PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
CURRÍCULO EM FOCO.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Construindo uma identidade profissional
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Voluntariado PUCRS Esperanças e Temores 10 de Abril de 2010
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
Relações Inter e Intra pessoais
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Documento de Aparecida
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Um espaço para formação, informação e reflexão. Neste mês nossa homenagem e gratidão vai para um profissional muito especial...
Competências e Habilidades
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Processo de Pesquisa Luciana Oliveira.
CARTA DA TERRA Para crianças.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Psicologia da Educação
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
Situação de Aprendizagem
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Construindo a cultura educacional inclusiva
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estância Turística de Santa Fé do Sul
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA EDUCACIONAL ESPECIFICIDADE DOCENTE Discentes: Tiago Ribeiro; João Costa; Fernando Santos; Filipa Pereira; Elsa Monteiro; Gustavo Carvalho; Ricardo Borges; Filipe Felícia; Ricardo Pereira; Filipa Teixeira; André Osório; Pedro Pereira; Neiza Lima. Docente: Professor Doutor Nuno Corte-Real Porto, 2010

O BOM PEDAGOGO " O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." Affonso Romano de Sant’Anna "Não se pode falar de educação sem amor” Paulo Freire

O BOM PEDAGOGO A pedagogia, de um ponto de vista antropológico, assenta no propósito de que o Homem é uma essência discente durante toda a vida; A sociedade tem de organizar as experiências de aprendizagem num sentido próprio ; A escola tem de responder de forma intencional e cabal às necessidades de formação. O pedagogo compreende esta articulação e é um elemento dinamizador desta.

IMPORTÂNCIA DE UM BOM PEDAGOGO A pedagogia tem como algo implícito a percepção da complexidade e as possibilidades do fenómeno educativo, permitindo compreender o papel da escola e do docente na sociedade contemporânea. Ser pedagogo trata-se optimizar e potenciar o acto educativo como tal. O fenómeno educativo pressupõe professores possuidores de um leque de competências e habilidades.

RELEVÂNCIA PRÁTICA DESTA CARACTERISTICA O que é ser um bom pedagogo, estando a prática docente inerente? Intervir no momento certo, fortalecendo a sua posição enquanto Educador simultaneamente reenquadrando se necessário o Educando na linha educativa que o norteia; Não se trata de restringir, de excluir e de segmentar, trata-se sim de unificar, chegar a todos e entender todos numa óptica colectiva.

HISTÓRIA EXEMPLIFICADORA Menino chamado João, com 8 anos de idade, que vinha pela primeira vez aos treinos, chegou ao treino sorridente de bola no braço e saco. No final do treino, o treinador lembrou-se dele pois não tinha reparado nele durante o treino... Após alguns momentos vê o João cabisbaixo e sem a bola no braço, dirigindo-se para a porta de saída... Pergunta-lhe: João que se passa? Este diz-lhe professor não marquei um único cesto. O professor olhando para ele faz o seguinte: Pega no João ao colo e em cima de uma cadeira, diz-lhe João lança ao cesto, e o João lança e marca variadas vezes. Saindo alegremente do treino, outra vez com a bola no braço. O João no dia seguinte estava lá no treino, alegre e contente

Ou seja, um profissional completo! Em suma, pretende-se um docente capaz de ser: Sincero Persistente Amigo Solidário Atencioso Humilde Dinâmico Ou seja, um profissional completo!

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR É determinante promover a prática reflexiva; É imprescindível estar actualizado; É importante ter a consciência de que não há receitas.

APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PRINCÍPIOS SUBJACENTES O exercício formulado tem como premissas: - Desenvolver as relações interpessoais (assertividade e comunicação) e intra-pessoais (autoconhecimento) - Abertura de canais de comunicação

APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PRINCÍPIOS SUBJACENTES São formadas equipas, estando a autonomia e a competição presentes, assim como, a entreajuda Sendo a solidariedade em termos colectivos uma componente também presente, que evoca a inter-relações.

(PARA PENSAR…) SER PEDAGOGO… Ser Pedagogo não é apenas ser Professor, Mestre, Coordenador, Supervisor, Orientador, Dono de escola. É mais do que isso, É ser Responsável. Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios. Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão no nosso dia a dia. Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objectivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro... Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...

(PARA PENSAR…) SER PEDAGOGO… Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Hoje em dia ser Pedagogo numa sociedade tão competitiva e consumista não se torna uma profissão muito atraente, e realmente não é. Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano. Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.

(PARA PENSAR…) SER PEDAGOGO… As pessoas perderam-se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste pois este é o mundo dos nossos filhos crianças que irão crescer e tornar-se adultos. Adultos num mundo muito poluído de ideias e sentimentos sem razão. Adultos que não sabem o que realmente são Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser. Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.

BIBLIOGRAFIA Freire, P. (2001). Educação e Mudança. 24. Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra. Barros, J.H. (1992). Professores e Alunos Pigmaliões. Coimbra. Livraria Almedina. García, Carlos Marcelo (1999). Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto. Porto Editora. Dubar, C. (ed.) (1997). A socialização. Construção das entidades sociais e profissionais. Porto. Porto Editora. Stoer, R.Stephen (org.) (1990). Educação, Ciências Sociais e Realidade Portuguesa. Uma Abordagem Pluridisciplinar. Porto. Edições Afrontamento.

GRATOS PELA VOSSA ATENÇÃO !