De modo a entender o profissional da informação de hoje e o seu modus operandi e aptidões para antecipar/reagir a novos desafios que se colocam relacionados.

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Transcrição da apresentação:

De modo a entender o profissional da informação de hoje e o seu modus operandi e aptidões para antecipar/reagir a novos desafios que se colocam relacionados com a informação é preciso Conhecer e perceber a evolução dos modelos educacionais neste campo

Século XIX 1980s –1990s Século XX t CustodialTecnicistaDocumento (Ciências documentais) Perspectiva profissional (competências técnicas) Ciência Ciência Informação Informação Perspectiva cientifica cientifica (competências técnicas e científicas) Mudança de paradigma Modelos educacionais Profissão/ Ciência

t 80s o ponto de viragem 1990s a 2005 PrimeiraLicenciatura em Ciência da Informação em Ciência da Informação Univ. Porto (Faculdade de Letras Letrase Faculdade de Engenharia) Faculdade de Engenharia) 2001 Processo Bolonha 1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo 1980s Curso de especialização em em Ciências Documentais Univ. Coimbra, Lisboa, Porto (Faculdade de Letras) Porto (Faculdade de Letras) Doutoramento Porto (Faculdade de Letras) 1989 Mestrado, parceria com universidade estrangeira LNETI e Univ. Sheffield Mestrado em Gestão da Informação Fac.Engenharia Univ. Porto Univ. Sheffield

 Apresentar o profissional da informação formado pela Universidade do Porto desde 2001, como resultado da mudança de paradigma decorrente do posicionamento no campo científico da Ciência da Informação  caracterizar o perfil profissional do licenciado em Ciência da Informação com base no Euroguide LIS  Comparar este profissional e o seu perfil com os resultados obtidos em 2005 pelo Observatório da Profissão de Informação-Documentação num inquérito sobre os profissionais de informação (a maioria com o curso de especialização em Ciências Documentais)  Construir uma base para conduzir um estudo mais compreensivo e analisar o impacto na sociedade portuguesa dos novos profissionais da informação licenciados pela U.Porto.

 foi assumida uma nova perspectiva epistemológica  com base no paradigma pós-custodial e científico-informacional  foi construído um modelo de aprendizagem científico- profissional, construído em torno da área unificada da Ciência da Informação  consubstanciado numa grande variedade de disciplinas que pressupunham, por um lado, providenciar uma unidade teórica e uma componente metodológica, e, por outro lado, agregar as disciplinas aplicadas relacionadas com a área: Biblioteconomia Arquivística Sistemas tecnológicos de Informação

 Conjuntamente leccionada pela Faculdade de Letras e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  Com início no ano lectivo de  Primeiros estudantes graduados em 2005 precisamente no ano que decorreu o inquérito sobre os profissionais de informação portugueses

O inquérito por questionário foi conduzido de modo a recolher informação relativa aos profissionais de informação licenciados em Ciência da Informação pela U.Porto ( ) foram aplicados 2 questionários: - aos licenciados em CI (auto-imagem) -aos que com eles trabalhavam (imagem externa das competências dos profissionais de CI licenciados pela U.Porto) tendo em conta as competências e aptidões definidas pelo Euroguide LIS de 2004 e o modelo de questionário usado em 2005 pelo Observatório da Profissão de Informação-Documentação

149 licenciados em CI - o número total de licenciados em CI ( a ) Enviados: 149 Respondidos: 56 (38%) inquérito aos licenciados em CI (auto-imagem) Respondidos: 41 respostas dos colegas de trabalho A imagem externa das competências dos profissionais de CI licenciados pela U.Porto

Google Docs (design e distribuição dos inquéritos) SPSS Pacote estatístico para as Ciências Sociais (análise de dados)

13 % das respostas Ano académico % das respostas Ano académico % das respostas Ano académico % das respostas Ano académico % das respostas Ano académico

69,6 % Feminino 30,4 % Masculino 87,5 % anos 7,1 % anos 5,4 % anos

Sexo Feminino: 69,6% Idades 20-29: 87,5% 2010 Inquérito licenciados em CI Sexo Feminino: 74% Idades 30-39: 32,7% 2005 Inquérito do Observatório

82,1 % Sem resposta 8,9 % Curso de especialização 8,9 % Mestrado Este resultado não reflecte, contudo, o número de estudantes que está actualmente a frequentar um curso superior ao grau de licenciado, não o tendo ainda concluído, e que estão dispersos no universo de “sem resposta”.

 Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e de Gestão  (Faculdade de Engenharia da Univ.Porto- FEUP)  Mestrado Integrado em Psicologia (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ. Porto – FPCEUP)  Mestrado em Ciências da Comunicação (Faculdade de Letras Univ. Porto – FLUP)  Mestrado em Engenharia Informática  Mestrado em Engenharia Informática (FEUP)  Mestrado em Sistemas Computacionais  Mestrado em Sistemas Computacionais (Universidade do Minho)  Mestrado em Ciência da Informação  Mestrado em Ciência da Informação (FEUP/FLUP)  Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação  Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação (ISCTE)  Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico  Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (FEUP)  Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes  Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (FLUP)  Mestrado em Multimédia  Mestrado em Multimédia (FEUP)  Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão  Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (FEUP)  Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos  Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos (FLUP)

