Apresentação da disciplina de Logística José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

Preparar-me para um teste
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Administração de Operações Semestre 2011/2
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Como os professores lidam com os erros
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Investigação Operacional 2009/2010 José Fernando Oliveira Manuel Pina Marques Maria Antónia Carravilla.
Métodos de Decisão 2008/2009 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Mestrado Integrado em Engenharia.
apresentação da disciplina de Logística
ESTUDO ACOMPANHADO.
Sérgio Elias Vieira Cury
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Manuel Pina Marques Marta Rocha
Investigação Operacional 2011/2012 Isabel Horta José Fernando Oliveira Luís Guimarães Teresa Bianchi.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
Programa Ler e Escrever
Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha.
Investigação Operacional 2010/2011 Manuel Pina Marques Maria Antónia Carravilla Vera Lúcia Oliveira.
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Investigação Operacional 2005/2006 António Miguel Gomes José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla.
Licenciatura em Ciências Biomédicas
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
IF696 - Integração de Dados e DW
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Administração de Recursos Humanos II
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ÁREA PROJECTO.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
TCC 2º Semestre 2014.
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Unidade 9: Avaliação do Sistema de Vigilância em Saúde Pública
Gerência de Centro de Informática Prof. Fabiano Sabha.
Engenharia de Software
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Investigação Operacional 2007/2008 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
Métodos de Decisão 2006/2007 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
Introdução à Engenharia Civil e Ambiental
PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
• Manejo – Formação – Professor.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Reforma Curricular Congregação Temática - 31 de Julho de 2015.
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Aptidão para o mercado de trabalho
Peer Instruction Grupo 2 – Aline Nakamura Graziele Manin.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Combinação de pesquisas qualitativas e quantitativas Alunos: Carlos Lustosa e Bruno Rocha 19 de setembro de 2014.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

apresentação da disciplina de Logística José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Resumo Motivação A disciplina de Logística Algumas suposições de base Organização da disciplina Organização dos alunos Aulas Avaliação Alguns comentários finais

Motivação Far from being a place of inspiration, the lecture theatre is often the graveyard of motivation. Sir Graham Hills and David Tedford. The education of engineers: The uneasy relationship between engineering, science and technology. Global Journal of Engineering Education, 6(3), 2002.

A disciplina de Logística Último semestre da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Disciplina optativa Decorre em paralelo com o seminário Um bloco de 4 horas por semana (sexta-feira depois do almoço), 14 semanas Oferecida nos últimos 3 anos

Algumas suposições de base Mais importante do que o que os estudantes aprendem é como aprendem Nesta altura do curso as competências não técnicas são tão importantes como as competências técnicas Os estudantes trabalham muito se se sentirem motivados e se forem recompensados pelo seu trabalho Será que o exame final é a melhor forma de avaliação?

Organização da disciplina Nenhuma aula! (nem uma) 1 semana para o arranque 5 temas (10 semanas) Origens e história da logística, actividades da logística, a cadeia logística, logística e o comércio electrónico Localização e layouts Distribuição e transportes Armazéns e movimentação de materiais Logística e o just-in-time

Organização da disciplina Para cada tema (ciclo de 2 semanas) Pesquisa bibliográfica Estudo do tema Preparação da apresentação Apresentação na aula Oradores convidados: apresentação de problemas logísticos reais por empresas Software ERP JDEdwards, pela empresa DoIt SOGENAVE – uma empresa de distribuição alimentar A campanha de brinquedos da Modelo Continente – Natal 2000 Lançamento de telefones móveis com pré- pagamento pela Optimus Avaliação do curso realizada pelos alunos

Organização dos estudantes Estudantes são organizados em grandes grupos (tipicamente 4 grupos com 4 ou 5 elementos cada) É promovida a cooperação Treina-se o trabalho em equipa Cada grupo tem um líder que deve Organizar e distribuir tarefas pelos elementos do grupo Estudantes de um grupo não devem trabalhar todos no mesmo assunto Uma distribuição de trabalho bem feita é desejada e valorizada pelos docentes Tomar decisões sobre o que incluir na apresentação final Fazer a apresentação durante a aula

Organização dos estudantes Grupos mudam para cada tema são desconhecidos à priori são definidos pelos docentes para que não sejam possíveis negócios entre estudantes estudantes sejam treinados a trabalhar com qualquer pessoa, os colegas de quem gostam mais e os colegas de quem gostam menos Todos os estudantes têm que ser líderes pelo menos uma vez

Ciclo de duas semanas por tema No fim da aula os alunos são informados: da constituição dos grupos para o próximo tema de quem serão os próximos líderes dos tópicos do tema que devem ser abordados por cada grupo Tópicos típicos são Conceitos básicos relacionados com o tema Abordagens estratégicas Abordagens quantitativas - algoritmos Problemas reais / aplicações / software 1ª semana 2ª semana

