Estudo com Iniciativa na Saúde da Mulher

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Propriedades físicas representativas de
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
CHARISMA Trial The Clopidogrel for High Atherothrombotic Risk and Ischemic Stabilization, Management, and Avoidance (CHARISMA) Dr. Eric J. Topol N. Engl.
Atividade Física e Qualidade de Vida
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Terapia hormonal Indicações e Contra-indicações. Terapia hormonal Benefícios Sintomatologia –Ondas de calor –Sudorese –Dores articulares –Depressão –Instabilidade.
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
Prótese valvar aórtica, qual é a melhor opção para o adulto jovem?
Tópicos Especiais em Farmácia
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Medidas de associação II: tratamento. Estudo dirigido
Análise de dados de mortalidade. Auxilia os moradores do local Proporciona fonte de renda Abriga as crianças do bairro em períodos não escolares,
DESCRIÇÃO Produção de 40 DVD´s contendo palestras, que terão como
- HIPERTENSÃO ARTERIAL-
Os Trabalhos/Abstracts mais Relevantes em Cirurgia de Câncer de Ovário
Renda até 2 SM.
Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive.
Saúde e Exercício Físico
Osteoporose Dr.Elmano Loures.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Indicadores do Mercado
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
OSTEOPOROSE PRIMÁRIA Excesso de reabsorção óssea.
ENDARTERECTOMIA.
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL ESTRÓGENOS E DOENÇA CARDIOVASCULAR
Os gaúchos e o coração.
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
Vantagens e desvantagens dos novos anticoagulantes no tratamento da tromboembolia pulmonar Renato Maciel.
regesclims Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMABC
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
REPOSIÇÃO HORMONAL- FITOHORMÔNIOS
American Medical Association, Oct 22/ Vol 290, Nº 16 A IMPORTÂNCIA PROGNÓSTICA DO EXAME FÍSICO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NAS SINDROMES CORONARIANAS.
Cuidados que devemos ter
CORPO MENTE ESPÍRITO.
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
NÍVEIS DE PREVENÇÃO A. Níveis de Prevenção:
MOMENTO CIENTÍFICO Serviço de Geriatria e Gerontologia HC FMUSP Residente: Patricia Langenegger Preceptor: Rafael Lyra Orientador: Dr. Alexandre Busse.
Dra. Greice Tarabay – R1 Dr. Felipe Morales – R2 Dra. Verônica J. Ayres – R3 Orientação: Dr. Luciano M. Pompei.
FELIPE A. MORALES DA SILVA – R2 ORIENTAÇÃO: DR. LUCIANO POMPEI
1-Diante dos dados de um estudo robusto que contou com indivíduos (50-74 anos) e pacientes idosos (> 74 anos) - foram detectados 373 casos.
Assistência Integral à Saúde da Mulher
Mark J Bolland, Andrew Grey, Greg D Gamble, Ian R Reid Lancet Diabetes Endocrinol 2014; 2: 307–20 THE EFFECT OF VITAMIN D SUPPLEMENTATION ON SKELETAL,
projetodiretrizes. org
DEFINIÇAO  Migranea relacionada a menstruaçao: Ataques que ocorrem durante os dias -2 a + 3 do ciclo menstrual em pelo menos 2 de 3 ciclos menstruais.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
DAMAGE IN SYSTEMIC LUPUS ERYTEMATOSUS AND ITS ASSOCIATION WITH CORTICOSTEROIDS Abraham Zonana-Nacach, Susan G. Barr, Laurence S. Magder, and Michelle Petri.
Procedimentos Intervencionistas Vasculares
Osteoporose Sintomas e prevenção.
NEOPLASIAS Angel Mar C. Roman.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA
“Clinician´s Guide to Prevention and Treatment of Osteoporosis”
Sylvia Wiedemann Azevedo
CLIMATÉRIO E MENOPAUSA Curso Enfermagem – 4a. fase
Exercício Sobre Teste Terapêutico
Módulo VI Situações Especiais – Mulheres e Idosos.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Transcrição da apresentação:

Estudo com Iniciativa na Saúde da Mulher WHI Women's Health Initiative Estudo com Iniciativa na Saúde da Mulher

Women's Health Initiative (WHI) Estudo nacional (USA) de saúde a longo prazo que focava estratégias de prevenção de doenças coronarianas + câncer de mama e coloretal + fraturas em mulheres pós-menopausa; 1991(durou 15 anos); Cerca de 161 808 mulheres, pósmenopausadas, entre 50 e 79 anos. O WHI Ensaios Clínicos e Estudos observacionais foram realizados em 40 centros clínicos em todo o país. O recrutamento começou em setembro de 1993 e continuou até outubro de 1998 para o ensaio clínico. O estudo observacional, inscritos até dezembro de 1998.

