ESTAÇÕES P3 – ENTREGA FINAL ANA TEREZA BRUNA JÚLIA LUÍSA MIRELA NATHÁLIA.

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Transcrição da apresentação:

ESTAÇÕES P3 – ENTREGA FINAL ANA TEREZA BRUNA JÚLIA LUÍSA MIRELA NATHÁLIA

A ESTAÇÃO UM MÓDULO DE COBERTURA

PEÇAS ESTAI

PEÇAS VIGAS

PEÇAS TELHA

PEÇAS CALHA - ÁGUA FURTADA

PEÇAS FUNIL

PEÇAS PILAR E CAPA DO PILAR

PEÇAS MOBILIÁRIO URBANO

DETALHES FUNDAÇÃO

DETALHES FUNDAÇÃO

DETALHES FUNIL E CALHA

DETALHES PILAR, VIGA, TERÇA, CALHA

DETALHES ESTAI E PILAR

DETALHES PILAR E CAPA DO PILAR

DETALHES PILAR E CAPA DO PILAR Cano de PVC Tigre para drenagem predial *diâmetro = 88 mm *área = 3039 mm² Ârea útil para escoamento de água no projeto = 8479 mm²

DETALHES PILAR E CAPA DO PILAR

REFERÊNCIAS GARE DE LA PLAINE, SAINT-DENIS - AREP A ESCOLHA PELOS ESTAIOS

REFERÊNCIAS MODO DE UTILIZAR OS ESTAIOS FÓRUM DE CUIABÁ, CUIABÁ – MARCELO SUZUKI

REFERÊNCIAS CAPTAÇÃO DA ÁGUA PLUVIAL TERMINAL DOM PEDRO II, SÃO PAULO - MMBB

REFERÊNCIAS DESENHO DA COBERTURA ORIENT STATION, LISBOA – SANTIAGO CALATRAVA

REFERÊNCIAS DESENHO DA COBERTURA ORIENT STATION, LISBOA – SANTIAGO CALATRAVA

LOCALIZAÇÃO AS TRÊS ESTAÇÕES

LOCALIZAÇÃO ESTAÇÃO GRÉCIA Estabelecimentos de comércio Praça com abrigos de ônibus Praça /estar

ENTORNO CARACTERÍSTICAS GRANDE CONCENTRAÇÃO DEMOGRÁFICA REDUZIDA ÁREA DISPONÍVEL PARA CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO IMPORTANTE CENTRO DE CONFLUÊNCIA DE CAMINHOS: CIDADE ARACY – CENTRO / SHOPPING – CENTR0/ SHOPPING – CIDADE ARACY REGIÃO DE INTENSO COMERCIO EXISTÊNCIA DA UPA NAS PROXIMIDADES

DESAPROPRIAÇÃO ABRIGAR A ESCOLA NAS PROXIMIDADES DA ESTAÇÃO - Primeiramente, pensavamos em manter o supermercado Dia devido a sua importância no suprimento do bairro. Optamos, em seguida, por sua desapropriação já que abriria um espaço necessário para a implantação da escola, outra relevante necessidade do bairro. Note que a colocação da escola ao lado da estação visa garantir a segurança das crianças, que não seriam obrigadas a atravessar as ruas. Área ocupada pelo supermercado Dia

O CONJUNTO ESTAÇÃO, ESCOLA, EQUIPAMENTO CULTURAL

FLUXOS LINHA VLT E PARADA DE ÔNIBUS - Visando maior eficiência e agilidade da rede de transporte, foi uma opção de projeto gerar um espaço que abrigasse ao mesmo tempo a linha de VLT e a parada de ônibus, separados por uma área destinada à circulação de pessoas. Área de entrada do ônibus Linha do VLT

VIVÊNCIA JARDIM ENTRE ESTAÇÃO E ESCOLA - A estação Grécia concentra em uma área reduzida (em comparação às demais estações) dois tipos de transportes: VLT e ônibus. Dessa forma, a passagem de pessoas nessa região é, naturalmente, mais dinâmica, onde a questão da permanencia era um problema a ser enfrentado. Quanto à isso, foi proposta a criação de um jardim com formas orgânicas entre a estação e a área destinada à escola, visando integrar os dois espaços, ao se criar uma espaço intermediário de vivência, com lanchonetes em quiosques e bancos para descanço.

