ESTAÇÕES P3 – ENTREGA FINAL ANA TEREZA BRUNA JÚLIA LUÍSA MIRELA NATHÁLIA
A ESTAÇÃO UM MÓDULO DE COBERTURA
PEÇAS ESTAI
PEÇAS VIGAS
PEÇAS TELHA
PEÇAS CALHA - ÁGUA FURTADA
PEÇAS FUNIL
PEÇAS PILAR E CAPA DO PILAR
PEÇAS MOBILIÁRIO URBANO
DETALHES FUNDAÇÃO
DETALHES FUNDAÇÃO
DETALHES FUNIL E CALHA
DETALHES PILAR, VIGA, TERÇA, CALHA
DETALHES ESTAI E PILAR
DETALHES PILAR E CAPA DO PILAR
DETALHES PILAR E CAPA DO PILAR Cano de PVC Tigre para drenagem predial *diâmetro = 88 mm *área = 3039 mm² Ârea útil para escoamento de água no projeto = 8479 mm²
DETALHES PILAR E CAPA DO PILAR
REFERÊNCIAS GARE DE LA PLAINE, SAINT-DENIS - AREP A ESCOLHA PELOS ESTAIOS
REFERÊNCIAS MODO DE UTILIZAR OS ESTAIOS FÓRUM DE CUIABÁ, CUIABÁ – MARCELO SUZUKI
REFERÊNCIAS CAPTAÇÃO DA ÁGUA PLUVIAL TERMINAL DOM PEDRO II, SÃO PAULO - MMBB
REFERÊNCIAS DESENHO DA COBERTURA ORIENT STATION, LISBOA – SANTIAGO CALATRAVA
REFERÊNCIAS DESENHO DA COBERTURA ORIENT STATION, LISBOA – SANTIAGO CALATRAVA
LOCALIZAÇÃO AS TRÊS ESTAÇÕES
LOCALIZAÇÃO ESTAÇÃO GRÉCIA Estabelecimentos de comércio Praça com abrigos de ônibus Praça /estar
ENTORNO CARACTERÍSTICAS GRANDE CONCENTRAÇÃO DEMOGRÁFICA REDUZIDA ÁREA DISPONÍVEL PARA CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO IMPORTANTE CENTRO DE CONFLUÊNCIA DE CAMINHOS: CIDADE ARACY – CENTRO / SHOPPING – CENTR0/ SHOPPING – CIDADE ARACY REGIÃO DE INTENSO COMERCIO EXISTÊNCIA DA UPA NAS PROXIMIDADES
DESAPROPRIAÇÃO ABRIGAR A ESCOLA NAS PROXIMIDADES DA ESTAÇÃO - Primeiramente, pensavamos em manter o supermercado Dia devido a sua importância no suprimento do bairro. Optamos, em seguida, por sua desapropriação já que abriria um espaço necessário para a implantação da escola, outra relevante necessidade do bairro. Note que a colocação da escola ao lado da estação visa garantir a segurança das crianças, que não seriam obrigadas a atravessar as ruas. Área ocupada pelo supermercado Dia
O CONJUNTO ESTAÇÃO, ESCOLA, EQUIPAMENTO CULTURAL
FLUXOS LINHA VLT E PARADA DE ÔNIBUS - Visando maior eficiência e agilidade da rede de transporte, foi uma opção de projeto gerar um espaço que abrigasse ao mesmo tempo a linha de VLT e a parada de ônibus, separados por uma área destinada à circulação de pessoas. Área de entrada do ônibus Linha do VLT
VIVÊNCIA JARDIM ENTRE ESTAÇÃO E ESCOLA - A estação Grécia concentra em uma área reduzida (em comparação às demais estações) dois tipos de transportes: VLT e ônibus. Dessa forma, a passagem de pessoas nessa região é, naturalmente, mais dinâmica, onde a questão da permanencia era um problema a ser enfrentado. Quanto à isso, foi proposta a criação de um jardim com formas orgânicas entre a estação e a área destinada à escola, visando integrar os dois espaços, ao se criar uma espaço intermediário de vivência, com lanchonetes em quiosques e bancos para descanço.
