Edição de dados (9ª aula) ○ Topologia nos SIG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Procedimentos para a Produção/Verificação da SCN10K.
Advertisements

Resolução de problemas espaciais
Geodatabases no ArcGIS 9.x
Geodatabases no ArcGIS 10
10º CAPÍTULO Segmentação de imagem.
Grafos Grafo G = (V, E) V — conjunto de vértices
ATSI ExtendingAndFormalizingTheFrameworkForInormati onStyleArchitecture Alunos: Manuel Mendes- nº49703 Francisco Silva – nº51298 Cristina Fraga- nº51383.
Trabalho de Geoprocessamento
PAVIMENTAÇÃO COM DUAS FORMAS
Árvores.
35T56 – Sala 3F4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Iana Alexandra Alves Rufino (UAEC/CTRN/UFCG)
Iana Alexandra Alves Rufino (PPGECA/CTRN/UFCG)
WAR STORY Stripping Triangulations Luciana Oliveira e Silva
Pesquisa Operacional - Profa Úrsula L. F. Ribeiro
GEOMETRIA.
Desenho Industrial Assistido por Computador CATIA – Exercícios: Criação de geometrias básicas no ambiente Drafting ____________________________________________.
Desenho Industrial Assistido por Computador Aula 09 – CATIA – Modelagem 3D: sólidos geométricos; workbenchs Part Design.
TOpico Especial 1: Banco de Dados Geográfico
INF 1771 – Inteligência Artificial
1 T-Flex permite criar relações entre elementos dos conjuntos através de ligações geométricas. Assim pode-se criar modelos exactos, gerir e editar conjuntos.
Introdução ao ArcGIS Iana Alexandra A. Rufino
Operações sobre objectos espaciais vectoriais
1 Fundamentos de SIG. - Sistemas de Informação
Operações espaciais 3 ○ operações elementares
Espaços de funções integráveis- I -1; Definição e caso de L^2 NB: Alguns fotogramas estão repetidos para minorar os efeitos da fraca qualidade.
Operações com grafos União Exemplo
Grafos Noções Básicas.
POLIEDROS.
SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO.
Estrutura de Dados Os dados com componente geográfico podem possuir dois tipos de estrutura ou modelo de dados: Vetorial ou Raster. Tipo de organização.
Microsoft Office Excel 2010
CAD AutoCAD TrimExtendChamferFilletOffsetArray.
Sistemas de Informações Geográficas
Colégio Objetivo Araraquara. 3º ano
Processos.
Análises espaciais: Funções do SIG
Análise espacial e modelagem
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
Msc. Daniele Carvalho Oliveira
Transformada de Hough Processamento global para a detecção de linhas retas numa imagem Nenhum conhecimento é necessário a respeito da posição das linhas.
Análise e Projeto de Sistemas
Operações sobre objectos espaciais
Algumas estruturas de dados em SIGs Tabela Vectorial Matricial.
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Fundamentos de SIG (aula 2).
Geodatabases no ArcGIS 9.x. O que é uma Geodatabase Uma geodatabase é uma base de dados (por ex. Access) onde é possível guardar conjuntos de dados geográficos.
Operações de análise espacial: derivação Principais tipos de operações sobre estruturas de dados vectoriais que originam novos objectos espaciais.
Bases de dados relacionais (3ª aula)
Operações espaciais Modelação Cartográfica. Dados de entrada e de saída Dados de entrada Operações Dados intermédios Dados de saída.
Graça Abrantes Operações espaciais (5ª aula) ○ operações elementares ○ operações cujo resultado é um valor lógico ○ operações para derivação de informação.
1 Structured Query Language (SQL) 4 SQL é uma linguagem normalizada (ANSI) para consultas e actualizações de bases de dados relacionais.
Graça Abrantes 1 Visão de campos A área objecto de estudo, normalmente um rectângulo, considera-se dividida numa grelha de células com a forma de rectângulos.
1 Fundamentos de SIG (2ª aula). - Sistemas de Informação
Estruturas de dados Tabela Vectorial Matricial Rede triangular irregular.
Fundamentos de SIG Graça Abrantes.
Sistemas de Informação Geográfica SIG: vectorial/matricial Objectos/atributos/valores.
Modelação Cartográfica
Objectos espaciais em SIGs
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Construção e automatização de um elevador de cozinha (três pisos)
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
Outros exemplos de pavimentações
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
WAYPOINTS E PATHFINDING Prof. Rafael Oliz. Introdução  Locomover-se no espaço do jogo é uma ação fundamental dos NPCs em qualquer gênero de jogo.  A.
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
POLÍGONOS Definição; Polígonos Convexos e não-Convexos;
Transcrição da apresentação:

Edição de dados (9ª aula) ○ Topologia nos SIG 6 Edição de dados (9ª aula) ○ Topologia nos SIG Graça Abrantes Graça Abrantes

Topologias nos SIG No contexto dos SIG, uma topologia é um conjunto de regras e comportamentos que estipulam como pontos, linhas e polí-gonos partilham geometrias coincidentes. Por exemplo: Objectos adjacentes, tais como países ou parcelas de terreno, têm uma fronteira comum, isto é, partilham uma aresta. O conjunto de países ou parcelas de terreno adjacentes cobrem completamente (sem sobreposições) uma região do espaço Graça Abrantes

Conceitos básicos Nos SIG, em muitos casos, é fundamental utilizar uma topologia para garantir a integridade dos dados a topologia é utilizada fundamentalmente para assegurar a qualidade dos dados e para permitir a execução de algumas funções de análise espacial (por exemplo, a operação dissolução) Um modelo de dados topológico representa os objectos espaciais (ponto, linha e polígono) tendo subjacente um grafo composto por nós e arcos Graça Abrantes

Conceitos básicos - grafos Um arco é definido por 2 nós O ponto de instersecção de 2 arcos é sempre um nó Os modelos de dados que não possuiem uma topologia subjacente são chamados spaghetti Graça Abrantes

Utilização de topologias Uma topologia pode ser utilizada para definir regras de integridade dos dados,tais como entre parcelas de terreno não podem existir “buracos” parcelas de terreno não podem ser sobrepostas as estradas têm que estar ligadas entre si para suporte de funções de análise espacial que requerem, por exemplo: identificação de objectos adjacentes identificação de objectos ligados para suporte de ferramentas de edição que respeitem as restrições topológicas do modelo de dados, por exemplo: alterar uma aresta comum e, automaticamente, alterar todos os objectos que partilham essa aresta Graça Abrantes

Funções de edição Para edição de dados respeitando regras topológicas o ArcGIS disponibiliza funções especialmente úteis: snapping – garante arestas ligadas snapping tolerance – definição de uma distância de tolerância para snapping extend – estende uma linha até que esta toque numa feature previamente seleccionada trim – trunca uma linha que é cortada por uma feature previamente seleccionada cut polygon – para dividir um polígono em dois auto-complete polygons – garante que 2 polígonos possuem uma aresta comum (isto é, são adjacentes) Graça Abrantes