Women's Health Initiative (WHI) Ensaio clínico randomizado Estudo observacional Ensaio de Cálcio / vitamina D: Ensaios de Terapia Hormonal O ensaio clínico randomizado controlado registra 68.132 mulheres pós-menopáusicas com idades entre 50-79 em ensaios de teste de três estratégias de prevenção. Se elegível, as mulheres poderiam optar por se inscrever em um, dois ou todos os três componentes do julgamento. Ensaios de Terapia Hormonal: este componente examinou os efeitos dos hormônios estrogênio sozinho ou combinado sobre a prevenção de doenças coronárias e de fraturas osteoporóticas, e risco associado para câncer de mama. As mulheres que participaram neste componente tomaram pílulas de hormônio ou um placebo (pílula inativa) até o estrogênio e progestina e estrogênio sozinho ensaios foram interrompidos no início de julho de 2002 e março de 2004, respectivamente.     * Ensaio de Modificação Dietética: o componente de modificação dietética avaliou o efeito de uma dieta de baixo teor de gordura e rica em frutas, vegetais e cereais na prevenção de câncer de mama e câncer colorretal e doença coronariana. Os participantes do estudo seguiram tanto seu padrão alimentar habitual ou um padrão de baixo teor de gordura da dieta.     * Ensaio de Cálcio / vitamina D: Este componente começou 1-2 anos após uma mulher se juntou a um ou ambos os outros componentes do ensaio clínico. Ele avaliou o efeito de cálcio e vitamina D na prevenção de fraturas osteoporóticas e câncer colorretal. As mulheres neste componente tomaram cálcio e vitamina D ou pílulas de placebo. O estudo observacional está a analisar a relação entre estilo de vida, saúde e fatores de risco e os resultados doença específica. Este componente envolve o acompanhamento do histórico médico e hábitos de saúde de 93.676 mulheres. O recrutamento para o estudo observacional foi concluído em 1998 e os participantes foram seguidos por 8 a 12 anos. O término do ensaio clínico ocorreu entre outubro de 2004 e março de 2005, altura em que os participantes foram convidados a inscrever-se no estudo WHI extensão, envolvendo acompanhamento de saúde de acompanhamento, sem intervenção até 2010. Só estrógeno nas histerectomizadas e estr+progest nas mulheres com útero (prevenção ca de endométrio) = comparação com placebo!!! - mulheres acompanhadas até 2010. Ensaio de Modificação Dietética Relação entre estilo de vida, saúde e fatores de risco e os resultados doença específica Estrógeno Estrógeno + Progesterona

O estudo com estrógeno somente continuou até fevereiro de 2004, quando o National Institutes of Health (NIH) decidiu encerrar o estudo (dados até 29 de fevereiro de 2004) Continuam: estudo WHI testando os efeitos de dieta pobre em gorgura e independentemente, os efeitos de Ca + suplementação vit D 1991/1992 2004

EFEITO ESTRÓGENO EQUINO CONJUGADO EM MULHERES PÓSMENOPAUSADAS COM HISTERECTOMIA Avaliou os efeitos dos estrogênios isolados (dose única VO) em mulheres com histerectomia prévia; Observou aumento do risco de acidente vascular cerebral e trombose; Ausência de alteração do risco de câncer de mama, sugerindo que a associação do progesterona poderia ter participação na gênese deste câncer. - Não é possível determinar se estes resultados se aplicam a outras formulações, doses ou vias de administração. - A taxa de abandono é menor do que geralmente é observado na prática clínica e foi semelhante nos dois grupos (placebo e CEE).

Este estudo demonstrou que CEE aumenta o risco de acidente vascular cerebral (o uso de estradiol em mulheres após a acidente vascular cerebral isquêmico não resultou em nenhuma mudança na mortalidade, mas uma maior taxa de recorrência AVC não-fatal e uma sugestão de deficits) reduz o risco de fraturas do quadril e outros, - não afeta significativamente a incidência de CHD – dç coronarianas e cardíacas (desfecho primário), embora aumente discretamente níveis pressóricos, ou mortalidade global. A insignificância na redução do câncer de mama exige investigação adicional. O estudo atual sugere que jovens mulheres que usam CEE podem ter reduzidos risco de doença arterial coronariana, mas essa possível associação pode ser devido ao acaso.

