LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
Libras Língua Brasileira de Sinais.
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Surdez A Educação dos Surdos.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
Deficiente Auditivo e Surdo.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
um desafio contemporâneo
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
Prof. Orlando Miranda Júnior
CBS Confederação Brasileira de Surdos
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
RAÍZES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS.
Cultura, Linguagem e Língua
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ASPECTOS COGNITIVOS DOS SURDOS E O ENSINO DA LIBRAS E DO PORTUGUÊS L2
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Caracterização da Instituição
A função do professor interlocutor
Medidas educativas para alunos com NEE
HISTÓRIA DO SURDO. HISTÓRIA DO SURDO Desde o início da humanidade, todas as pessoas que não eram iguais à maioria, eram discriminadas. Com os surdos,
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Kathryn M. P. Harrison
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
MEDIAÇÃO.
Filosofias Educacionais para Surdos
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
MANUAL DE LÍNGUAS BRAILLE & LIBRAS
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Breve Histórico da Educação de Surdos
Professora Cynthia Professora Cynthia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Educação Especial: Surdez
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Você sabia? Braille e libras.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Regiane Lucas Garcêz
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Equipe responsável pela produção
Educação Especial: Libras e Braile
Professora: Mércia Soares
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Amanda Modolão Nóbrega
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
DEFICIENCIA AUDITIVA.
Transcrição da apresentação:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo Unidade II LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo

Períodos distintos no que se refere as práticas sociais relacionadas as pessoas com deficiência 1° Exclusão social, pois não correspondiam com o padrão de normalidade da época. Século XV.

2° Segregação dentro de instituições. Século XVIII. 3° Integração

4° Inclusão social, para modificar os sistemas sociais gerais

Interatividade O processo que visa a inserção da pessoa com deficiência em todos os setores da sociedade sem as adaptações necessárias é chamada de: Inclusão Segregação Exclusão Integração Mediação

Resposta O processo que visa a inserção da pessoa com deficiência em todos os setores da sociedade, sem as adaptações necessárias é chamada de: Integração

Educação de surdos Skliar (1997) relata que depois de quase um século da criação da escola pública para jovens e adulto de Paris, criada por Abade L’ Epee 1764, os estudantes surdos eram alfabetizados e instruídos na mesma proporção que os ouvintes e a quantidade de professores surdos e crianças surdas nessas escolas alcançava o índice de 50%.

Educação de surdos A partir do congresso de Milão 1880, o oralismo foi eleito e imposto como um método mais adequado para educação de surdos, pela possibilidade de integração do indivíduo na sociedade. Skliar - Os surdos foram objetos de uma única e constante preocupação por parte dos ouvintes: a aprendizagem da língua oral é como se fosse uma consequência direta de sua integração ao mundo dos demais... Ouvintes normais.

Educação de surdos Desde 1960 o movimento de surdos deixaram de ser a única resistência ao oralismo. Pesquisadores começaram a dar o respaldo teórico a sua principal bandeira de lutas, mediantes estudos linguístico que comprovaram o status da língua de sinais como sendo verdadeiramente uma língua.

Interatividade O Congresso de Milão foi uma conferência internacional educadores de surdos, em 1880. Depois de deliberações entre 6 e 11 de Setembro de 1880, o congresso declarou que a educação___________era superior à de língua de sinais e aprovou uma resolução proibindo o uso da viso-espacial nas escolas. Qual conceito preenche o espaço? a) Transcendental. b) Audiolingual c) Oralista d) Oral-auditiva e) Integracionista

Resposta Resposta correta “c”: Oralista O Congresso de Milão foi uma conferência internacional educadores de surdos, em 1880. Depois de deliberações entre 6 e 11 de Setembro de 1880, o congresso declarou que a educação Oralista era superior à de língua de sinais e aprovou uma resolução proibindo o uso da viso-espacial nas escolas. Qual conceito preenche o espaço?

