Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education O Trabalho Teórico O Ensaio
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education FOCO Tópico/tema claramente estabelecido Expresso no título Aborda um propósito prático determinado (sentido de propósito)
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO Apresentação inicial da natureza e propósito do estudo, apresentando claramente a organização do ensaio Evidencia de forma transparente a estrutura, através de secções, títulos e subtítulos adequados Linha de raciocínio e argumentação que conduz de forma clara a argumentação ao longo de todo o ensaio para uma conclusão adequada
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education CONHECIMENTOS Revela conhecimento e compreensão sobre: A investigação e literatura relevantes sobre o tema em estudo Contexto mais geral de pensamento e de prática no qual se insere o tema
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education ARGUMENTAÇÃO Baseia-se em provas/evidências adequadas, com uma escolha apropriada de material de apoio a partir da literatura adequada, sob a forma de alusão, referência ou citação Apresenta um racional para a selecção de assuntos, conceitos e fontes utilizadas Formula juízos bem ponderados (evita opiniões prematuras, juízos não fundamentados e generalizações) Conclusões claras, baseadas na argumentação desenvolvida, e em resposta às questões abordadas Evidencia as implicações para investigação futura e para a prática profissional
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education AVALIAÇÃO CRÍTICA Envolvimento crítico para além do mero relato sobre o conhecimento existente Explora criticamente o significado, a adequação e a relevância dos conceitos centrais e argumentos encontrados na literatura e no debate corrente sobre o tema
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education AVALIAÇÃO CRÍTICA Envolvimento crítico para além do mero relato sobre o conhecimento existente Explora criticamente o significado, a adequação e a relevância dos conceitos centrais e argumentos encontrados na literatura e no debate corrente sobre o tema
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook ”, University of Cambridge | Faculty of Education Ávila, P., & Castro, P. (1988) Contributos para uma análise e reformulação do Inquérito à Cultura Científica dos Portugueses. [ Lisboa, Observatório das Ciências e Tecnologias. Bauer, M.W., Allum, N., & Miller, S. (2007) What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public Understanding of Science, 16, Cheng, D. (2008) The more the earlier the better. In Bauer (eds) “Communicating Science in Social contexts: New models, new practices”. Cambridge, MA: Springer Science. Costa, F., Ávila, P. & Mateus, S. (2002) Públicos da Ciência em Portugal. Lisboa: Gradiva. DeBoer, G. E. (2000) Scientific Literacy: Another Look at Its Historical and Contemporary Meaning and its Relationship to Science Education Reform. Journal of Research in Science Teaching, 37 (6),