A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
ICONOGRAFFIA.
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Engenharia de Software
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Alteridade.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
Como Conduzir uma Apresentação
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Por quê escrever, sem ninguém lê?
Criação de anúncio.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
François Laplantine Liane Trindade
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Prof. Everton da Silva Correa
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Uso Pedagógico do Blog
COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Transferência de aprendizagem
Intencionalidade discursiva
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Entrada e saída.
A minha primeira apresentação…
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Interface Usuário Máquina
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Dicas para Apresentações
Planear um Website Principais etapas.
Aprendi Clique.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
Hipertexto2015. UFPE.Recife/PE. Dezembro/2015 SESSÃO DE PÔSTER DIGITAL Nome(s) do(s) Autor(es) [Instituição] TÍTULO DA APRESENTAÇÃO SESSÃO DE PÔSTER DIGITAL.
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Fundamentos de Interface
Aplicativos Web – Web Design
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Lojas de Informática & eletrônicos
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Atividade complementar 04
Estratégias de Promoção
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
Estudo sobre:. O que todo site precisa ter: Conteúdo UsabilidadeEncontrabilidade.
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Utilização Eficaz do PowerPoint
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
Aprendizagem da matemática
Ciberespaço e leitura:
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

A Era da Informação

Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.

São todas as informações emitidas por uma mídia digital, sejam elas símbolos, ícones, imagens ou um simples texto. Conteúdos digitais

Usuário É o receptor no esquema de comunicação digital. É ele quem decodifica, baseado em suas experiências, a informação. Possui um comportamento peculiar, está sempre aprendendo enquanto navega no meio. Você cria para ele.

Se o usuário não descobrir em aproximadamente 1 minuto como usar um site, ele sai e não volta mais. - 0,1 seg. é o tempo limite para resposta. - em torno 1,0 seg. o fluxo do pensamento ainda não se interrompe. - a partir de 10 seg. a concentração do usuário se vai. O excesso de informação ao qual ele está exposto gera um estado de angústia o que implica em um grau de risco e incerteza na tomada de decisões no meio.

Cognitivo Relativo ao conhecimento, à cognição. É um estado relativo a um saber dedutível e a resolução de tarefas e problemas determinados. É o processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. É a classificação que resulta de constatações, percepções e/ou ações que direcionam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica na utilização do pensamento e linguagem.

Semiótica Teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (lingüísticas ou não), enfatizando especialmente a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram. É o estudo dos fenômenos culturais considerados como sistema de significação, tenham ou não a natureza de sistema de comunicação.

Mídias digitais A leitura na tela é 25% mais lenta que no papel, podendo chegar a até 50% dependendo das cores utilizadas e de outros fatores como banners e etc. A concorrência na web não se restringe só a outras empresas de um determinado setor. Com os fundamentos do webwriting, a usabilidade de um site melhora em até 124%.

Os Fundamentos Objetividade Visibilidade Navegabilidade

Vá direto ao assunto, ofereça a informação sem rodeios Utilize um texto base como entrada Desdobre o texto com links, não há limites num hipertexto O texto não necessita ser curto, porém não deve ultrapassar 20 linhas por tela Objetividade

Usuários não lêem telas, escaneiam Títulos atraentes, com palavras chaves bem usadas, fisgam o usuário Utilize blocos de texto variando de 2 a, no máximo, 5 ou 6 linhas Não transforme seu texto num mar de hiperlinks Uma tela carregada de informações é um convite para o usuário sair e não voltar mais Visibilidade

Evite hiperlinks nas primeiras linhas Um click e lá se foi o texto principal Links externos no corpo do texto são um perigo O excesso de hiperlinks podem transformar seu texto num labirinto sem volta Pense, ofereça aquilo que realmente importa Navegabilidade

Usuários se identificam mais com textos simples e semi-informais Converse com o usuário, um bom texto é um convite à navegação Credibilidade é fundamental Nunca use o gerúndio em nomenclatura de botões e links Estilo

Seja honesto com o usuário, é assim que você terá credibilidade. Nunca tente conduzi-lo, deixe-o a vontade para ir e vir ou entrar e sair, o importante é que ele se sinta bem e encontre facilmente o que deseja. Com o lado racional conquistado, seduza seu usuário pela emoção, ele espera por isso. Convença o internauta de que sua informação é de suma importância para ele. Pronto, mais um usuário fiel. Argumento lógico (afirmações) + Apelo emocional (idéias e imagens) = Credibilidade (dados). Desperta o interesse e inspira confiança.

Produção de ConteúdosWebtextosArquitetura da Informação Informações: (61) Prepare-se para as mídias digitais