Protecção e Convenção da Natureza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiversidade em risco
Advertisements

Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16
Conservação da natureza:
Encontro “COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES”
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
ordenamento do território e urbanismo
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Protocolo de Quioto.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Desenvolvimento Sustentável
Ecologia.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Capítulo I Onde Existe Vida ?.
ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme
RECURSOS NATURAIS.
Proteger a biodiversidade
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
A água e a biodiversidade
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A diversidade da vida.
Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo Proposta de candidatura
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Espaços verdes da cidade e o PDM do Porto Reunião do Conselho Municipal do Ambiente Município do Porto - 30 de Abril de 2009.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Extinção uma ameaça Em Portugal
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Bem-vindo(a).
Saúde Ambiental Módulo III: Impactos Ambientais
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A DESFLORESTAÇÃO.
Evolução da população humana
Cuidar da terra, cuidar dos outros
Restauração de Habitats
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Problemas Ambientais.
Conservação e Preservação
Grandes Problemas ambientais
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Recuperação da Paisagem 4º ano 2º semestre Thomas Panagopoulos Prof. Auxiliar.
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
Políticas de proteção de áreas verdes
Diversidade nos animais
As florestas cobrem cerca de um terço da superfície terrestre. Superfície florestal mundial, em 2005.
Ministério do Meio Ambiente
Ciências Naturais – 8.º ano
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Ciências Naturais – 8.º ano
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Protecção e Convenção da Natureza Ciências Naturais Turma E Ano8ºE Protecção e Convenção da Natureza Autores: Rui Faria Nº19 8ºE Joel Barbosa Nº14 8ºE Ano Lectivo 2006/2007

A Importância da Convenção da Natureza A natureza é um património comum aos cidadãos e a toda a humanidade que tem de ser preservado. Os problemas de conservação da natureza não estão igualmente distribuídos por todo o mundo, mas assim mais concentrados em algumas áreas e intimamente ligados com a destruição dos habitats. Há uma particular preocupação com a rápida destruição das florestas húmidas tropicais, que são certamente os ecossistemas mais ricos em espécies. Causas: Chuvas acidas nos países industrializados; Extinção das florestas de caducifólicas; Desaparecimento das ondas húmidas;

Quais as áreas protegida em Portugal O objectivo primordial da conservação da natureza é procurar o beneficio do ser humano. Consequentemente, a criação de zonas ou áreas protegidas deve facilitar aos cidadãos o usufruto e conhecimento de uma Natureza bem conservada assim como contribuir para garantir condições dignas de vida para as comunidades que nelas se encontram entregadas. As áreas protegidas destinam-se a preservação de um conjunto representativo dos principais ecossistemas ou regiões naturais de um território e a proteger activamente áreas ou elementos naturais de singular valor cientifico, cultural, educativo, estético, paisagístico ou recreativo. Nas áreas protegidas a conservação dos habitats permite a preservação de espécies animais e vegetais típicas dessas regiões.

O que é a Protecção da Natureza É um plano internacional, a Comunidade e os seus Estados-Membros têm desempenhado um papel de relevo na identificação de soluções para os problemas que se colocam a nível mundial, tais como as alterações climáticas e a destruição das florestas tropicais. Estes aspectos estão também patentes no quinto programa de acção para o ambiente, aprovado em 1993. Este programa aborda, inter alia, os problemas ambientais de dimensão mundial. Confere mesmo prioridade às acções relativas às alterações climáticas, ao empobrecimento da camada de ozono, à redução da diversidade das espécies e à desflorestação.

Protecção da Natureza Observamos uma grande destruição de florestas e de vegetação em muitas regiões do planeta. Isso tem aumentado a erosão, afectado a produção agrícola e levado à desertificação. O desenvolvimento em larga escala de habitação e infra-estrutura tem reduzido a disponibilidade de áreas férteis. Além disso, a destruição de vastas áreas de florestas tropicais tem removido para sempre o habitat de animas e plantas, muitos dos quais podem ter algum valor medicinal para a sociedade moderna.

Conservação Conservação se refere à dinâmica das populações de determinada espécie, ou táxon superior, de um ser vivo. Geralmente, a ameaça a espécies se deve actualmente à acção antrópica, seja pela agricultura convencional, a construção de cidades, ou de estradas, hidroeléctricas e outras obras. O estudo das populações permite acompanhar seu estado de conservação, mas a protecção delas depende de medidas de preservação que são tomadas pelos poderes públicos ou, às vezes, por particulares. Entre os primeiros temos, no Brasil, as UCs (Unidades de Conservação), e entre os segundos, as RPPNs (Reserva Particular do Património Natural).

Protecção de Convenção dos Habitats Preservar a natureza: Exige ao homem: suster a destruição; Combater a degradação; Garantir a continuidade. Para tal é preciso: Elaborar legislação adequada; Desenvolver condições económicas; Criar áreas protegidas – como as reservas e os parques naturais.