UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.

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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE EVANGELISTA LUDIMILA SANTOS PRISCILA MAGALHÃES TEREZA SODRÉ

PROJETO CAT: CONHECER, ANALISAR E TRANSFORMAR A REALIDADE DO CAMPO

Definição O CAT é um projeto de formação continuada de professores do campo que atuam no ensino fundamental, desenvolvido em Feira de Santana e escolas do campo localizadas no semi-árido baiano. Público-alvo 60 coordenadores 2000 professores 30000 alunos

Municípios envolvidos Grupo 1 Barrocas Conceição do Coité Retirolândia Riachão do Jacuípe Santa Luz Valente Grupo 2 Araci Cansação Itiúba Monte santo Nordestina Quijingue Queimadas Lamarão Grupo 3 Baixa Grande Capim grosso Mairi Nova Fátima Pintadas Ichu

Histórico O projeto CAT - Conhecer, Analisar e Transformar Iniciado em 1994 Inspirado na metodologia do SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa de Pernambuco) busca da melhoria da qualidade do ensino Foi institucionalizado a partir da sua aprovação pelo CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) através da Resolução 34/95, de 05 de Outubro de 1995. Hoje o CAT é referência nacional, sendo convidado para apresentar em vários lugares

Objetivo Contribuir para a formulação, implementação e execução de políticas públicas educacionais para as escolas do campo, considerando e valorizando a realidade rural, a população do campo e o meio ambiente, atendendo assim às necessidades e anseios dos alunos e suas famílias, colaborando, portanto, para um desenvolvimento sustentável integral e integrado na região(território).

Metodologia Base: Paulo Freire CONHECER: Pesquisa da Comunidade. ANALISAR: Registro e reflexão sobre o pesquisado para construir conhecimento sobre a realidade. TRANSFORMAR: A partir da devolução à comunidade dos conhecimentos construídos pelos alunos buscar, com esta, solução para os problemas identificados, ou melhoria da realidade. AVALIAR:observar e refletir sobre os impactos que a vivência do tema provocou nos envolvidos, na comunidade, no município, na região.

Avaliação Instrumentos utilizados: relatórios trimestrais dos Encontros com as Coordenações Municipais ; Encontros semestrais dos representantes da UEFS, do MOC e Prefeituras; visitas da Coordenação do Projeto às escolas; Encontro Geral de Avaliação ao final das atividades anuais.

Parceria UEFS MOC ( Movimento de Organização Comunitária) - Organização não governamental sediada em Feira de Santana, Bahia, que atua no semi-árido baiano e desenvolve ações estratégicas na área de educação do campo. Prefeituras Municipais do semi-árido baiano

Desafios Falta uma visão correta do semi-árido Proposta: fazer um debate sobre o que é o semi-árido Pouca interferência para que o CAT se transforme em uma política pública Construção de cisternas Escolas mal estruturadas Estão em 2000 escolas e só há 48 baús de leitura Dificuldade de verba da UEFS para os projetos

Baú de leitura TEMAS IDENTIDADE MEIO AMBIENTE CIDADANIA POLÍTICAS PÚBLICAS

Cronograma de execução

Encontro Geral de Avaliação em 2009 ATIVIDADES REALIZADAS: AUTO-AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES EXPERIÊNCIAS DE ÊXITOS DOS PROFESSORES DO CAT LEVANTAMENTO DE PROPOSTAS PARA 2010 LANÇAMENTO DO LIVRO A LEITURA EM NOSSA VIDA: HISTÓRIA E OLHARES DIFERENCIADOS

Ações realizadas em 2009

Construção de parques ecológicos Reaproveitamento de água (mandala) Seminário de Devolução municipal Horta escolar

Atividades

Referências BAPTISTA, Francisca Maria Carneiro; BAPTISTA, Naidison de Quintella. Educação rural sustentabilidade do campo. 2. ed. Feira de Santana, Pernambuco, 2005. Boletins A Voz do CAT (19 números com textos das crianças e dos professores); Feira de Santana: 1995 a 2009. CARNEIRO, Francisca Maria; ALVES, Jussara Secondino do; NASCIMENTO, Priscila Brasileiro Silva do. A leitura em nossa vida: história e olhares diferenciados. Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009.