OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
ASPECTO GLOBAL DA INFORMAÇÃO - NÍVEIS
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
Curso de Administração
Avaliando sua Extranet Extranet conceitua – se no mesmo esquema de Intranet, com implantações de vários arquivos, informações tanto como Intranet, mas.
100 % BRASIL.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Intranet do SNT Cláudia Bahia Rubens Pompeu João Jés Othon Sá
Comunicação e Coordenação
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Produção do conhecimento em EAD
Oficina de Pesquisa na Rede
A grande rede mundial de computadores
Gestão do Conhecimento com WINISIS
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Internet Conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Sala de Aula Virtual para Professores
Internet e Educação.
5.3 Groupware e CSCW - Computer Supported Collaborative Work
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
ALEXANDRA ALINE VERA.
Portal Corporativo: Conceitos e Características
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Nova solução CRM da Riosoft
Marketing de Relacionamento
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Tema Gestão do Conhecimento:.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
AS TECNOLOGIAS AUXILIARES AO TELETRABALHO E SUAS APLICAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES Mauro de Lima Coimbra Mauro de Lima Coimbra, Dr.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Princípios de Sistemas de Informação
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Prof. MSc. Cláudio Cabral
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Princípios de Sistemas de Informação
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Ferramentas de comunicação
Serviços básicos da Internet
Gabriel Bastos Machado
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
INTERNET BÁSICA.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
A Tecnologia da Informação ti_01-intro.ppt: fonte prof: PauloPereira_conceitosDeTI
Dados São fatos puros ou descrições básicas de coisas, eventos, atividades e transações que são capturados, resigstrados, armazenados e classificados,
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
Internet.
Disciplina: Inteligência Artificial
Comunicador Instantâneo para a Plataforma Sakai Tiago Gaspar e Cristiane Yaguinuma Lince – UFSCar.
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
SISTEMAS DA INFORMAÇÃO Conceitos Iniciais A1. O Homem e a Informação O homem sempre, de alguma forma, procurou deixar registrada alguma informação, sob.
OPORTUNIDADES DE COMÉRCIO NA INTERNET comércio eletrônico: novos modelos de negócio na economia global
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO I – CONTEXTUALIZAÇÃO 1960 – Era da informação e do conhecimento; TI – Comunicação migra de meios físicos (cartas, reuniões, impressos) para meios digitais (e- mail,mensagem instantânea, fax, etc.); Aumento de volume de informação que pode ser transportada; Conhecer as novas tecnologias é fator de apoio à competitividade.

II- PRINCIPAIS TECNOLOGIAS II.1 – As Redes de Computador Internet Origem – final de 60 – necessidade de descentralização das informações militares. Maior taxa de crescimento da história – 04 anos, 50 milhões de usuários (rádio cerca de 40 e tv a cabo 10 anos)

Extranet Combinação dos Protocolos Transmission Control e Internet, interligando colaboradores, fornecedores e outros parceiros comerciais. Aplicações - vendas e marketing/desenvolvimento de produto e serviço ao cliente e suport.

Intranet Rede corporativa idêntica à internet, porém, usada apenas na comunicação interna; Economia / agilidadade / comunicação empresa - colaborador. II.2 – Correio Eletrônico (e-mail) Um dos principais meios de comunicação das empresas; Vantagem – combinação de texto escrito, sons e imagens, além de velocidade, assincronia e alcance de diferentes públicos.

II.3 – Mensagens Instantâneas Trocadas em tempo real, otimiza a tomada de decisão; Proporcionam meios para integração de pessoas e fluência no envio de informação; Envio e recebimento de mensagens sem interromper o ciclo de trabalho das pessoas;

II.4 – Listas ou Fóruns de Discussão Ferramentas gerenciáveis pela internet - troca de mensagens via e-mail entre todos do grupo; Não necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo, a não ser na função bate-papo; Têm como potencial auxiliar a externalização do conhecimento tácito. II.5 – Pergunte ao Especialista Sistema de encaminhamento de perguntas aos detentores do conhecimento.

II.6 – Comunidades de Prática Grupos auto-organizados, iniciados por integrantes da organização que se comunicam e compartilham as práticas, interesses ou objetivos de trabalho. II.7 – Chat (bate-papo) Comunicação síncrona, onde a conversa pode acontecer de modo público ou privado com uma ou várias pessoas.

II.8 – Arena de Aprendizagem São células embrionárias de pesquisa e desenvolvimento de conhecimento. II.9 - Workflow Automação do processo na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação de acordo com regras e procedimentos. Uma pessoa apenas, não constitui workflow (pessoas e sua interação na organização).

II.10 – Groupware Permite a utilizadores geograficamente afastados trabalhar em equipe; Aplicações diversas – agenda compartilhada, espaço de documentos compartilhados, fóruns eletrônicos, instrumento de gestão de contatos, instrumentos de workflow, conferência eletrônica (vídeo e teleconferência).

II.11 – Customer Relationship Manegement (CRM) Gestão de relacionamento com o cliente, suportada numa base tecnológica, para munir as empresas com informações valiosas, que norteiam a tomada de decisão e definições estratégicas; Quatro etapas: Identificação – cada cliente exige um tipo de relacionamento; Diferenciação – Cliente por valor (CMV) e por potencial (CMP); Interação – após identificação do CMV e CMP; Personalização – produtos e serviços.

Estrutura – O que poderia ocasionar satisfação pode gerar insatisfação (0800 e fale conosco) III – A EVOLUÇÃO CONSTANTE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Século XXI – Fronteiras rompidas possibilitando atuação em âmbito mundial (redes sociais, VOIP, reuniões virtuais, narrativa ou história, tutoria-mentoring, dentre outros).