COMPRAS SUSTENTÁVEIS Carlos Eduardo Malachias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Advertisements

Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.
Sistema Inteligente para Avaliação de Informações da Região Metropolitana de Curitiba ORBIS _MC Sonali Bedin Aline Nicolini Tania Bueno Hugo Hoeschl.
5 – PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
Ações de Educação para o Consumo no Brasil
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Após diversas iniciativas isoladas dos diversos parceiros; A realização de diagnósticos e oficinas de levantamentos de necessidades; Inicialmente Estado.
Programa Atuação Responsável
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
1.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Prof. Dr. Aguinaldo dos VANTAGENS.
João Alberto Viol Planejamento, projeto e gerenciamento: atividades essenciais para uma Copa de sucesso.
8º Encontro com Fornecedores Chesf
Importância da Certificação
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Agenda 21 nas Universidades
Programa EESC Sustentável
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Contextualização Sustentabilidade na construção civil
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
Fortalecimento dos sistemas nacionais de Compras Públicas ARACAJU/SE – Agosto de 2014.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Programa EESC Sustentável USP Recicla
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Economia e Análise de Mercado
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Foi fundada em 1898 É reconhecida como líder no desenvolvimento e publicação de normas técnicas internacionais Desenvolve, publica e distribui normas.
Conteúdo programático
Assessoria Jurídica e Empresarial
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Compras Públicas Sustentáveis e Inovação Fabiana Barbi Consultora Associada Brasília 28 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
EIXOS TEMÁTICOS: ASPECTOS PRÁTICOS Viviane Vieira da Silva Advocacia-Geral da União Consultoria-Geral da União Consultoria Jurídica da União em São Paulo.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas CONSOLIDAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES DAS UNIDADES ESTADUAIS 02/12/2010.
Transcrição da apresentação:

COMPRAS SUSTENTÁVEIS Carlos Eduardo Malachias João Guilherme de Campos Giampá Juliana Pereira Mariano Patrícia Aparecida Rui

Principal Objetivo: As compras públicas são uma importante ferramenta na promoção do desenvolvimento sustentável, causando impacto na iniciativa privada. O Grupo de Trabalho tem por finalidade promover estudos e ações visando a inserção de critérios socioambientais compatíveis com os princípios de desenvolvimento sustentável nas aquisições de materiais e contratações de serviços realizados pela Escola de Engenharia de São Carlos.

Principais Ações: Estudos para desenvolvimento dos participantes quanto aos princípios de desenvolvimento sustentáveis Orientação das aquisições e contratações dentro das normas socioambientais. Acompanhamento e atualização quanto a legislação vigente que regula as compras sustentáveis. Preparação para elaboração de Guia de Compras Sustentáveis da EESC baseado nos documentos estudados a seguir descritos 4

Compra Sustentável: A força do consumo público e empresarial para uma economia verde e inclusiva – Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV Objetivo: A obra tem como pano de fundo as edições do Guia de Compras Públicas Sustentáveis, onde se apresentam diversas experiências do ICLEI decorrentes da Campanha Procura+, marco internacional sobre o tema “compras públicas sustentáveis”, e metodologia que gerou avanços e reflexões sobre o papel do poder público como grande consumidor e indutor de sustentabilidade. Agregam-se a isso as experiências junto à gestão de suprimento em empresas de grande porte realizadas pelo GVces, e o interesse em compreender melhor as sinergias entre os setores público e empresarial no tema do consumo sustentável. 5

Guia de Compras Públicas Sustentáveis: Uso do poder de compra do governo para a promoção do desenvolvimento sustentável - ICLEI — Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para América Latina e Caribe (LACS) e Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Objetivo: disponibilizar dados e informações que emprestam um novo sentido às compras governamentais: tal como já acontece em boa parte dos países desenvolvidos, o edital de licitação se transforma numa ferramenta importante e eficiente de promoção do desenvolvimento sustentável na esfera pública, com repercussão direta na iniciativa privada. 6

Guia Prático de Licitações Sustentáveis do Núcleo de Assessoramento Jurídico em São Paulo – AGU: Objetivo: agrupar, num único documento de fácil acesso, as informações legais mais relevantes, do ponto de vista ambiental, sobre objetos que fazem parte do dia-a-dia das licitações e contratações de qualquer órgão público e, em diferentes níveis, acarretam algum tipo de impacto relevante no meio ambiente, seja na fase de fabricação, de utilização ou de descarte. 7

Principais Objetivos para 2014: Conclusão do guia de compras sustentáveis da EESC com objetivo de proporcionar informações a comunidade sobre compras sustentáveis, fornecendo subsídios para escolha de produtos e ações que promovam a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável conforme previsto no artigo 3º da Lei 8.666/93 Acompanhar o cenário das ações dos órgãos públicos relativos às compras sustentáveis. 8