Ms. Edimar Sartoro Email- edimarsartoro@gmail.com O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR (1991-2002): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Matemática para todos Educação Básica
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
desafios atuais para a escola
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Psicologia Histórico-Cultural – Vigotski, Luria e Leontiev
O processo Grupal UNIFRA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
A produção do fracasso escolar
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nilva de oliveira brito dos santos
Docente: Edson Alencar Silva
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. Ms. José Elias de Almeida
História nas atuais propostas curriculares
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Max Weber e as ações sociais
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Educação Especial Aula 9
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
AVALIAÇÃO.
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

Ms. Edimar Sartoro Email- edimarsartoro@gmail.com O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR (1991-2002): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar Sartoro Email- edimarsartoro@gmail.com

A pesquisa apresenta um estudo introdutório do estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar na rede pública de ensino fundamental. O corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 1991 e 2002 na Faculdade de Educação e no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Categorias de análise 1. O fracasso escolar como problema psíquico: a culpabilização das crianças e de seus pais; 2. O fracasso escolar como um problema técnico: a culpabilização do professor; 3. O fracasso escolar como questão institucional: a lógica excludente da educação escolar; 4. O fracasso escolar como questão política: cultura escolar, cultura popular e relações de poder

1. O fracasso escolar como problema psíquico: a culpabilização das crianças e de seus pais Um grupo de pesquisas parte do princípio de que o fracasso escolar se deve a prejuízos da capacidade intelectual dos alunos, decorrentes de “problemas emocionais”. Entende-se que a criança é portadora de uma organização psíquica imatura, que resulta em ansiedade, dificuldade de atenção, dependência, agressividade, etc., que causam, por sua vez, problemas psicomotores e inibição intelectual que prejudicam a aprendizagem escolar.

Nesses trabalhos pode haver menção à implicação da escola no fracasso escolar, mas, por uma questão de “recorte de pesquisa”, ela não é levada em conta. Esta decisão revela a compreensão que neles se tem de fracasso escolar: como um fenômeno que pode ser estudado sem que se considere a existência concreta da escola. Sob o argumento da necessidade de “recorte”, isola-se o aluno que “não aprende” da escola que o ensina.

Nestas pesquisa, predomina uma concepção de escola como lugar harmônico em que o potencial de cada um encontra condições ideais para se desenvolver; Do ponto de vista da escola, a aprendizagem e a não-aprendizagem sempre são relatadas como algo individual, inerente ao aluno; aparentemente, o processo ensino-aprendizagem iria muito bem, não fossem os problemas existentes nos que aprendem.

2. O fracasso escolar como um problema técnico: a culpabilização do professor Este grupo concebe o fracasso escolar como efeito de técnicas de ensino inadequadas utilizadas pelo professor. O foco mudou de lugar: não se localiza nos problemas individuais dos alunos, mas na técnica de ensino do professor.

Mesmo quando as pesquisas fazem referência ao “descaso das autoridades” para com a escola pública, as teses dessa vertente continuam dentro da lógica tecnicista, pois o descaso é reduzido ao fato de as autoridades não proporcionarem formação técnica adequada aos professores. Afirma-se que o fracasso escolar é produzido na e pela escola, mas reduz-se esta produção à sua inadequação técnica a qual aparece desvinculda da sociedade que a inclui.

Está presente nessa produção o pressuposto de que os alunos possuem dificuldades de ordem emocional, cultural, etc., que podem ser sanadas pelo professor se ele utilizar a técnica de ensino adequada. O construtivismo é a alternativa mais comumente apresentada; o professor deve dominá-lo, acreditar na capacidade de desenvolvimento da criança e atuar mediante intervenções psicopedagógicas.

3. O fracasso escolar como questão institucional: a lógica excludente da educação escolar Há pesquisas que entendem a escola como instituição social que contraditoriamente reproduz e transforma a estrutura social. Partem do princípio de que o fracasso escolar é um fenômeno presente desde o início da instituição da rede de ensino público no Brasil.

A análise dos processos institucionais que levam à produção do fracasso deve considerar a escola como instituição inserida em uma sociedade de classes regida pelos interesses do capital, sendo que a própria política pública encontrase entre os determinantes do fracasso escolar; Assim, a reversão desse quadro requer compromisso com a construção de uma escola pública capaz de distribuir com mais igualdade habilidades e conhecimentos que lhe cabe transmitir.

4. O fracasso escolar como questão política: cultura escolar, cultura popular e relações de poder Por fim, há uma vertente que enfatiza a dimensão política da escola. Aqui também se compreende a escola como uma instituição social regida pela lógica excludente da sociedade de classes. O foco, entretanto, incide nas relações de poder estabelecidas no interior da instituição escolar, mais especificamente na violência praticada pela escola ao estruturar-se com base na cultura dominante e não reconhecer a cultura popular.

Fazem a crítica à tese de que as crianças das classes populares são carentes de cultura ou possuem deficiências cognitivas e emocionais; à relação pedagógica concebida como processo individual; às tentativas de superação do fracasso escolar por meio de medidas técnico-pedagógicas de inclusão nos sistemas escolar e social, todos eles centrados na idéia de escola como entidade abstrata.

Essas pesquisas criticam as relações causais lineares entre “problemas individuais” e “problemas de aprendizagem”; Questionam a polarização entre indivíduo e sociedade e compreendem a constituição do sujeito nas condições concretas de existência.

Há, nestas pesquisas, uma ruptura epistemológica: do conhecimento sobre a “criança fracassada”, o “professor incompetente”, as “famílias desestruturadas” para o conhecimento que incorpora as muitas determinações da escola e do processo pedagógico.

Conclusão Os estudos com base no método materialista-histórico discutem o caráter ideológico de concepções do fracasso escolar, que retiram a escola e as práticas que nela se dão de seu contexto econômico e político. O cerne da questão, portanto, partir de uma compreensão crítica, capaz de captar todas as contradições da sociedade contemporânea.

ANGELUCCI, C. B; KALMUS, J. P; PAPARELLI, R; PATTO, M. H. S ANGELUCCI, C. B; KALMUS, J. P; PAPARELLI, R; PATTO, M. H. S. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação em Pesquisa. (2004). jan./abr. 2004, v.30, n.1.