Escola S/3 São Pedro | Vila Real

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Advertisements

Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Urinário Humano
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Infecções do Trato Urinário
Litíase – Cálculo Renal
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA
Rins O sistema Bacinetes Urinário Ureteres Bexiga Uretra rim ureter
Função Urinária Transpiração
O que é a doença renal crónica?
SISTEMA RENAL.
Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico
Fisiologia Humana Sistema urinário.
O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças
EXCREÇÃO. EXCREÇÃO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA URINÁRIO - RIM.

SISTEMA EXCRETOR.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
Anatomia e Fisiologia do Sistema Renal
Sistema Urinário.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Quais são as funções do rim?
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Sistema Urinário.
Eliminando os excretas do sangue.
Os Rins Para que servem?.
Patologia do Sistema Urinário II
Perfil Funcional Renal
O corpo humano sistema excretor
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Químico
Glomerulonefropatias
Infecções do trato urinário
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
Avaliação Clínica e Laboratorial da Função Renal
GLOMERULONEFRITE DIFUSA AGUDA GNDA
Sistema Urinário Nomes: Ana, Felipe Dias e Lucas Negrello Turma: 81
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Escola básica 2,3 Padre Victor Melicias
Ciências Naturais 9.º ano
OS RINS.
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
UNESC FACULDADES – ENFERMAGEM NEFROLOGIA PROFª FLÁVIA NUNES
Dr. Luiz Barros. Introdução 1. A doença renal crônica consiste em lesão e perda progressiva e irreversível da função dos rins. A doença renal crônica.
Insuficiência Renal Crônica.
Sistema Urinário.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Eliminação de produtos da atividade celular
Ciências Naturais – 9.o ano
PROVAS DE FUNÇÃO RENAL RODRIGO CÉSAR BERBEL.
É um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente.
Estrutura e função do rim
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
E. M. E. F. ANTONINA WALDEVINO DOS SANTOS
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

Escola S/3 São Pedro | Vila Real Ciências Naturais Doenças do Sistema Excretor Trabalho Realizado por: Guilherme Esteves nº. 15 e Sandro Lopes n.º 25

DOENÇAS RENAIS.

Os rins são os principais órgãos que estão envolvidos no processo de formação da urina. Isso ocorre porque os rins são responsáveis pela filtragem e remoção de qualquer tipo de resíduos que podem estar presentes na corrente sanguínea. Glomerulonefrite  Há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitário. 

 Infecção Urinária  O paciente queixa-se de dor, ardência e urgência para urinar. O volume urinado torna-se pequeno e frequente, tanto de dia como de noite. A urina é turva e mal cheirosa podendo surgir sangue no final da micção. Nos casos em que a infecção atingiu o rim, surge febre, dor lombar e calafrios, além de ardência e urgência para urinar.  A infecção pode ser causada por vírus ou fungos, mas na grande maioria dos casos a infecção é causada por bactérias, principalmente as Gram negativas Esta doença abrange uretra, bexiga, ureteres e rins

Cálculo Renal  A cólica renal, com dor no flanco e costas é muito característica, quase sempre com sangue na urina e em certos casos pode haver eliminação de pedras.  Os cálculos renais, popularmente chamados de pedra no rim, são formações sólidas de sais minerais e/ou uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico que se cristalizam. Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando muita dor e complicações. Os cálculos podem atingir variados tamanhos, que vão de pequeninos grãos, até o tamanho do próprio rim. Eles se formam tanto nos rins quanto na bexiga. Esta doença pode ser curada a partir de ultra-sons, cirurgia ou hemodiálise.

Obstrução Urinária  Ocorre quando há um impedimento da passagem da urina pelos canais urinários, por cálculos, aumento da próstata, tumores, estenoses de ureteres e uretra. A ausência ou pequeno volume da urina é a queixa característica da obstrução urinária. 

Insuficiência Renal Crónica Insuficiência Renal Crónica  Surge quando o rim sofre a acção de uma doença que deteriora irreversivelmente a função renal, apresentando-se com retenção de ureia, anemia, hipertensão arterial, entre outros. O diagnóstico da insuficiência renal se dá através da estimação da Taxa de filtração glomerular. O tratamento da insuficiência renal vai depender da fase em que o paciente se encontra. Caso seja uma insuficiência renal aguda do tipo pré-renal recomenda-se fornecer volume na forma de solução salina, cuidando para evitar a sobrecarga e insuficiência cardíaca congestiva. Na insuficiência aguda pós-renal, o tratamento consiste em desobstruir a saída da urina.

 Tumores Renais  O rim pode ser acometido de tumores benignos e malignos. E as queixas são de massas palpáveis no abdómen, dor, sangue na urina e obstrução urinária.  Muitos tumores são lesões renais, outros são acumulações de bactérias e de substâncias prejudiciais ao rim. Para resolver, pode-se intervir e deve-se intervir cirurgicamente.

Nefropatias Tóxicas Causadas por tóxicos, agentes físicos, químicos e drogas. Caracterizam-se por manifestações nefríticas e insuficiência funcional do rim. Uma das causas das Nefropatias Tóxicas são doenças como as diabetes, tensão alta..

FORMAS DE TRATAMENTO.

Transplante Renal Quando os rins sofrem prejuízo irreversível de suas funções, pode-se tentar o transplante renal, que é a substituição de um dos rins do paciente por um rim sadio, podendo ser obtido por doadores mortos ou vivos. Quando este for vivo, o doador passa a viver com apenas um rim, o que é perfeitamente compatível com a vida.

Hemodialise (ver página 139) A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração desubstâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é umaterapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renalcrônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

http://www.youtube.com/watch?v=9YvO5ayR0a4