VIVÊNCIA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO - A estação Grécia concentra em uma área reduzida (em comparação às demais estações) dois tipos de transportes: VLT e ônibus. Dessa forma, a passagem de pessoas nessa região é, naturalmente, mais dinâmica, onde a questão da permanencia era um problema a ser enfrentado. Quanto à isso, foi proposta a criação de um jardim com formas orgânicas entre a estação e a área destinada à escola, visando integrar os dois espaços, ao se criar uma espaço intermediário de vivência, com lanchonetes em quiosques e bancos para descanço.

SERVIÇOS E APOIOS BILHETERIA, BANHEIROS, ETC. - A estação apresenta espaços destinados aos serviços e à áreas de apoio como banheiro e depósitos. A bilheteria está localizada entre o espaço destinado ao VLT e ao ônibus, suprindo às demandas de ambos usuários dos transportes. Já os blocos com banheiro se encontram entre a linha de VLT e o jardim, atendendo tanto aos passantes, pessoas que usam a rede de transporte, quanto aqueles que passeiam pelo jardim.

SERVIÇOS E APOIOS BILHETERIA, BANHEIROS, ETC.

MAQUETE ELETRÔNICA ESTAÇÃO GRÉCIA

MAQUETE ELETRÔNICA ESTAÇÃO GRÉCIA

DETALHE DA CHEGADA DO ÔNIBUS A COBERTURA COBRE PARCIALMENTE O ÔNIBUS, PROTEGENDO OS PASSAGEIROS DA CHUVA

LOCALIZAÇÃO ESTAÇÃO MONTE CARLO

DESAPROPRIAÇÕES SOMENTE PARA FLUXO ÔNIBUS

CAMINHOS VLT E ÔNIBUS MONTE CARLO

CAMINHOS DESAPROPRIAÇÃO PARA MELHOR FLUXO MONTE CARLO - ÔNIBUS

CAMINHOS DUPLICAÇÃO E UNIFICAÇÃO DA LINHA MONTE CARLO - VLT

CAMINHOS CHEGADA POR LADOS OPOSTOS CRIA PÁTIO CHEGADA NA ESTAÇÃO

A ESTAÇÃO IMPLANTAÇÃO SEM A ESCOLA E O EQUIPAMENTO CULTURAL

A ESTAÇÃO IMPLANTAÇÃO COM A ESCOLA E O EQUIPAMENTO CULTURAL

ENTORNO TIPOLOGIA PRÓXIMA

ENTORNO ESCOLA E EQUIPAMENTO CULTURAL

PRAÇAS ALIMENTAÇÃO, CONVIVÊNCIA E FLUXO

FLUXOS ENTRE CIDADE E ESTAÇÃO

FLUXOS ESTAÇÃO, ESCOLA E EQUIPAMENTO CULTURAL

FLUXOS ENTRE PRAÇAS E USOS

VISTAS

LOCALIZAÇÃO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA MINHA CASA, MINHA VIDA ANTENOR GARCIA

ESTAÇÃO CENTRALIDADE NUM LOCAL SEM INFRA-ESTRUTURA ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA MINHA CASA, MINHA VIDA ANTENOR GARCIA

ENTORNO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA ESCOLA, EQUIPAMENTO CULTURAL E ÁREAS INSTITUCIONAIS

ENTORNO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA ESCOLA, EQUIPAMENTO CULTURAL E ÁREAS INSTITUCIONAIS Escola Equipamento Cultural Estação

ESTAÇÃO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA PONTO FINAL DA LINHA DE ÔNIBUS

ESTAÇÃO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA PONTO FINAL DA LINHA DE ÔNIBUS

ENTORNO ESTAÇÃO ANTENOR GARCIA ESPAÇOS DE ENCONTRO / ÁREAS VERDES