Universidade de Brasília – UnB Instituto de Psicologia – IP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações – PPG/PSTO Grupo.

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Transcrição da apresentação:

Universidade de Brasília – UnB Instituto de Psicologia – IP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações – PPG/PSTO Grupo de Pesquisa Impacto VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho – VI CBPOT Rodrigo R. Ferreira - Gardênia da Silva Abbad - Universidade de Brasília (UnB) Departamento de Administração (ADM) e Instituto de Psicologia (IP) Bonito (MS) Abril de 2014 Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo Bolsa DS

Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo Estrutura da Apresentação Objetivos Justificativas Referencial Teórico Método Prospectivo Abordagem Metodológica Resultados 2/17 Discussão

Específicos Construir e aplicar uma medida de ANA; Descrever a percepção de domínio de competências da amostra de interesse; Descrever a percepção de importância de competências para a atuação da amostra de interesse; Descrever a percepção de intensidade com a qual desafios e mudanças contextuais podem estar associados a necessidades de aprendizagem; Descrever variáveis de perfil pessoal e profissional da amostra. Geral Descrever as necessidades de treinamento de uma amostra de servidores de um órgão do poder judiciário brasileiro Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 3/17

Ainda há relativamente poucos estudos sobre ANT se levada em consideração a produção sobre TD&E (Moore & Dutton, 1978; Wexley, 1984; Ford & Noe, 1987; Ostroff & Ford, 1989; Taylor, O’Driscoll & Binning, 1998; Clarke, 2003; Kraig, 2003) Diagnósticos de necessidades de treinamento no trabalho têm sido realizados de modo pouco sistemático em ambientes organizacionais (McGehee & Thayer, 1961; Moore & Dutton, 1978; Wexley, 1984; Ford & Noe, 1987; Ostroff & Ford, 1989; Taylor, O’Driscoll & Binning, 1998; Clarke, 2003; Ferreira, Abbad, Pagotto & Meneses, 2009) Métodos existentes de ANT não privilegiam a análise do contexto para determinar necessidades de treinamento (McGehee & Thayer,1961; Wexley, 1984; Latham,1988; Ostroff & Ford, 1989; Clarke, 2003) Justificativas Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 4/17

Modelos e métodos nas Ciências Sociais (Wellington & Szczerbinski, 2007; Tupes & Christal, 1961; Cattel, 1996; Costa & McCrae, 1985; Bronfenbrenner, 1979) Aprendizagem Humana nas Organizações de Trabalho (Nevis, DiBella & Gould, 1995; Abbad & Borges-Andrade, 2004) Aprendizagem Induzida nas Organizações (Schultz & Schultz, 1995; Gagné 1985; Richey, 2000; Goldstein, 1993; Borges-Andrade, 1996) Competências no Trabalho (Boyatzis, 1982; McClelland, 1973; Gonczi, 1999) Necessidades no Trabalho (Tyler, 1942; Kepner & Tregoe, 1965; Zanelli, 2002) Necessidades de Treinamento no Trabalho (Vargas & Abbad, 2006) Avaliação de Necessidades de Treinamento (Abbad, Freitas & Pilati, 2006) Referencial Teórico Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 5/17

Método Prospectivo (Ferreira & Abbad, 2014) 6/17

Método Prospectivo (Ferreira & Abbad, 2014) 7/17

Abordagem Metodólógica Organização campo de pesquisa  Órgão do Pode Judiciário Brasileiro (aprox servidores)  Áreas de interesse: Secretaria Judiciária (N = 201) Gabinetes (N = 113) Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 8/17

Abordagem Metodólógica 9/17

Abordagem Metodólógica 10/17

Resultados do Estudo 1 11 Categorias de Desafios e Mudanças para a Organização:  Gestão estratégica e padronização de processos de trabalho  Transparência na gestão  Evoluções sócio-técnicas  Efetividade na comunicação e na integração organizacionais  Dinâmicas da estrutura organizacional  Interação externa  Gestão de pessoas  Aumento do quantitativo de processos jurídicos  Informatização e processo eletrônico  Celeridade na prestação jurisdicional  Repercussão geral e súmula vinculante Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 11/17

Resultados do Estudo 1 8 Categorias de Competências:  Competências tecno-funcionais (Interpretar dados estatísticos)  Competências em informática/processo eletrônico  Conhecimentos em Direito (Elaborar minutas de decisões jurídicas)  Competências em português jurídico e redação oficial  Competências em gestão e processos organizacionais  Competências de integração entre áreas  Competências sobre normativos internos (Aplicar a jurisprudência do STF)  Conhecimentos sobre a repercussão geral Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 12/17

Resultados do Estudo 1 Temas estratégicos, competências, desafios e mudanças: Temas Estratégicos da Organização Categorias de Competências Identificadas Categorias de Desafios e Mudanças Identificadas Padronização dos procedimentos judiciais Competências em gestão e processos organizacionais Gestão estratégica e padronização de processos de trabalho Busca pela integração entre as unidades Competências de integração entre áreas Efetividade na comunicação e na integração organizacionais Meios de comunicação com a sociedade e com o público interno Competências em atendimento externo Interação externa Ferramentas tecnológicas Competências em informática/processo eletrônico Informatização e processo eletrônico Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 13/17

Resultados do Estudo 2 10 cursos propostos com base nas necessidades identificadas (INC > 2) Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 14/17

Discussão A replicação do método demonstrou-se viável e gerou resultados que remetem a lacunas referendadas na literatura, como:  Evidências de validade de medida de necessidades (Hicks & Hennessy, 1997; Hennessy & Hicks, 1998; Hicks & Tyler, 2002; Markaki, Antoniakis, Hicks & Lionis, 2007)  Elaboração de planos estratégicos de aprendizagem formal (Lima & Borges-Andrade, 2006; Abbad & Zerbini, 2006)  Possível integração do sistema de treinamento (Abbad, Freitas & Pilati, Ferreira, 2009; Ferreira & Abbad, 2013; Abbad & Mourão, 2013; Lima & Borges-Andrade, 2006; Abbad & Zerbini, 2006)  Alinhamento entre as lacunas de aprendizagem dos trabalhadores e a estratégia organizacional (McGehee & Thayer, 1961; Moore & Dutton, 1978; Wexley, 1984; Ford & Noe, 1987) Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 15/17

Discussão Os limites encontrados e a consequente agenda de pesquisa proposta são:  Baixa taxa de retorno (identificação dos respondentes)  Não exploração de relações preditivas, de moderação e de mediação entre as variáveis  Dados perceptuais em detrimento de dados objetivos e de resultados finais Objetivos Justificativas Referencial Teórico Referencial Teórico Método Prospectiivo Método Prospectiivo Abord. Metodológ. Abord. Metodológ. Resultados Discussão Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 16/17

Obrigado(a) Necessidades de Treinamento em um Órgão do Poder Judiciário Brasileiro: Aplicação de um Método Prospectivo 17/17 Bolsa DS