Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx
Advertisements

PESQUISA EM EDUCAÇÃO: BUSCANDO RIGOR E QUALIDADE
OGM: controvérsia, participação e regulação
Título do Trabalho (Arial 54)
Matemática para todos Educação Básica
Metodologias de Investigação
Metodologia de Investigação
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Tipos TRABALHO CIENTÍFICO
Formas de melhorar a integração – nível comunitário
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - II
Educação e Rendimentos Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR, IZA and CEEAPla.
Trabalho realizado por: Célia Mercê, Nelson Mestrinho e Sara Aranha
Métodos Quasi-Experimentais
Planeando a investigação
NOÇÕES PRELIMINARES.
Discilpina: Nutrição de Plantas
Metodologia Científica Aula 6
“O papel social do profissional bibliotecário”
Estudos de validação em escala piloto RESUMO: Resumo direto e objetivo, contendo o principal objetivo do projeto, os métodos utilizados para desenvolver.
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Metodologia Científica Divulgação de resultados
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
REVISÃO SISTEMÁTICA DE MEDIDAS DE GENERALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIAS ORIENTADAS INTERPESSOALMENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOTERAPIA ANALÍTICA-FUNCIONAL. REVISÃO.
A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007.
Associação Industrial Portuguesa Fórum de Outubro de 2003 Contributos do Sistema Educativo para a Inovação Margarida Chagas Lopes.
Universidade Católica Portuguesa Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional Internet e Educação - Vítor Teodoro G5 -
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
Referências. BAYLESS, L. A. What are the non-academic needs of distance learners? Blacksburg, VA. 2001, 408 f.. Thesis (PhD in Higher Education) – Department.
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Novos Serviços e Metodologias Destaques na área da Comunicação
ARTIGO CIENTIFICO.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Metodologia Científica e Tecnológica
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Estudos de validação em escala piloto RESUMO: Resumo direto e objetivo, contendo o principal objetivo do projeto, os métodos utilizados para desenvolver.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Fazer Sociologia 10 Figuras elaboradas por José Portela a partir do texto de A. Giddens (2000), Cap. 1, pp
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Elaboração de Artigo Científico
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Perguntas de Modelação
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Metodologia da Pesquisa Científica
Oficina Pedagógica Contextualização no ensino de química: possibilidades GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Falar.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
Guia para Redação de TCC
Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Metodologia  Método de investigação: Estudo de Caso Instrumental  Técnicas de recolha de informação: gravação em vídeo e áudio  Amostra intencional:
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
III WORKSHOP DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 11 e 12 de Agosto de 2014 Tema Mestrando: Orientador: Co-orientador: Título.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education O Trabalho Teórico O Ensaio

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education FOCO Tópico/tema claramente estabelecido Expresso no título Aborda um propósito prático determinado (sentido de propósito)

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO Apresentação inicial da natureza e propósito do estudo, apresentando claramente a organização do ensaio Evidencia de forma transparente a estrutura, através de secções, títulos e subtítulos adequados Linha de raciocínio e argumentação que conduz de forma clara a argumentação ao longo de todo o ensaio para uma conclusão adequada

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education CONHECIMENTOS Revela conhecimento e compreensão sobre: A investigação e literatura relevantes sobre o tema em estudo Contexto mais geral de pensamento e de prática no qual se insere o tema

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education ARGUMENTAÇÃO Baseia-se em provas/evidências adequadas, com uma escolha apropriada de material de apoio a partir da literatura adequada, sob a forma de alusão, referência ou citação Apresenta um racional para a selecção de assuntos, conceitos e fontes utilizadas Formula juízos bem ponderados (evita opiniões prematuras, juízos não fundamentados e generalizações) Conclusões claras, baseadas na argumentação desenvolvida, e em resposta às questões abordadas Evidencia as implicações para investigação futura e para a prática profissional

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education AVALIAÇÃO CRÍTICA Envolvimento crítico para além do mero relato sobre o conhecimento existente Explora criticamente o significado, a adequação e a relevância dos conceitos centrais e argumentos encontrados na literatura e no debate corrente sobre o tema

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education AVALIAÇÃO CRÍTICA Envolvimento crítico para além do mero relato sobre o conhecimento existente Explora criticamente o significado, a adequação e a relevância dos conceitos centrais e argumentos encontrados na literatura e no debate corrente sobre o tema

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education Ávila, P., & Castro, P. (1988) Contributos para uma análise e reformulação do Inquérito à Cultura Científica dos Portugueses. [ Lisboa, Observatório das Ciências e Tecnologias. Bauer, M.W., Allum, N., & Miller, S. (2007) What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public Understanding of Science, 16, Cheng, D. (2008) The more the earlier the better. In Bauer (eds) “Communicating Science in Social contexts: New models, new practices”. Cambridge, MA: Springer Science. Costa, F., Ávila, P. & Mateus, S. (2002) Públicos da Ciência em Portugal. Lisboa: Gradiva. DeBoer, G. E. (2000) Scientific Literacy: Another Look at Its Historical and Contemporary Meaning and its Relationship to Science Education Reform. Journal of Research in Science Teaching, 37 (6),