Predação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações e Curiosidades
Advertisements

Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Factores bióticos.
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
Peixes Peixes. Introdução Foi na água que surgiu a vida no planeta. Também no meio aquático desenvolveram-se os primeiros organismos vertebrados: os peixes.
SERES VIVOS.
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
PROF. PANTHERA RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
ECOLOGIA.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Mecanismos Especiais de Sobrevivência
Mecanismos Especiais de Sobrevivência
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
ADAPTAÇÃO.
REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO
Conceitos Básicos de Ecologia
Celenterados.
Ecologia das comunidades.
Comportamento dos animais quando capturam ou colhem o alimento
O Golfinho Francisco Gonçalves.
Animais Laís Carla. Pedagogia.
A Predação.
Prof. M.Sc. André Matassoli Disciplina: Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Terra, Planeta Vida: Ecologia Relações Ecológicas.
Animais Diurnos Noturnos.
Animais Vertebrados e Invertebrados.
Relações interespecíficas
Parasitas e Ectoparasitas
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Comportamento dos animais quando capturam ou colhem alimento
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
TEGUMENTO DOS VERTEBRADOS
Professor: Antonino Lopes
Relações interespecíficas - Comensalismo
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
Meio Ambiente e Edificações
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Endoparasitismo.
Relações Harmônicas e Desarmônicas entre os Seres Vivos
ECOLOGIA.
PREDAÇÃO.
Predação é o hábito alimentar de muitos animais, que procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem e capturam. São exemplos.
Golfinho.
Predação.
Ecossistema Interacções seres vivos - ambiente
Relação interespecífica
Mutualismo.
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Marque a alternativa correta nas seguintes questões:
M U T A L I S O Trabalho realizado por: Bruna Daniela Nº6
Relações Interespecíficas
Relações interespecíficas
Relações Interespecíficas:
BIOMAS BRASILEIROS - PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES
PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES - BIOMAS BRASILEIROS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
INDICE INTRODUÇÃO ALIMENTAÇÃO QUALIDADES PREDADORES Pesca de golfinhos
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Cap. 20: Ecologia das comunidades Os seres vivos relacionando-se entre si Equipe de Biologia.
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Adaptações das presas e predadores.
Ronnielle Cabral Rolim
Cadeias e Teias Alimentares
Relações interespecificas
Como os seres vivos se relacionam?
Regime alimentar.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
Transcrição da apresentação:

Predação

Índice: Introdução Predação- O que é? Os predadores- características Tipos de predadores Presas- características Camuflagem Camaleão L0bo Orca Águia Conclusão Bibliografia

Introdução Neste PowerPoint decidimos falar um pouco sobre a predação animal e vegetal. Pretendemos com este descrever os vários exemplos da predação e mostrar algumas imagens. Também pretendemos mostrar o que é que cada um desses animais desenvolve para capturar as suas presas.

Predação- O que é? A predação é uma relação interespecífica. Quando um ser vivo (a presa) serve de alimento a outros seres vivos ( predador). Esta relação implica um comportamento de procura-captura-ingestão por parte do predador. Esta relação é a mais frequente na comunidade, com o objetivo de melhorar os sistemas de ataque e defesa. A predação, acaba por beneficiar as populações pois os os animais capturadas são animais doentes ou mais frágeis, impedindo que haja epidemias dentro da própria população.

Os predadores- Características Os predadores possuem várias características e técnicas que utilizam nas suas caçadas. Em regra têm: Boas aptidões visuais Boa audição Bom olfacto

Tipos de predadores Alguns predadores gastam muita energia e tempo a encontrar, capturar e a devorar enquanto que outros tiram proveito da caça intensiva de outros predadores. A predação, quando é praticada entre indivíduos da mesma espécie, tem o nome de canibalismo. Também existem plantas carnívoras. Estas plantas encontram-se, normalmente, em locais com o solo pobre em substancias azotadas.

Presas- características. As presas também têm técnicas para tentar fugir dos predadores. Esses sistemas de defesa podem ser mecânicos, químicos ou com colorações adaptivas, através da camuflagem, do mimetismo ou com colorações de aviso.

Camuflagem: Camuflagem: Alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar algumas vantagens. A camuflagem pode ser útil tanto para o predador, quando deseja atacar uma presa sem que esta o veja, ou para a presa, que se pode esconder mais facilmente. seu predador. Existem dois tipos de camuflagem: Homocromia: a cor do animal é parecida á do meio onde vive; Ex: O urso-polar tem o pelo da cor da neve. Homotipia: o animal tem a forma de objetos que compõem o meio em que se encontram. Ex: O bicho-pau fica em galhos que tem a mesma forma do seu corpo.

Camaleão O camaleão, famoso pela sua grande língua, dispara-a da boca conseguindo apanhar as presas (joaninhas e gafanhotos) devido à sua língua pegajosa. Predador Presa Camaleão Ex: gafanhoto e joaninhas

Lobo O lobo é um predador, que normalmente, costuma atuar em grupos (alcateia) para capturar as suas presas(pequenos animais, ovelhas e alces). Predador Presa Lobo Ex: galinhas, ovelhas

Orca A orca é um cetáceo, que se alimenta de, por exemplo, focas, leões-marinhos, arenque, lontras marinhas, morsas, pinguins, lulas e polvos e chegando mesmo a devorar cetáceos como por exemplo outras baleias e golfinhos. Ela come uma média de 220 kg de comida por dia. Esta encontra-se bem no topo da cadeia alimentar. Predador Presa Orca Ex: Focas e lontras

Águia A águia é um animal que costuma caçar coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais. Predador Presa Águia Ex: coelhos e esquilos

Conclusão Com este projeto podemos concluir que existem muitos tipos de animais que são predadores( terrestres, aéreos e aquáticos), como por exemplo, o lobo, a águia, a orca e o camaleão.

Bibliografia Livros: Planeta Vivo Wikipedia Goggle imagens

Trabalho realizado por: Fábio Ferreira nº 9 Joana Borges nº12 Luís Matias nº13 Sofia Rodrigues nº26