 Gestor da Informação (19,6%)  Consultor (14,3%) enquanto  Bibliotecário (7,1%)  Arquivista (3,6%)  A diversidade de categorias espelha a já expectável mudança de orientação e novas categorias profissionais como:  Analista de dados  Analista funcional  Gestor de bases de dados  Gestor de projectos …

 48% dos licenciados sentem-se muito satisfeitos com a sua profissão  57% dos licenciados sentem-se muito satisfeitos com a actividade profissional que desenvolvem

Gestor da Informação 1º Gestor da Informação Consultor 2º Consultor Predominância do sector privado 2010 Inquérito aos licenciados em CI Arquivista 1º Arquivista Bibliotecário 2º Bibliotecário Predominância do sector público 2005 Inquérito do Observatório

94 % Sem resposta 2 % Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas 2 % Associação de Profissionais de Gestão de Projectos 2 % Service Science Management and Engineering / Portugal

Estratégias seleccionadas para desenvolvimento da actividade profissional (ordem decrescente) Inquérito licenciados em CI Inquérito 2005

Maior importância: Comunicação computacional Design computacional de sistemas de informação-documentação Comunicação interpessoal Menor importância: Vendas e distribuição Aplicação do direito de informação Marketing 2010 Competências presentes na actividade profissional Maior importância: Pesquisa de Informação Relacionamento com utilizadores e clientes Compreensão do ambiente profissional Menor importância: Vendas e distribuição Publicação e edição Gestão orçamental 2005 Competências presentes na actividade profissional

Maior importância : Gestão de conteúdos/conhecimento Gestão global da informação Comunicação interpessoal Menor importância: Publicação e edição Vendas e distribuição Organização do espaço e equipamento 2010 Competências futuras na actividade profissional Maior importância: Relacionamento com utilizadores e clientes Formação profissional e acções pedagógicas Pesquisa de informação Menor importância: Vendas e distribuição Publicação e edição Gestão orçamental 2005 Competências futuras na actividade profissional

iniciativas urgentes Cenários prospectivos para a profissão de Informação- Documentação - “iniciativas urgentes ” Inquérito licenciados CI Inquérito 2005

Cenários prospectivos para a profissão de Informação- Documentação: “impacto a longo prazo da implementação de iniciativas urgentes” Inquéritos Licenciados CI Inquérito 2005

Licenciatura: 39% Ensino secundário: 24,4% Pós-graduação: 12,8% Mestrado: 10,3% Bacharelato: 4,9% 2010 Inquérito Licenciados CI Ensino secundário: 51,6% Licenciatura: 27,7% 2005 Inquérito Observatório

Maior importância: Gestão de conteúdos/conhecimento Relacionamento com utilizadores e clientes Análise e representação da Informação Menor importância: Vendas e distribuição Publicação e edição Enriquecimento de acervos 2010 Inquérito licenciados Ci Maior importância: Pesquisa de informação Relacionamento com utilizadores e clientes Organização do espaço e equipamento Menor importância: Vendas e distribuição Marketing Gestão orçamental 2005 Inquérito Observatório

estes são profissionais muito jovens(de 20 a 29 anos) revelam uma forte tendência para continuar os seus estudos e frequentar mestrados logo que concluem a sua licenciatura, mesmo aqueles que entram de imediato no mercado de trabalho Verifica-se uma fraca adesão às associações profissionais e opções distintas das tradicionalmente relacionadas com a profissão de informação-documentação gestor de informação e consultor são as categorias profissionais dominantes uma nova variedade de categorias profissionais importância decrescente das profissões de bibliotecário e arquivista predominância do sector privado como empregador

a grande importância dada à continuação dos estudos académicos e à investigação são particularmente notórias e apontam para uma tendência crescente para a actividade de investigação nesta àrea Competências presentes: Os licenciados em CI valorizam cada vez mais competências relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação e colocam competências como a gestão de projectos lado a lado com as competências de gestão informacional e gestão de conteúdos Também relevante é a pouca importância dada ao tratamento físico de documentos (às vezes identificado como “não se aplica”) Competências futuras: Valorizam a gestão de conteúdos/conhecimento e a gestão global da informação, com o conhecimento de uma língua estrangeira imediatamente depois das tecnologias de informação e comunicação, seguidas das competências relacionadas com a comunicação e a gestão de projectos

Estamos, efectivamente, na presença de um novo perfil que necessita ser consolidado, em termos de referências, visibilidade e reconhecimento social, dado que já é reconhecido por aqueles que com eles contactam, tendo beneficiado dos seus serviços, devendo estes novos profissionais ser conhecidos e valorizados externamente na perspectiva dos colegas dos licenciados em CI, as competências mais apreciadas foram: flexibilidade e habilidade para multi-tarefas aptidão para sistematizar diversidade e nível de conhecimentos inovação adaptabilidade habilidade para usar a informação e comunicar competências para as tarefas de gestão, armazenamento, preservação e difusão de informação capacidade de mediação entre gestores de tecnologias (ex: staff da área de infromática) e clientes/utilizadores do software)

no seu trabalho, a opinião dos seus colegas é a seguinte: a licenciatura em CI oferece boas saídas profissionais, dado que as organizações cada vez se preocupam mais com a informação, assumida como um importante recurso organizacional o estágio devia fazer parte do programa curricular devia haver uma oferta mais abrangente de acções de formação contínua Os inquéritos são uma excelente forma de monitorizar e melhorar o trabalho dos futuros profissionais

Obrigado pela vossa atenção!