AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina: Educação Especial A DEFICIÊNCIA
Advertisements

AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Uma viagem rumo ao conhecimento.
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
PROTEÇÃO AUDITIVA Segurança em Primeiro Lugar
AGENTES FÍSICOS UNILINS FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
AGENTES FÍSICOS RUÍDO CALOR RADIAÇÕES IONIZANTES
Surdez A Educação dos Surdos.
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
O Início da Comunicação
Mini-curso: OUVIDO E AUDIÇÃO
Deficiente Auditivo e Surdo.
Deficiência Sensorial
SURDOS-MUDOS E MÁQUINAS DE TRADUÇÃO
Efeitos do Ruído No Homem
CURSO DE CAPACITAÇÃO SEPED /SME /SEME
DEFICIÊNCIA MENTAL.
Deficiência Sensorial
unesp Laboratório de Acústica e Vibrações
Silvana Badin DEFICIÊNCIA AUDITIVA Silvana Badin
Deficiências Auditivas
Avaliação, comunicação e desenvolvimento
DEFICIÊNCIA AUDITIVA Glêicy Leny B. dos Santos.
Psicoacústica Energia Sonora
Teste da Orelhinha.
“Orientações para o gerenciamento audiométrico na empresa”
O que é preciso para cantar bem?
Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
Priscila Maria Loureiro capps 2ºANO AUDIOLOGIA eDUCACIONAL
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
SE AS CRÍTICAS DIRIGIDAS
O Aluno com Deficiência Auditiva
Envelhecimento do Sistema Auditivo – Mito ou Verdade?”
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
DEFICIÊNCIA AUDITIVA/ SURDEZ
Deficiência auditiva.
PERDA AUDITIVA.
Triagem Auditiva Neo-Natal: Uma Revolução Silenciosa Cynthia C. Morton, Ph.D., e Walter E. Nance, M.D., Ph.D. Marina Santos Teixeira Aluna de Mestrado.
Doença Mental Definição Médica
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Introdução Aparelho auditivo implantado no osso (BAHA) é um dispositivo de titânio que fornece uma via alternativa da transmissão som até a coclea.
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Fernanda Ferreira Caldas
Introdução ao Sistema de Implante Coclear
P A I R Palestra: SIPAT – RP MANGUINHOS – 1998
Recovery from forward masking in Elderly Cochlear Implant Users Aluna de Mestrado: Carolina Costa Cardoso Orientador: Prof. Dr. Fayez Bahmad Jr Sistemas.
Profa. Tânia Torraca, MD, M Sc.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
AUDIÇÃO.
Implicações da perda auditiva para o aluno surdo na escola
TESTE DA ORELHINHA.
EMISSÕES OTOACÚSTICAS TRANSIENTES
Anatomofisiologia da Orelha
Equipe responsável pela produção
Universidade Federal de Santa Catarina FREQUÊNCIA MODULADA – FM
Psicoacústica Definições
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL TESTE DA ORELHINHA
PAIR / PAINPSE Esther Araújo.
Deficiência Auditiva.
Patologias da Orelha Média
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
PET Fonoaudiologia apresenta:
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
Perda Auditiva Induzida Por Ruído Ocupacional (PAIR-O)
MÓDULO IV Malformação Congênita Juliana R. Fonseca Terapeuta Ocupacional Capacitação Deficiência Física SRE – Abril/2014.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA Laboratório de Psicofísica e Percepção AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA Fga. Joseane dos Santos Piola Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia 2009

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA CLÍNICA: http://pt.dreamstime.com/carpinteiro-image1924022 sentimentos-k-sinto-no-coraxao.blogspot.com http://www.tudosobreplantas.net/107-mezinhas-para-dores-ouvido/

Exames rotineiros Anamnese Otoscopia Avaliação audiológica básica

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA CLÍNICA Audiometria Tonal Via Aérea (VA) Via Óssea (VO) Logoaudiometria Medidas de Imitância Acústica

Exames rotineiros

Audiologia é a ciência da audição que estuda o processo auditivo normal e de seus distúrbios (Bess e Humes, 1998; Katz, 1989). A sensibilidade auditiva inicialmente foi estudada pela psicoacústica

Psicoacústica É um campo da Psicofísica. estuda a relação entre os eventos acústicos (sons)e as sensações que os mesmos provocam no indivíduo. A sensação do som é mensurada por meio dos métodos de medida já estabelecidos.

“Métodos Psicofísicos Clássicos”. Três métodos método dos limites método dos estímulos constantes método do erro médio.

