Especificação de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software
Advertisements

Análise e Validação dos Requisitos
Requisitos de Software
Requisitos de Software
Engenharia de Software
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Especificação de Requisitos
Engenharia de Software
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Engenharia de Software
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Especificação de Requisitos de Software - ERSw
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Processos de Engenharia de Requisitos
Oficina Mecânica TADS 2011.
Requisitos de Software Capítulo 5 Ian Sommerville
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Engenharia de Software
O Processo de desenvolvimento de software
Requisitos de Software
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Fabrica Um Engenharia de Requisitos Definição das Ferramentas, Modelos e Padrões.
Requisitos (Complemento) Marcio de Carvalho Victorino.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Laboratório de Programação
Requisitos de Software
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues ENGENHARIA DE SOFTWARE.
Especificação de Requisitos de Software
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Aula 02 de Eng. de Requisitos
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Engenharia de Software
Database Systems: Design, Implementation, and Management Eighth Edition Capítulo 4 Projeto Banco de Dados.
1 Engenharia de Requisitos, Liane Cafarate, 2009 Engenharia de Software Engenharia de Requisitos Docência Orientada: Henrique Michel Persch
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Técnicas e Tipos de Requisitos
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
José Antônio da cunha IFRN Administração de Banco de Dados.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Métodos e Técnicas de Desenvolvimento
3 Gerenciamento do Escopo Capítulo 3 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Atividade Sistemática Trabalho em Equipe Identificar Problemas Potenciais, suas Causas e seus Efeitos. O FMEA tem a função de identificar os problemas.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Aula 04: Engenharia de Software Profa. MSc. Daniela Gibertoni.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- –
Transcrição da apresentação:

Especificação de Software

Especificação de Software Destina-se a estabelecer quais funções são requeridas pelo sistema e as restrições sobre a operação e o desenvolvimento do sistema. Esta fase também é chamada de engenharia de requisitos: é um estágio particularmente importante do processo de software, uma vez que erros nesse estágio inevitavelmente produzem problemas posteriores no projeto e na implementação do sistema.

Processo de Engenharia de Requisitos

Processo de Engenharia de Requisitos 1. Estudo de viabilidade: é feita uma estimativa para verificar se as necessidades dos usuários que foram identificadas podem ser satisfeitas com a utilização das atuais tecnologias de hardware e software. O estudo decidirá se o software é viável, do ponto de vista comercial, e se poderá ser desenvolvido considerando as restrições orçamentárias.

Processo de Engenharia de Requisitos 2. Levantamento e Análise de Requisito: este é o processo de obter requisitos do sistema pela observação de sistemas existentes, pela conversa com usuários e compradores em potencial e/ou pela análise de tarefas. Pode envolver o desenvolvimento de um ou mais diferentes modelos e protótipos de sistemas.

Processo de Engenharia de Requisitos 3. Especificação de Requisitos: é a atividade de traduzir as informações coletadas durante a atividade de análise em um documento que defina um conjunto de requisitos. Podem ser abstratas (Requisitos dos usuários) ou especificações detalhadas ( Requisitos do Sistema).

Processo de Engenharia de Requisitos 4. Validação de Requisitos: essa atividade verifica os requisitos quanto a sua pertinência, consistência e integralidade. Durante esse processo, inevitavelmente são descobertos erros na documentação de requisitos. Os requisitos deve ser modificados, a fim de corrigir esses problemas.

Requisitos Requisitos Funcionais: são declarações de funções que o sistema deve fornecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como deve se comportar em determinadas situações. Também podem explicitar o que um sistema não deve fazer.

Requisitos Requisitos Não Funcionais: são restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema. Entre eles destacam-se restrições de tempo, restrições sobre o processo de desenvolvimento, padrões, entre outros.

Requisitos

Requisitos Requisitos de Domínio: são requisitos que se originam do domínio de aplicação do sistema e que refletem características desse domínio. Podem ser funcionais ou não funcionais.

Requisitos Requisitos de Usuário: Os requisitos de usuário para um sistema devem descrever os requisitos funcionais e não funcionais de modo compreensível pelos usuários do sistema que não têm conhecimento técnico detalhados. Eles deve especificar somente o comportamento externo do sistema, evitando tanto quanto possível as características do projeto de sistema.

Requisitos Requisitos de Usuário: Invente um formato-padrão e certifique-se de que todas as definições de requisitos estejam conforme este formato. Utilize a linguagem de modo consistente. Faça uma distinção entre requisitos obrigatórios (“deve”) e os desejáveis (“deveria”, “poderia”).

Requisitos Requisitos de Usuário: Utilize um destaque (negrito ou itálico) para ressaltar partes importantes do requisitos. Evite, tanto quanto possível, o uso de jargão e termos técnicos da informática.

Requisitos Requisitos de Sistema São descrições mais detalhadas dos requisitos do usuário. Eles podem servir como base para um contrato destinado à implementação de um sistema e, portanto, devem ser uma especificação completa e consistente de todo o sistema. Eles são utilizados pelos engenheiros de software como ponto de partida para o projeto de sistema.

Documento de Requisitos É a declaração oficial do que é exigido dos desenvolvedores de sistema. Deve incluir os requisitos de usuário e uma especificação detalhada dos requisitos do sistema. Se houverem um grande número de requisitos, pode-se separar os requisitos mais detalhados do sistema em outro documento.

Documento de Requisitos Recomendações: Deve especificar somente o comportamento externo do sistema; Deve especificar as restrições à implementação; Deve ser de fácil modificação; Deve servir como referência para manutenção do sistema; Deve registrar a estratégia sobre o ciclo de vida do sistema; Deve caracterizar resposta aceitáveis para eventos indesejáveis.

Documento de Requisitos Modelo IEEE/ANSI 830-1993 1. Introdução 1.1 Propósito do documento de requisitos 1.2 Escopo do produto 1.3 Definições, acrônimos e abreviações 1.4 Referências 1.5 Visão geral do restante do documento

Documento de Requisitos Modelo IEEE/ANSI 830-1993 2. Descrição Geral 2.3 Perspectivas do produto 2.2 Funções do Produto 2.3 Características do usuário 2.4 Restrições gerais 2.5 Suposições e dependências 3. Requisitos específicos 4. Apêndices 5. Índice

Atividade Façam um levantamento de requisitos da Xerox. Analisem um sistema de nível operacional e gerencial para melhor administração de recursos e controle de vendas.