Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Angélica/MS.
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Curso de Inclusão Digital
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Educação Digital.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
DOS 123 (CENTO E VINTE E TRES) ESTABELECIMENTOS ESTADUAIS DE ENSINO, 24 (VINTE E QUATRO) ENVIARAM RESPOSTA AO OFICIO 428/2007, DE 22/08/2007.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto EJA & Inclusão Digital
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Informática na Educação
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Laboratório de Informática ambientes computacionais
Capacitação dos professores
Informática na Educação
Úcleo ecnologia ducacional. PROINFO: Programa Nacional de Informática na Educação.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
CURRICULO +.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Informática para o Ensino Médio
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Identificação da atividade e do aluno
CURSO - LIVRO DIGITAL.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TV ESCOLA.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
O computador como Meio e como Fim...
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
CURSO LINUX EDUCACIONAL MARILENE R. ZANOTELLI PROF. ANA VIRGINIA ESC. ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS

Professores Multiplicadores Autores: Professores Multiplicadores NTE RJ12

Justificativa Nos últimos anos a educação passa por grandes transformações. A Escola atual precisa buscar possibilidades diferentes que, além do conhecimento, levem os alunos a possuirem habilidades que os farão se destacar na sociedade e no mercado de trabalho. Este Projeto surgiu da necessidade de desenvolver atividades com educadores e alunos da rede pública de ensino para o conhecimento das possibilidades do uso das Tecnologias na melhoria da vida escolar e pessoal.

Público-alvo Professores da Rede Pública Estadual Alunos do Curso de Formação de Professores.

Objetivos: Capacitar professores e alunos do Curso de Formação de Professores para a Era da Educação Digital e Internet; Criar um novo canal de Informação e Comunicação (e-mail); Motivar o empenho de professores e alunos do Curso de Formação de Professores, apresentando novas possibilidades, incentivando e construindo novos conhecimentos com o uso das tecnologias.

Temas abordados Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO/ MEC Possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, na educação das escolas públicas.

Conteúdo: Computador e Programas - Hardware e Software; Introdução a Informática (teclado, arquivo, login/senha, virus de computador...); Internet (browser, link, acessando um site, como localizar conteúdo: ex.: Google..., e-mail, sala de bate-papo...); Editor de Texto (Word/Writer); Planilha eletrônica (Excel/Calc); Editor de apresentação (PowerPoint/Impress).

Oficinas (oferecidas durante o curso) As oficinas apresentam ferramentas simples que podem fazer a diferença na hora de planejar uma aula diferente e enriquecedora na aplicação de conteúdos. *Editor de histórias em quadrinhos HQ (montagem de historinhas a partir de um tema ou disciplina) *Projetos Pedagógicos (montagem de slides a partir de um tema ou disciplina) *Introdução ao Sistema Dosvox (básico para inclusão digital de alunos com cegueira ou baixa visão)

Sistema Operacional Todos os computadores necessitam de um programa para operar. Eles recebem o nome de Sistema Operacional. Os mais utilizados são: LINUX EDUCACIONAL PROINFO/ MEC LINUX Gratuito WINDOWS Comercializado

Recursos utilizados na capacitação: Humanos: Professores do Ensino Médio, Professoras da Sala de TE. Materiais: Computadores conectados à Internet, textos/apostilas, pincel atômico, CD-R, vídeo, TV, máquina/filmadora digital.

Professores da Rede Pública Estadual Fotos da Capacitação Professores da Rede Pública Estadual

Alunos do Curso de Formação de Professores Fotos da Capacitação Alunos do Curso de Formação de Professores

Resultados alcançados: “ Avançaremos mais se aprendermos a equilibrar planejamento e a criatividade , a organização e a adaptação a cada situação, a aceitar os imprevistos, a gerenciar o que podemos prever e a incorporar o novo, o inesperado”. José Manuel Moran

O trabalho realizado por meio do “Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação” trouxe contribuições positivas para todos os envolvidos. Conseguiu-se que os alunos percebessem que as tecnologias podem ser utilizadas como ferramentas facilitadoras para o conhecimento, permitindo habilidades fundamentais para uma melhor atuação na educação e em sociedade. Proporcionou reflexões em relação à prática docente e inesperadamente, mas de forma significativa, sentiram-se estimulados a utilizarem novas estratégias para uma mudança no modo de olhar a educação, conduzindo suas aulas de maneira lúdica, criativa, com informações imediatas, comunicação em tempo real, com estilos e interesses de aprendizagem diferentes dos tradicionais. Preparação de vários materiais para a inovação das aulas: apresentação de slides, textos com auxílio da internet, histórias em quadrinhos, etc.

“É importante educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar idéias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjunto”. José Manuel Moran