Sistemas de Informação Empresariais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Informática na Educação
Administração de Marketing 1
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Rational Unified Process
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Edu-blogs :: Temas :: Equipas
Planificação do Projecto de SW
Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI
Arquitectura da Gestão dos SI e Ambientes Político, Económico e Social
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
Geração Assistida de Diagramas Esquemáticos de Rede Eléctrica
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
Tecnologias de Informação --- Apresentação. Âmbito da disciplina objectivos da disciplina Organização e desenvolvimento Conteúdos programáticos Horário.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Interação Homem-Máquina
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Bruno Tardiole Kuehne Orientador: Prof. Dr. Marcos José Santana
Administração para Engenharia
Administração Organizacional
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Linguagens de Programação
Metodologia do Trabalho Científico
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
WEB 2.0: Definição e Tendências
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo (MEIE) 2011 Profª Doutora Teresa Noronha Profª Doutora Sílvia Fernandes.
Monitoria GDI Aula Prática
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Primeira Reunião Acadêmica
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Sistemas de Informação e Modelação em Ambiente
Plano Director de Sistemas de Informação (PDSI)
Santarém Março a Julho de 2007
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
Trabalho realizado por
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Persistência em Software Orientado a Objetos:
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
IF696 - Integração de Dados e DW
Trabalho final de curso
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Psicologia: Formação e Prática orientações 1ª NI
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
1 Gestão de Desejos Engenharia de Software numa empresa certificada de Telecomunicações José Bonnet FCUP, 2003.Mai.19.
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Por que estudar sistemas de informação?
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Trabalho de Conclusão do Curso
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Cristina Silva e Sandra Santos Orientadores: Eng. Vasco Miranda Mestre António José Marques Disciplina de Seminário do 5º Ano de Eng. Informática – 2006/2007.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Planificação do Projecto de SW não é por acaso que é a Aula 13 ;)
Plano de Projecto de SW Aula Sumário Plano de Projecto de SW OO – para a Lacertae SW Project Plan – MS Project V.I.C.T.O.R.
Edu-blogs :: Temas :: Equipas TP - Aula 1. 2 Sumário Normas de utilização para o Edu-blog Temas para os Projectos Temas para os Seminários Formação das.
Asynchronous Javascript and XML AJAX. AJAX – Motivação Início dos anos 90, a maioria dos web sites eram baseados em páginas HTML Cada ação do usuário.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Empresariais Rogério Patrício Chagas do Nascimento Doutor em Engenharia Informática Mestre em Ciência da Computação gabinete 2.66 rnascimento@ualg.pt http://w3.ualg.pt/~rnascimento

Sumário Apresentações Individuais Objectivo do curso / pré-requisitos Programa Livros-texto Disciplinas Relacionadas Seminários e Equipas Avaliação Datas Importantes (milestones)

Apresentações Individuais identificação nome completo + num mecanográfico nome que gosta de ser chamado(a) idade.. há quanto tempo está na UALG? habilidades individuais linguagens/ferramentas/tecnologias que domina O que você lê sobre a Ciência da Computação / Informática? Revistas, Jornais, Blogs, páginas Web.. Quais? quais idiomas fala fluentemente? actividades extra-académicas já trabalha? tem interesse em investigação científica? cursos paralelos realizados Certificados MS ou Sun, formação de formador, rappel, esqui, etc expectativas/motivação para a disciplina Se é a primeira vez, o que espera aprender nesta cadeira? Se não, o que gostaria de mudar na cadeira?

O que são SI?

Objectivo do curso Objectivo geral do curso: Objectivos específicos: Conhecimento suficiente para elaborar um Plano Director de Sistemas de Informação (ou PDI, PDS) Olhar para a tecnologia como um meio e não como um fim… Objectivos específicos: Influência da Teoria Geral de Sistemas na disciplina dos SI Perceber a diferença entre informação, os sistemas de informação e as tecnologias de informação que os suportam Compreender a abrangência dos Sistemas de Informação nas Organizações Adquirir sensibilidade perante aos aspectos organizacionais envolvidos na introdução de novos sistemas e tecnologias de informação e ao impacto destes sobre as organizações

SI Empresariais A GSI é a gestão do recurso informação e de todos os recursos envolvidos no planeamento, desenvolvimento e exploração do SI. De modo a estebelecer os princípios e abordagens apropriados para o seu estudo e exercício, é fundamental compreender a natureza das suas actividades e envolventes. A complexidade das organizações está a aumentar, requerendo SI igualmente mais complexos para a satisfação das suas necessidades de informação. Há 10 anos, as principais preocupações da GSI consistiam no desenvolvimento de sistemas, na gestão de operações e nas relações com fornecedores. Agora há outras responsabilidades como a gestão de dados, a gestão de TI, a formação de RH, a consultoria, o planeamento, entre outros. No futuro provavelmente haverá ainda mais responsabilidades. Estas responsabilidades estão interligadas, é necessário a criação de uma visão global e integradora desta função. Conheceremos os aspectos envolvidos na gestão dos SI; planeamento, desenvolvimento e exploração

