúrio - processos industriais e uso na agricultura. Compostos orgânicos: pesticidas, herbicidas, solventes, hidrocarbonetos. Gases: clorido e amónia. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Efeitos dos tóxicos Interferência com o transporte de oxigénio; Acção sobre as enzimas; Toxicidade celular; Alteração do equilíbrio ácido-base; Acção sobre o sistema imunológico; Efeitos sobre a reprodução. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Intoxicação por Mercúrio Vídeo. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Intoxicação por Mercúrio O mercúrio (Hg) é um metal tóxico para os seres humanos e animais. Características químicas e físicas: líquido. Via de administração: via respiratória e via cutânea. Cor: Prateado. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Intoxicação por Herbicidas Vídeo. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Intoxicação por Herbicidas Herbicida é um produto químico utilizado na agricultura para o controlo de ervas daninhas. Todos os herbicidas são tóxicos para os seres humanos. Características químicas e físicas: líquido. Via de administração: via digestiva. Cor: transparente. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Intoxicação por Amónia Vídeo. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Intoxicação por Amónia Amónia é uma solução de gás amoníaco em água. É uma base fraca, com odor muito picante, tóxico e irritante para as mucosas. Emprega-se como reagente e como agente de limpeza. Características químicas e físicas: Poeira. Via de administração: via respiratória. Cor: branca. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Curiosidades Sabias que… TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Sabias que… Quando o oxigénio é respirado sob alta pressão, pode haver intoxicação por oxigénio? Lábios trémulos, convulsões e náuseas são sintomas comuns e pode até haver coma? Por isso, nunca são usados cilindros só com oxigénio mas com outros componentes misturados? TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Sabias que… A intoxicação por água é um desequilíbrio que ocorre no organismo quando se ingere grande quantidade de água num curto período de tempo? Causa um problema chamado hiponatremia que pode levar o indivíduo à morte? A grande quantidade de água no organismo faz com que as células tentem absorver maior proporção de água do que conseguem, fazendo com que inchem podendo explodir com a pressão da água, como ocorre com as células do cérebro? TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.

Trabalho realizado, no âmbito da disciplina de Higiene, Segurança e Ergonomia, por: Adriana Neves; Andreia Borges; Marina Gonçalves; Marta Rodrigues; Patrícia Pinto. TSHT.B Professora: Catarina Santos. Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro. TSHT.B - 12º ano | Higiene, Segurança e Ergonomia.