Avaliação da Audição mensuração quantitativa e qualitativa da sensibilidade auditiva do indivíduo. limiar auditivo = Limiar absoluto

Bateria audiológica básica Audiometria tonal (via aérea e óssea) Audiometria vocal (SRT e IRF) Imitanciometria Outros exames Otoemissões acústicas BERA Eletrococleografia Audiometria de alta frequencia TPAC (Testes do Processamento Auditivo Central)

Exames de Pacientes Audição Normal Criança com infecção de ouvido Idoso Trabalhador Déficit processamento auditivo Surdo Implante coclear

Audiometria Tonal por Via Aérea

LOGOAUDIOMETRIA LIMIAR DE RECEPÇAO DE FALA (SRT) Confirma a audiometria LIMIAR DE RECONHECIMENTO DE FALA (IRF) Topodiagnóstico localização de lesões específicas do sistema auditivo resultado: 90-100% 75-90% 60-75% 50-60% abaixo de 50%

Medidas de Imitância Acústica Medida Objetiva Análise da Orelha Média Timpanometria Reflexo Estapediano

Acuidade auditiva Ouvido Normal

Criança com infecção

PERDA AUDITIVA CONDUTIVA

Hipoacusia de Transmissão

Conduta ORL

Idoso: escuto mas não entendo

PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL

Hipoacusia Sensorioneural

Conduta Próteses Auditivas

Ocupacional

Protetores auriculares

Distúrbio do Processamento Auditivo: Definição Distúrbio do Processamento Auditivo Déficit no processamento perceptivo do estímulo auditivo e da atividade neurobiológica subjacente a esse processamento.

Características das crianças com alteração no PA Presta atenção somente quando quer/ desligado/desatento confusa com informações auditivas(ãh? O que?) responde bem em ambientes silenciosos mas não em ruidosos dificuldades em compreender palavras ou frases dificuldade em aprender cantar musicas ou jingles confunde instruções/ responde a instruções simples HABILIDADES AUDITIVAS

Hipoacusia Central

wwwaudiozoom.com.br/aparelhos.php

Conceito Deficiência auditiva é o nome utilizado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em algumas das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição. Podemos considerar surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

Deficiência Auditiva Há três formas de se classificar uma perda auditiva: Classificação quanto ao grau Classificação quanto ao tipo Classificação quanto a época de instalação da perda

Graus de perda auditiva Leve: - A palavra é ouvida, mas certos sons não são percebidos. Crianças consideradas muito distraídas. - Dificuldade comunicação em ambientes ruidosos ou em grupo.

Moderado: Alguma dificuldade em ouvir a voz normal. Tem dificuldades nas discussões em grupo. Necessidade de uso de próteses, de treino auditivo e estimulação da linguagem. Dificuldades na aquisição da linguagem e algumas perturbações na articulação.

Severo: É necessário gritar para que exista uma sensação auditiva verbal. Mesmo usando próteses têm dificuldade em distinguir vogais de consoantes. Pode necessitar de linguagem gestual tanto para se expressar como para compreender os outros.

Profundo: Nenhuma sensação auditiva verbal é captada. Deve-se recorrer à linguagem gestual. Linguagem oral impossível de adquirir em caso de surdez pré-lingual. Adquire outros meios para comunicar, como a linguagem gestual.

Tipo de Perda Auditiva Ouvido Normal Hipoacusia de Transmissão Hipoacusia Sensorioneural Hipoacusia Central Hipoacusia Mista

Causas Pré-natal (durante a gestação) Desordens genéticas; consangüinidade, doenças infecto-contagiosas (como a toxoplasmose, a sífilis e a rubéola), uso de drogas e álcool pela mãe, desnutrição ou carência alimentar materna, hipertensão ou diabetes durante a gestação e exposição à radiação. www.josecarlosoliveira.com.br

Peri-natal (durante o nascimento) Causas Peri-natal (durante o nascimento) Anóxica (falta de oxigenação); Prematuridade; traumas do parto; estrangulamento de cordão umbilical; icterícia grave no recém-nascido e infecção hospitalar. http://geekchic.com.br/geekchic/delivery-simulator.jpg

Causas Pós-natal (depois do nascimento) Infecções (como meningite,sarampo,caxumba); uso de remédios ototóxicos em excesso e sem orientação médica; exposição excessiva a ruídos e a sons muito altos e; traumatismo craniano. www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/snpcultur...

Importância do papel da família A descoberta da surdez e o início da reabilitação: 1) Fases por que passa a família: O choque; A reação; A adaptação; A orientação.

Importância do papel da família 2) Sentimentos causados pelo impacto da descoberta da surdez: Ansiedade; Raiva e/ou negação; Culpa; Depressão; Preconceito; Rejeição / super-proteção.

Importância do papel da família 3) Orientações educacionais: Apoio de um psicólogo e de um serviço de assistência social (para a família); A família deve ser motivada a ver o futuro com uma ótica de esperança e convicção; Desempenho da função de pais-educadores.

Implante Coclear Melhorar a detecção e compreensão da fala • Aparelho de Amplificação Sonora Individual • Implante Coclear

Crianças com Implante Coclear