A Arquitectura da Gestão dos SI Análise Implementação Definição Planeamento Desenvolvimento Exploração Concepção Implementação Manutenção Desenho Análise Operação A GSI é a gestão do recurso informação e de todos os recursos envolvidos no planeamento, desenvolvimento e exploração do SI. De modo a estebelecer os princípios e abordagens apropriados para o seu estudo e exercício, é fundamental compreender a natureza das suas actividades e envolventes. A complexidade das organizações está a aumentar, requerendo SI igualmente mais complexos para a satisfação das suas necessidades de informação. Há 10 anos, as principais preocupações da GSI consistiam no desenvolvimento de sistemas, na gestão de operações e nas relações com fornecedores. Agora há outras responsabilidades como a gestão de dados, a gestão de TI, a formação de RH, a consultoria, o planeamento, entre outros. No futuro provavelmente haverá ainda mais responsabilidades. Estas responsabilidades estão interligadas, é necessário a criação de uma visão global e integradora desta função. Conheceremos os aspectos envolvidos na gestão dos SI; planeamento, desenvolvimento e exploração Admin. NTIC Admin. RH Proj. Espec.

Livros-texto Management Information Systems, 2006 (Laudon & Laudon) Arquitectura da Gestão de Sistemas de Informação, 2005 (João Varajão) Information Systems Today, 2006 (Leonard Jessup & Joseph Valacich)

Pré-requisitos para cursar esta cadeira Ler Pensar Escrever Gostar do curso que está matriculado

Disciplinas Relacionadas Planeamento Arquitectura dos Sistemas de Informação Desenvolvimento Análise e Modelação de Sistemas Engenharia de Software (gestão do desenvolvimento) Interfaces pessoa-máquina Exploração Uso e impacto dos SI Gestão

Seminários Pesquisar sobre o estado-da-arte Cada equipa fará em um tópico actual da área de Sistemas de Informação Cada equipa fará uma apresentação de 50’(aula) + 10’(perguntas) Todos elementos da equipa devem participar Seguir as normas da IEEE para artigos científicos

Temas Seminários ORGANIZAÇÕES Plano Director de SI ou PDI | ou PDS | ou PDSI B2B, B2C, e-commerce, m-commerce SAP - processos de negócios aplicações, empresas fornecedoras, etc. EDI - integração entre empresas padrões XML Schema Integração de Sistemas Organizacionais uso de ERPs (em Portugal)

Temas Seminários TECNOLOGIAS Web 2.0 conteúdo e comunidades (blogs,wikis,del.ici.ous,flickr,YouTube,plaxo,etc.) tecnologias AJAX (XHTML,CSS,DOM,XML,XMLHttpRequest,Javascript), Arquitectura SOA (conecta diferentes aplicações compartilhando serviços), Serviços Web XML (XML,WSDL,SOAP,UDDI) divulgação RSS, etc.. Ubiquitous and pervasive computing Web semantic ontologias Aplicações de Convergência Digital TV Digital, PDA + GPS + VoP + hi-fi + Telecom Mapas dinâmicos para aplicações Java bring geography and mapping into applications with ESRI components, Web services, and servers. Maps reveal trends, patterns, and answers not easily detected in other data presentations.

Temas Seminários SOCIEDADE Open Source Outsourcing iniciativas, comunidades, dia-a-dia.. Outsourcing ética e código de conduta (ACM) Cidadania inclusão digital, iniciativas.. Acessibilidade exemplo: Dosvox, um programa de computador que lê em voz alta o conteúdo de sites para deficientes visuais

Manuscrito IEEE abstract resumo Introdução Trabalhos Relacionados Conceitos e Tecnologias Utilizadas Problema: Estudo de Caso (*) Possíveis soluções Vantagens e Desvantagens Conclusões e Trabalhos Futuros Referencias

Equipas de Trabalho Grupos de 3 estudantes Oportunidade criar um ambiente de discussão sobre SI Pesquisa orientada durante as aulas práticas Indicação de sites de notícias

Datas Importantes apresentações semi-finais Seminários 13 e 20 de Março apresentações rascunhos manuscritos IEEE 27 de Março  apresentações FINAIS Seminários 17 e 24 de Abril entregas manuscritos IEEE 22 e 29 de Maio

Avaliação Exame Individual Final 40% Pesquisa e Desenvolvimento 30% Conhecimento teórico Pesquisa e Desenvolvimento 30% Manuscrito IEEE Habilidades para inovação tecnológica Seminário 20% Vendedor de ideias Apresentação Edu-blog 10% Espírito de grupo Colaboração com colegas de outros grupos

Avaliação – dispensa do exame teórico final Será facultada a realização do exame teórico aos alunos que obtiverem nota igual ou superior a 15 valores durante a avaliação contínua (Pesquisa, Seminário, Edu-blog). O Exame de Recurso avaliará somente o conhecimento teórico. Como tal, igual ao Exame Final, também valerá 40% da avaliação total.

próxima aula teórica…

Informaticidade O que o futuro nos reserva ? Tendências para as próximas tecnologias Futuras Aplicações