ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
Advertisements

LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Resumo.
Técnicas de Apresentação
CONHECENDO PELA LEITURA
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Curso de Óptica Geométrica
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Como Agir com Inteligência
Teacher Marilisa Lichtenberg English
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
AULA 6 Como Estudar.
NORMAS PARA SUBLINHAR Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. Basta que a simbologia.
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
E a leitura, como se faz? Processamento cognitivo da leitura
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Leitura de Textos Científicos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Curso de Óptica Geométrica
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fichamento: técnica de estudo
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
CONHECENDO PELA LEITURA
Curso de Óptica Geométrica
Importância da Leitura
Ler e Levantar Esquemas e Resumos
Como elaborar um trabalho de pesquisa
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Estratégias de Leitura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Óptica Geométrica.
Unidade 3 Processo de leitura.
PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
DECISÕES INTELIGENTES
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Óptica Geométrica.
Necessidade de integração dos mundos dos dados, informação, conhecimento e saber SITP – Módulo 2.2.
Resumo.
Aplicativos Web – Web Design
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Resumo.
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
a importância da leitura
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Leitura e Documentação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA

IMPORTÂNCIA DA LEITURA Saber ler → resumir, tomar apontamentos, saber estudar. Pesquisa bibliográfica → desenvolver temas e reconstruir ativamente o que os outros já construíram. Trabalho de pesquisa → ir às fontes, ler muito e bem. Bibliografia → básica e especializada

Livro texto → não ater-se somente a ele. Freqüentar bibliotecas e adquirir livros básicos. Leitura continuada → necessário perseverar, permite a integração de dados cada vez mais complexos. * Quem lê constrói sua própria ciência; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu

2.2 COMO SELECIONAR O QUE LER Critérios → Título, autor, currículo, as “orelhas”, sumário, documentação e citações de pé de página, bibliografia, editora, data edição, prefácio e indicação de professores. Formação de uma biblioteca de obras selecionadas.

2.3VELOCIDADE E EFICIÊNCIA DA LEITURA Leitura muito devagar prejudica entendimento do texto → é possível aumentar a velocidade sem prejuízo da compreensão. Não se lêem com a mesma velocidade textos de gêneros diferentes. Objetivo do autor → apresentar um curso que aumente o esforço pessoal no estudo, através da leitura.

2.4 COMODIDADE E HIGIENE NA LEITURA Ambiente deve ser favorável à leitura. Condições ideais não geram impossibilidade de leitura.

2.5 DEFINIÇÃO DE PROPÓSITOS Leitura cultural → procura captação, crítica, retenção e integração de conhecimentos. Localizar idéias principais → do livro, do capítulo e do parágrafo. Diferenciar o principal do secundário e ter consciência da articulação entre elas. Às vezes é necessário refrasear a idéia principal com suas palavras.

2.6 A IDÉIA MESTRA EM SUA CONSTELAÇÃO A idéia principal aparece sempre com idéias que gravitam a sua volta. O bom leitor não lê apenas resumos, ele produz seus resumos.

2.7 SUBLINHAR COM INTELIGÊNCIA Auxilia a leitura crítica e favorece a revisão do texto.

. NORMAS PARA SUBLINHAR: ○ Evite excessos Apenas as idéias principais ○Não sublinhar na primeira leitura. ○ Poder reconstituir os parágrafos a partir das sublinhas ○ O texto sublinhado deve ser coerente, embora “telegráfico”.

○ Sublinhar com 2 traços as idéias principais e com 1 traço os detalhes importantes (secundários). ○ Assinalar com uma linha vertical à margem do texto as passagens mais significativas. ○ Assinalar com um ponto de interrogação, os pontos de discordância. ○ A técnica da sublinha pode ser adaptada às preferências do leitor.

VOCABULÁRIO E LEITURA EFICIENTE Vocabulário amplo → compreensão e aumento da velocidade de leitura. P/ aumentar vocabulário → leitura. Palavra de sentido desconhecido → não interromper a leitura. Anote para procurar depois da leitura. Consulta ao dicionário → obrigatória ○ Tipos → de sua área de especialização e um etimológico (Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa).

USAR MELHOR A VISTA Incidir sobre grupos de palavras

LER E LEVANTAR ESQUEMAS E RESUMOS Importância → Acentuar os propósitos da leitura através de refrasear aquilo que lemos. Leitura trabalhada → elementos para esquema, elaboração de resumo e fichas de documentação pessoal.

2.11.1 Natureza, função e regras do esquema Natureza → plano, mapa . Função → visão global → nos ajuda a percorrer o texto.

Regras: ○ Seja fiel ao texto. ○ Apanhe o tema do autor, destaque títulos, subtítulos. ○ Seja simples claro e distribuído organicamente. ○ Subordine idéias e fatos. ○ Mantenha sistema uniforme

2.11.2Natureza, função e regras do resumo Natureza → condensação de um texto, reduzindo a seus elementos de maior importância. Função → aqui recurso de aprendizagem. Parágrafos de sentido completo, sua leitura dispensa texto original. Comportam apreciação crítica.

Ajuda a compreensão e fixação do texto e reduz o tempo de preparação de provas. Não devemos resumir por escrito tudo o que estudamos.

Regras: ○ Não faça resumo enquanto lê. ○ Ser breve e compreensível. ○ Percorrer especialmente palavras sublinhas e as anotações à margem do texto. ○ Transcrição textual, usar aspas e referenciar fonte. ○ Devem ser “personalizados”.

2.12 COM O TEXTO DIANTE DOS OLHOS Primeira Leitura → Perseverar nas práticas sugeridas. Seção de estudos não deve ultrapassar vinte minutos ou meia hora → objetive sua leitura.

Numa segunda leitura procure respostas → questões do autor ou suas, dialogue com o texto, deixe suas marcas. Após segunda leitura → esquema, resumo, fichamento. Ler → análise, crítica, discussão, questionamentos, sublinha, refrasear mentalmente e se necessário resumir por escrito.

Formas Gráficas de Esquema

  De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso. A úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Vdaerde!

Tautologia é o vício de repetir uma idéia com palavras diferentes  Tautologia é o vício de repetir uma idéia com palavras diferentes. Evite escrever ou falar:

Elo de ligação Acabamento final Certeza absoluta Como prêmio extra Juntamente com Há anos atrás  Vereador da cidade Relações bilaterais entre dois países

Outra alternativa Detalhes minuciosos A razão é porque Anexo(a) junto à carta Sua livre escolha Superávit positivo Vandalismo criminoso Todos foram unânimes A seu critério pessoal Conviver junto Encarar de frente Multidão de pessoas

Amanhecer o dia Criação nova Empréstimo temporário Compartilhar conosco Surpresa inesperada Escolha opcional Continua a permanecer Passatempo passageiro Atrás da retaguarda

Repetir outra vez Voltar atrás Abertura inaugural Obra-prima principal Gritar bem alto Comparecer em pessoa Demasiadamente excessivo Individualidade inigualável Abusar demais Exceder em muito