Ciclo de duas semanas por tema Estudantes organizam uma primeira reunião Nessa reunião acordam num tipo de pesquisa bibliográfica, que é realizada por todos os elementos do grupo Depois de adquirirem uma perspectiva geral do tema, decidem que aspectos devem ser focados, dividem tarefas e repetem a pesquisa. 1ª semana 2ª semana

Ciclo de duas semanas por tema Uma semana depois da aula, os líderes dos grupos reúnem com os docentes na reunião de líderes Nessa reunião Cada líder apresenta um plano da apresentação do seu grupo explica como foram divididas as tarefas entre os membros do grupo Os docentes verificam se o foco no tópico é o correcto e apoiam na correcção da abordagem sugerem bibliografia adicional, se necessário Todos juntos detectam sobreposições e tentam eliminá-las trocam fontes de informação decidem a ordem das apresentações 1ª semana 2ª semana

Ciclo de duas semanas por tema Durante a segunda semana Os líderes organizam com os seus grupos a última fase do trabalho A apresentação é preparada e ensaiada Os professores mantêm-se disponíveis para tirar dúvidas, sugerir alterações, combinar estratégias, etc. A aula com as apresentações é no fim da segunda semana e estão presentes todos os alunos e os dois docentes…. 1ª semana 2ª semana

A aula 1 hora para cada grupo 10 minutos para preparações Apresentação de 25 minutos feita pelo líder 25 minutos de discussão com os colegas e os professores Estudantes dos outros grupos colocam questões e discutem as escolhas que cada grupo fez Estou com vontade de ver como eles resolveram esta questão… Gostaria de saber que assunto é que eles valorizaram mais. 1ª semana 2ª semana

A aula 25 minutos de discussão com os colegas e os professores … Os professores discutem os vários assuntos, fazem perguntas sobre a apresentação ao líder e aos outros membros do grupo para: Realçar aspectos importantes do tema que não tenham sido devidamente focados Complementar a informação transmitida durante a apresentação Corrigir erros Avaliar a participação de cada elemento da equipa

A aula 25 minutos de discussão com os colegas e os professores … O desempenho do líder ao fazer a apresentação, o aspecto e a legibilidade da apresentação são comentados pelos docentes. As apresentações são corrigidas e são disponibilizadas na página da disciplina. É crucial que estejam presentes dois docentes, para que possam moderar, motivar e controlar todo este processo.

A aula Todos os alunos devem estar presentes na aula Se um aluno falta, não recebe nota pelo trabalho do seu grupo Se um aluno chega tarde e não assiste à apresentação de um grupo terá que escrever um resumo da apresentação ou terá uma redução de 25% na nota por cada apresentação a que não assista Uma ausência justificada pode ser compensada por uma monografia sobre o tema da aula (todos os tópicos). 100% de presenças!!

Avaliação Exame final escrito 1 hora Resposta múltipla + duas questões de desenvolvimento As questões são baseadas no material produzido pelos estudantes e apresentado nas aulas ( 30 acetatos x 4 grupos x 5 temas) Apresentações dos temas Critérios de avaliação Foco Abrangência Originalidade da bibliografia / casos / exemplos (que não tenham sido sugeridos pelos docentes) Correcção técnica Qualidade dos materiais usados na apresentação Todos os elementos de cada grupo têm a mesma nota Responsabilidade colectiva

Avaliação As notas referentes a cada apresentação são divulgadas poucos dias depois da aula, para que os alunos tenham uma informação clara e quantitativa do seu desempenho e qualidade de trabalho.

Avaliação Desempenho do líder e participação durante as aulas Competências na apresentação Avaliadas pelos docentes Capacidade de liderança Avaliada pelos colegas Os alunos preenchem um questionário onde fazem comparação emparelhada dos seus líderes Utilizando um sistema de apoio à decisão é possível obter um rating para cada estudante O número de níveis a usar no rating é controlado pelo nível de confiança do teste estatístico usado Participação activa nas aulas em que não é líder

Avaliação da disciplina Na FEUP é feita uma avaliação pedagógica das disciplinas para cada ocorrência. Os estudantes preenchem um inquérito relacionado com o desempenho pedagógico tanto dos docentes como das disciplinas nível de dificuldade, tempo e esforço necessários, interesse dos tópicos abordados, qualidade e acessibilidade da bibliografia, adequação da avaliação. No ano 2001/2002 a disciplina de Logística teve uma avaliação média de 4,92 (num máximo de 5) ficou posicionada nas 2.5% mais bem avaliadas disciplinas da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Alguns comentários finais Todos os anos os alunos são encorajados a dar sugestões relativamente ao modo de funcionamento da disciplina Todos os anos são introduzidas alterações sugeridas por alunos de anos anteriores e pela experiência dos docentes Inesperado para os estudantes Recompensador para os docentes Não funcionaria se só estivesse um docente na aula