UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA ESPSCIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE ÊNFASE EM GESTÃO EM SAÚDE Disciplina:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Implantação das Diretrizes Curriculares
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Programa de Saúde da Família Associação Congregação de Santa Catarina
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
Política Nacional de Saúde Bucal.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
NOVOS VALORES DO PISO FIXO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Portaria 1
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Angelo Augusto Paula do Nascimento
SEMINÁRIO PARA GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS – RS
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
COMO AVALIAR A QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE? CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GESTÃO DE INOVAÇÕES Marina Mendes Ferreira Greciane Soares da Silva Renata Patrícia.
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Política de financiamento do SUS. Financiamento da Saúde Prática de financiamento das políticas federais O governo cria programas e estratégias e passa.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins. AVALIAR.
Associação Brasileira
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
II MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DA REDE UNA-SUS Cursos de Educação Permanente Para Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas Camila Mello dos Santos,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA PMAQ-VITÓRIA Fevereiro, 2012 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - GESTÃO DO SUS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
O papel pedagógico do órgão gestor
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA ESPSCIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE ÊNFASE EM GESTÃO EM SAÚDE Disciplina: Gestão de Políticas e Programas de Saúde Projeto de Intervenção – 2º semestre SMS de Porto Alegre Coordenação da Atenção Básica Aluna: Janete M. Arcari Preceptor: Fernando Ritter Professores: Aline Blaya Martins de Santa Helena Camila Mello dos Santos Renato José De Marchi Dez 2014

2 Este foi o último trabalho do semestre passado, agora apresento o produto deste. Elaboração da Planilha de indicadores de saúde 2013 do município de Porto Alegre com objetivo de verificar e comparar indicadores de saúde 2012/2013, para apresentação para Gestor de Saúde bem como para as Equipes de Saúde do município. O resultado da Avaliação da Implantação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ em Porto Alegre. Em 2014, o município chegou a alcançar a cobertura de 51% da sua população pela Estratégia Saúde da Família e um aumento de 47% de Unidades com Saúde Bucal.

3

Como resultados podemos observar uma melhora importante em todos os estratos, mostrando que as equipe conseguiram incorporar o PMAQ nos seus processos de trabalho. Destacamos o aumento de 10% em equipes que cumpriram de 18 a 24 metas pactuadas, bem como um aumento 6% de equipes que cumpriram de 14 a 17 metas e 7% de equipes que cumpriram de 9 a 13 indicadores. Isso per faz um total de 77% das equipes em 2013 que atingiram a maior parte dos seus indicadores pactuados, assim como reduziu bastante o número de equipes que não enviaram dados para a coordenação da AB. 4

Após dois anos de implantação do PMAQ nas unidades de saúde da família podemos concluir que os indicadores de processo de trabalho tiveram melhora significativa na quase totalidade dos serviços. Isso porque a incorporação do agir com qualidade passou a ser incorporando na rotina dos profissionais, e cidadãos que fazem parte da rede de atenção básica em saúde de Porto Alegre. 5

 Outras atividades desenvolvidas neste período: mudança dentro da Secretaria Municipal de Saúde; Participo das reuniões das áreas técnicas nas quartas-feiras de manhã; Participo das reuniões da Coordenação da Atenção Básica; Reuniões da Coordenação da Atenção com apoidores 6

Outra atividade foi coleta de dados referentes a aplicação de Recursos Federais do SUS – Transferência Fundo a Fundo na Sala de Apoio a Gestão Estratégica – SAGE, de todas as capitais brasileiras para comparar quanto é aplicado em Atenção Básica em relação a Média e Alta Complexidade, bem como de todos os municípios do Rio Grande do Sul. 7

Este é um pouco do meu dia a dia no estágio. 8

9