Educação de surdos Apartir de 1970 foi encontrada uma situação intermediaria para educação dos surdos nos Estados Unidos e mais tarde também no Brasil, onde os sinais passaram a ser utilizados apenas como instrumento de comunicação e não como status de uma língua capaz de mediar as comunicações humana. Surge a filosofia educacional denominada comunicação total. Essa filosofia tem como objetivo linguístico o aprendizado da língua oral sendo os sinais apenas um meio para isso.

Educação de surdos A Educação Bilíngue: uma possível compatibilidade com o conceito socioantropológico de surdez Goldfeld (1997)- a filosofia bilinguista considera que o surdo pode aceitar sua surdez sem ter que seguir os padrões de uma vida semelhante a do ouvinte.

Intérprete de libras/ Língua portuguesa Profissional com competência linguística em Libras/língua portuguesa que atua no contexto do ensino regular no qual há alunos surdos matriculados; o intérprete não substitui a figura do professor em relação à função central na mediação do processo de aprendizagem. Sua atuação será a de mediador na comunicação entre surdos e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.

Intérprete de libras/ Língua portuguesa Regulamentação da profissão Lei 12.319/10 Os profissionais da área de Libras podem trabalhar, por exemplo, em serviços especializados de eventos, congressos e seminários, de atividades empresariais variadas, da administração pública, em empresas, universidades, fundações e outras instituições, de caráter público ou privado

Interatividade Em 1970 surge nos Estados Unidos a filosofia educacional denominada comunicação total que consiste em: A criança fará um tratamento de Fonoaudióloga para ouvir e falar. Soletrar em alfabeto manual A criança primeiro aprenderá a língua de sinais e depois a língua portuguesa na modalidade escrita e falada. Utilizar todo tipo de linguagem na escolarização e comunicação com os surdos. Utilizar língua de sinais na escolarização e comunicação com os surdos.

Resposta Em 1970 surge nos Estados Unidos a filosofia educacional denominada comunicação total que consiste em: Utilizar todo tipo de linguagem na escolarização e comunicação com os surdos.

Surdo, deficiente auditivo e mudo D.A: É uma situação que caracteriza uma perda de grau leve a moderado da audição, preservando resíduos auditivos o que não lhe prejudica a fala como um todo. Foto fonte:http://aprendolibras.blogspot.com/2009/05/ filosofia-oralista.html

Surdo, deficiente auditivo e mudo Mudo: É uma situação clínico patológica que acomete o órgão fonoarticulatório Imagem: http://teoricamenteeu.blogspot.com/2011/01/ criado-mudo.html

Pessoas visuais Usando essa palavra eu me coloco na posição das coisas que eu posso fazer ao invés das que não posso fazer. Identificando-me como uma pessoa visual, isso explicaria tudo ao meu redor: os aparelhos TDDs, os decodificadores, as campainhas luminosas, a leitura labial e a emergência de uma língua visual, a língua de sinais americana. Wilcox, 2005, p.17

Pessoas visuais A visão se torna um sentido compensador da falta de audição.

Pessoas visuais

A situação sociológica dos surdos Vem de ambiente “ouvintes” (90 a 95%). Frequentam ou frequentarão uma instituição gerenciada por ouvintes. São submetidos a processos educativos e socialização delineados e justificados por ouvintes. Estrutura organizacional e arquitetura somente para ouvintes.

Interatividade Assinale a alternativa correta sobre Deficiente Auditivo (DA) ou Surdo segundo o Decreto 5.626/05. Geralmente a pessoa surda usa leitura labial para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o Deficiente Auditivo usa Língua de Sinais para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o surdo usa da oralidade para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o surdo usa língua de sinais para comunicar-se com a sociedade. Geralmente o Deficiente Auditivo usa da Língua Viso- espacial para comunicar-se com a sociedade.

Resposta Geralmente o surdo usa língua de sinais para comunicar-se com a sociedade.

Sites de apoio http://heliointerprete.blogspot.com/ http://www.dicionariolibras.com.br http://www.acessobrasil.org.br/libras

ATÉ A PRÓXIMA!