Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Cadastro Empresa Pró-Ética
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Apresentação do Projeto
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
XX Reunião Annual do Faubai
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Cooperação Técnica para
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
Parcerias na Cadeia Produtiva da Saúde
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
CONITEC – DESAFIOS ISPOR – Brasília – Dez 2014.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PLANO DE AÇÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
 .
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
COLABORAÇÃO BANCO MUNDIAL CONACI CGEs Objetivos Principais: Um Novo Foco Atingir os objetivos de maneira sustentável: Assegurando o futuro do planeta.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
Sessão introdutória: Bem-vindo à Série de Implementação dos Padrões Universais Instrutora: Yamini Annadanam 16 de outubro de 2014.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
O Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição é uma inciativa da Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, alinhada aos Objetivos.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública Novembro 2015.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP

O PNUD Presente em mais de 177 países No Brasil desde 1966 – ABATT Coordenador do sistema ONU Mandato: desenvolvimento humano e redução da pobreza Como operamos: projeto de cooperação técnica – ato complementar ao ABATT

PNUD - o que fazemos Parcerias com governo, sociedade civil e iniciativa privada: projetos de cooperação técnica Centros internacionais de conhecimento Pesquisas, estudos, guias metodológicos aplicados

PNUD - o que fazemos Relatórios de Desenvolvimento Humano: locais, regionais e globais Índice de Desenvolvimento Humano Atlas do Desenvolvimento Humano e Atlas Metropolitano

PNUD - o que fazemos Consultorias especializadas Rede de consultores e especialistas nacionais e internacionais Apoio à administração/implementação de projetos

PNUD – principais áreas de atuação Governança Urbana Gestão Pública Desenvolvimento sustentável Políticas Sociais Cooperação sul-sul

Lições aprendidas sobre Democracia e Corrupção: Corrupção deve ser trabalhada: Globalmente Institucionalmente Coletivamente Individualmente

O que fazemos na área anticorrupção: Manuais setoriais anti-corrupção Códigos de ética e ou de conduta Ferramentas para “medir” corrupção Auditoria social

Projeto com a CGA-SP Ação global do PNUD – maio 2012 - 16 projetos aprovados Parceiros: CGA-SP, Secretaria de Estado da Saúde e PNUD Objetivo: transformar o servidor público, o agente da saúde, em um ativista no combate às irregularidades.

Contexto do Setor da Saúde: Segundo OMS, invetimentos globais na saúde: 4,7 trilhões de dólares/ano O que se perde com fraudes e erros: 5,59% deste montante (260 bilhões de dólares) Em SP: 59.000 servidores ativos Segundo maior orçamento do Estado

Contexto do Setor da Saúde: Setor complexo: Não há previsibilidade sobre quem ficará doente Assimetria da informação entre o paciente e o profissional de saúde Limitações de recursos financeiros e humanos Mercantilização dos medicamentos Problemas de gestão

Produtos esperados do Projeto: Tradução do Manual do PNUD para o setor da saúde Oficinas com os agentes de saúde para discussão sobre problemas e soluções Agenda de Compromissos Campanha: Agenda de Compromissos, hotsite, video e cartazes

Metodologia do Projeto: Foco na constução coletiva, participativa Grupos formados: Gestão/direção; Distribuição de medicamentos; Compras e Recursos Humanos Validação dos comprissos na plenária = 18 compromissos pactuados

Recomendações para a agenda anticorrupção na saúde: Monitoramento dos efeitos da campanha Ampliação da Agenda de Compromissos Desenvolvimento de manual de conduta Incorporação da sistemática anti-corrupção na agenda da Secretaria

Vídeo

Obrigada erica.machado@undp.org