Estes resultados também parecem ser contrárias à preponderância dos resultados do estudo observacional, incluindo os dos últimos Study.40 Million Women Ao examinar risco de câncer de mama, por tipo de terapia hormonal, a maioria desses estudos relataram um modesto aumento no risco de câncer de mama com estrogênio sozinho mas um risco maior de estrogênio e progesterona. Outros ainda foram recentemente encontrados pouco ou nenhum efeito do estrogênio sozinho no risco de câncer de mama. Diferenças na rastreio do cancro da mama entre as CEE e os grupos placebo não explicam os efeitos do cancro da mama observada porque o protocolo WHI mandato mamografia anual e exames clínicos da mama. A possibilidade que o atraso no diagnóstico pode ser responsável para esta redução parece remota porque o efeito da CEE sozinho densidade da mama é minimal.A longo prazo efeitos da CEE sobre o risco de câncer de mama permanecem incertos. seguimento prolongado, como está actualmente prevista, e as análises das características do câncer de mama semelhante àqueles relatados para o estrógeno

Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos

1 Cp Estudo realizado entre 1993-1998 com a participação de mulheres: Entre 50-73 anos; Pós-menopausadas; Com útero intacto; Administração de: Conjugado de estrogênio equino (0,625 mg/d) Acetato de Medroxyprogesterona ( 2,5mg/d) O propósito de mulheres saudáveis usarem a terapia combinada estrogênio/progesterona a longo prazo é preservar a saúde e prevenir doenças. Esse estudo proporciona forte evidência de que o oposto está acontecendo em relação a aspectos importantes da saúde da mulher, mesmo o risco absoluto sendo baixo 1 Cp Placebo

O propósito de mulheres saudáveis usarem a terapia combinada estrogênio/progesterona a longo prazo é preservar a saúde e prevenir doenças. Esse estudo proporciona forte evidência de que o oposto está acontecendo em relação a aspectos importantes da saúde da mulher, mesmo o risco absoluto sendo baixo

O propósito da Terapia combinada estrogênio/progesterona a longo prazo é preservar a saúde e prevenir doenças. Esse estudo proporciona forte evidência de que o oposto está ocorrendo em relação a saúde da mulher. Interrompido antes do tempo !! Tempo previsto ->>8,5 a Tempo de acompanhamento->>5,2a O estudo foi interrompido pois os riscos superaram os beneficios na TRH e pelo ca de mama invasivo superar o limite dos efeitos adversos !!

Risco e Benefícios do uso de Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Beatriz C L Santos Ola pessoal! Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Beatriz C L Santos Att, Risco e Benefícios do uso de Estrogênio +Progesterona Para a Saúde de mulheres Pós-menopausa Riscos para a saúde superam os benefícios: Aumento no risco de: câncer de mama- invasivo; doença cardíaca; AVC. Redução do risco de: Fraturas de quadril; Câncer de cólon e reto. Não houve nenhum efeito : No risco geral de câncer, Morte por câncer; Morte por qualquer outra causa. Câncer de mama invasivo aumenta risco. Para o in situ não houve diferenças significativas!!

1-Doença Coronariana Desde o início já é prejudicial 2-Embolismo Pulmonar 3-Ca coloretal Após 3 a- benefício 4-AVC Após 1-2 a 5-Ca de mama invasivo Após 4ª 6-Fratura de quadril 1 4 2 5 3 6

Risco e Benefícios do uso de Estrogênio +Progesterona Para a Saúde de mulheres Pós-menopausa Writing Group for the Women’s Health Initiative Investigators. JAMA. 2002;288:321-333. E + P (n = 8506) Placebo (n = 8102) RR (IC 95%) DCV DAC AVC TEV 164 127 151 122 85 67 1.29 (1.02-1.63) 1.41 (1.07-1.85) 2.11 (1.58-2.52) CÂNCER Mama Cólon-retal 166 45 124 1.26 (1.00-1.59) 0.63 (0.43-0.92) FRATURAS Quadril Vertebral Total 62 60 788 44 41 650 0.66 (0.45-0.98) 0.66 (0.44-0.98) 0.76 (0.69-0.85)

Risco e Benefícios do uso de Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Ola pessoal! Beatriz C L Santos Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Att, Beatriz C L Santos Risco e Benefícios do uso de Estrogênio +Progesterona Para a Saúde de mulheres Pós-menopausa A combinação de estrogênio e progesterona: Não deve ser usada de modo generalizado em mulheres pós-menopausa; Não deve ser iniciada ou mantida para propósito de prevenir doença coronariana em mulheres aparentemente saudáveis; Os riscos devem ser considerados quando escolher entre as drogas disponíveis para prevenir osteoporose .

