Avaliação. “Processo pelo qual se delimita, obtém e fornece informações úteis que permitam julgar decisões possíveis.” Stufflebean.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

Processos e regras de base
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Dirigir uma equipa: As regras de ouro
Tecnologias da Informação e Comunicação
A Motivação das Equipes
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Construção de Projectos de Intervenção
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
  CAF NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPINHO UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Perfil do auditor e problemas comportamentais nas auditorias
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Relatório de uma visita de Estudo
Avaliação de desempenho dos docentes
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Competência: Compreender as métricas de Software
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
PASTORAL FAMILIAR. PASTORAL FAMILIAR __________________________________________________ Pastoral Familiar __________________________________________________.
Sistema de Progresso dos Pioneiros/Marinheiros.
César Ramalho Director Geral AYON – Business Solutions, Lda Universidade Lusíada Metodologia de Gestão de Projectos de Sistemas de.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Curso de Chefes de Equipa 2008
Influência Televisiva
Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Formação do Microsoft® Office PowerPoint® 2007
Problemas e Propostas de Solução
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Normas de Gestão na CARE
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
CURSOS EFA – NS.
Avaliação Externa - processo
A planificação e actividade planificadora
Curso de Chefes de Equipa 2008 Conselho de Chefes de Equipa.
Terapia comportamental
A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão
Módulo 17 – Recursos em processo civil
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
Técnica Nominal de Grupo - TNG
Capítulo 1 A administração hoje.
Avaliação de projectos sociais de intervenção
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
Etapas do Trabalho de Projecto
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gestão de Projetos Aula 01.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
As Etapas da Pesquisa - TCC
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
Partida Curso de Chefes de Equipa Circulo Oeste 17 e 18 de Novembro de 2007.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Aprovado no Conselho Nacional de Representantes de 21 de Novembro de 2009.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
ALGUNS CONSELHOS. NOME: Fonte da imagem:
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Transcrição da apresentação:

Avaliação

“Processo pelo qual se delimita, obtém e fornece informações úteis que permitam julgar decisões possíveis.” Stufflebean

Imediatamente a seguir à acção – é importante que cada Caminheiro, no momento em que ainda se encontra sob os efeitos da Caminhada (positivos ou negativos) manifeste a sua opinião num Conselho de Clã destinado para esse fim – Passados alguns dias sobre a data da realização da Caminhada, deve ser feita outra Avaliação, esta mais profunda. Quer num quer noutro momento, é importante que o Caminheiro, individualmente, em Equipa e/ou Clã faça uma pequena reflexão sobre: O alcance dos objectivos inicialmente definidos; O cumprimento do programa previamente fixado; O seu empenhamento individual e em Clã, se foi o mais conveniente para o êxito da acção, se cumpriu todas as tarefas que lhe foram confiadas...

A Avaliação: Deverá ser contínua e sistemática, de forma a permitir verificar em que medida os objectivos estão a ser ou foram atingidos. É contínua porque não se relaciona somente com o final da caminhada. É sistemática porque não se coaduna com a observação ocasional. Deve fazer-se segundo três perspectivas: - A AA Avaliação diagnostica; - A AA Avaliação formativa; - A AA Avaliação sumativo/formativa.

Avaliação diagnóstica: - Avaliação diagnóstica: No início e durante – para determinar, obter os meios desejáveis ou julgados necessários; Avaliação formativa: - Avaliação formativa: Durante – para localizar, detectar, comparar, compensar causas, apontar soluções intermédias, actividades de compensação; Avaliação sumativo/formativa: - Avaliação sumativo/formativa: No final – reconhecer, concluir resultados, compensar na caminhada seguinte.

Na avaliação não podemos esquecer os seguintes aspectos: - participação e realização pessoal; - progresso colectivo; - eficácia do trabalho realizado; - progresso técnico; - imagem do movimento para o exterior.

Avaliação a nível: da equipa de animação de cada equipa. de cada equipa. Para: Reflexão-avaliação; Análise do progresso individual e de equipa; Proposta de Atribuição das Provas de progresso e especialidades.

Conselho de chefes de equipa: Reflexão-avaliação; Análise do progresso individual e comunitário; Atribuição de provas de progresso e especialidades.

Reunião de Clã: Avaliação global; Reflectir os valores espirituais; Atribuição oficial de provas de progresso e especialidades;

Festa convívio Celebração Organizar uma celebração com refrescos Organizar uma celebração com refrescos e uma exibição de fotografias ou um show e uma exibição de fotografias ou um show de slides, ou outra forma de descrever de slides, ou outra forma de descrever e celebrar o projecto. e celebrar o projecto. Na celebração é ainda dada a oportunidade a que cada Caminheiro dê sugestões para Caminhadas que eventualmente se venham a realizar. Na celebração é ainda dada a oportunidade a que cada Caminheiro dê sugestões para Caminhadas que eventualmente se venham a realizar.