VIVÊNCIA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO - A estação Grécia concentra em uma área reduzida (em comparação às demais estações) dois tipos de transportes: VLT e ônibus. Dessa forma, a passagem de pessoas nessa região é, naturalmente, mais dinâmica, onde a questão da permanencia era um problema a ser enfrentado. Quanto à isso, foi proposta a criação de um jardim com formas orgânicas entre a estação e a área destinada à escola, visando integrar os dois espaços, ao se criar uma espaço intermediário de vivência, com lanchonetes em quiosques e bancos para descanço.
SERVIÇOS E APOIOS BILHETERIA, BANHEIROS, ETC. - A estação apresenta espaços destinados aos serviços e à áreas de apoio como banheiro e depósitos. A bilheteria está localizada entre o espaço destinado ao VLT e ao ônibus, suprindo às demandas de ambos usuários dos transportes. Já os blocos com banheiro se encontram entre a linha de VLT e o jardim, atendendo tanto aos passantes, pessoas que usam a rede de transporte, quanto aqueles que passeiam pelo jardim.
SERVIÇOS E APOIOS BILHETERIA, BANHEIROS, ETC.
MAQUETE ELETRÔNICA ESTAÇÃO GRÉCIA
MAQUETE ELETRÔNICA ESTAÇÃO GRÉCIA
DETALHE DA CHEGADA DO ÔNIBUS A COBERTURA COBRE PARCIALMENTE O ÔNIBUS, PROTEGENDO OS PASSAGEIROS DA CHUVA
LOCALIZAÇÃO ESTAÇÃO MONTE CARLO
DESAPROPRIAÇÕES SOMENTE PARA FLUXO ÔNIBUS
CAMINHOS VLT E ÔNIBUS MONTE CARLO
CAMINHOS DESAPROPRIAÇÃO PARA MELHOR FLUXO MONTE CARLO - ÔNIBUS
CAMINHOS DUPLICAÇÃO E UNIFICAÇÃO DA LINHA MONTE CARLO - VLT
CAMINHOS CHEGADA POR LADOS OPOSTOS CRIA PÁTIO CHEGADA NA ESTAÇÃO
A ESTAÇÃO IMPLANTAÇÃO SEM A ESCOLA E O EQUIPAMENTO CULTURAL
A ESTAÇÃO IMPLANTAÇÃO COM A ESCOLA E O EQUIPAMENTO CULTURAL
ENTORNO TIPOLOGIA PRÓXIMA
ENTORNO ESCOLA E EQUIPAMENTO CULTURAL
PRAÇAS ALIMENTAÇÃO, CONVIVÊNCIA E FLUXO
FLUXOS ENTRE CIDADE E ESTAÇÃO
FLUXOS ESTAÇÃO, ESCOLA E EQUIPAMENTO CULTURAL
FLUXOS ENTRE PRAÇAS E USOS
VISTAS
LOCALIZAÇÃO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA MINHA CASA, MINHA VIDA ANTENOR GARCIA
ESTAÇÃO CENTRALIDADE NUM LOCAL SEM INFRA-ESTRUTURA ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA MINHA CASA, MINHA VIDA ANTENOR GARCIA
ENTORNO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA ESCOLA, EQUIPAMENTO CULTURAL E ÁREAS INSTITUCIONAIS
ENTORNO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA ESCOLA, EQUIPAMENTO CULTURAL E ÁREAS INSTITUCIONAIS Escola Equipamento Cultural Estação
ESTAÇÃO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA PONTO FINAL DA LINHA DE ÔNIBUS
ESTAÇÃO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA PONTO FINAL DA LINHA DE ÔNIBUS
ENTORNO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA ESPAÇOS DE ENCONTRO / ÁREAS VERDES