Risco e Benefícios do uso de Ola pessoal! Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Beatriz C L Santos Ola pessoal! Beatriz C L Santos Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Att, Beatriz C L Santos Risco e Benefícios do uso de Estrogênio +Progesterona Para a Saúde de mulheres Pós-menopausa Embora os resultados do ensaio da WHI esteja em termos de risco relativo, o risco absoluto de dano a uma mulher individual é muito pequeno: Entre 10.000 mulheres que estejam tomando o remédio durante um ano: 7 eventos a mais de doença coronariana; 8 a mais de câncer invasivo de mama,; 8 a mais de AVC; 8 a mais de embolia pulmonar; porém 6 a menos de câncer colorretal e 5 a menos de fraturas de quadril. Quando somado todos os eventos durante os 5,2 anos do ensaio, o número de eventos em excesso no grupo de droga ativa foi de 100 por 10.000 . Riscos provenientes do uso do medicamento aumentam com o passar do tempo.

Risco e Benefícios do uso de Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Beatriz C L Santos Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Beatriz C L Santos Ola pessoal! Beatriz C L Santos Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Ola pessoal! Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Att, Estou encaminhando as atas da gestao passada do Depto de Bioquim Ola pessoal! Beatriz C L Santos Att, Risco e Benefícios do uso de Estrogênio +Progesterona Para a Saúde de mulheres Pós-menopausa Esse estudo mostra que a reposição protege contra a osteoporose. No entanto, há estratégias preventivas alternativas! Apesar do perfil risco- benefício, a utilização para prevenção primária de doenças crônicas não é preconizada!! O ensaio WHI não está direcionado especificamente quanto a questão se a reposição combinada, a curto prazo, deveria ser usada para manejar sintomas da menopausa, mas sugere que o uso a curto prazo tem riscos para doença cardiovascular. Osteoporose= Usar calcio 1-1,2g/dia e vit D-colicalciferol(9800UI/dia) + adjuvantes ( p ex:alendronato e calcitonina– ambos disponíveis no Sus)

Mas, e na PRÁTICA MÉDICA?? Terapêutica hormonal após o estudo Women's Health Initiative (WHI) percepção de médicos e pacientes no Brasil Machado, Rogério Bonassi; Fernandes, Cesar Eduardo; Maia, Edna; Melo, Nilson Roberto de; Baracat, Edmund Chada. Objetivo: avaliar os efeitos do WHI entre ginecologistas e pacientes no Brasil, enfocando particularmente o conhecimento, a interpretação do estudo e as atitudes relacionadas a terapia hormonal (TH). 806 ginecologistas e 1.480 mulheres com idade superior a 50 anos. Médicos se analisaram o grau de conhecimento, a interpretação, o número de prescrições e a forma ideal de TH após o WHI; Pacientes se avaliaram os riscos e os benefícios da TH, o conhecimento e opinião sobre o estudo WHI e o tratamento ideal para o clímatério. Resultados e Conclusões: bom conhecimento do estudo por médicos (97,69%) e por pacientes (79,8 %); os resulta-dos do WHI se referem a um único esquema de TH, em pacientes com características específicas: 66,3% de médicos e 19,7 %das mulheres; Houve redução de 21,7 % na intenção de se prescrever TH, sendo que 32,5 % dos ginecologistas referiram troca no regime terapêutica; Para as pacientes, a abordagem ideal do climatério continua sendo o tratamento hormonal, prescrito por seu médico. Para os ginecologistas, após o WHI há preferência para o uso de baixas doses de estrogênios e progestogênios. Em conclusão, o estudo WHI determinou impacto relevante sobre a atitude de médicos e pacientes brasileiros. Questionários!!! Fonte: RBM rev. bras. med;61(7):453-459, jul. 2004

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.whi.org/ Effects of Conjugated Equine Estrogen in Postmenopausal Women With Hysterectomy The Women’s Health Initiative Randomized Controlled Trial; Effects of Conjugated Equine Estrogen in Postmenopausal Women With Hysterectomy The Women’s Health Initiative Randomized Controlled Trial